44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Em seminário da UGT, Ministro do Trabalho afirma que apresentará um projeto de reformas na legislação trabalhista

Data de publicação: 08/07/2016

 

\r\n\r\n

O Ministro do Trabalho,\r\nRonaldo Nogueira, afirmou nesta quinta-feira (07/07) que até o final do ano o\r\ngoverno vai apresentar um projeto de reformas na legislação trabalhista.\r\nNogueira participou da abertura do 2º Seminário Nacional Jurídico da União\r\nGeral dos Trabalhadores (UGT), que ocorre em Curitiba.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

— Nós constituímos um grupo de\r\ntrabalho no Ministério e esse grupo tem até o mês de agosto para nos apresentar\r\num estudo — disse Nogueira.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Assim que a análise for\r\napresentada, segundo ele, o ministério vai chamar as centrais sindicais e as\r\nentidades empresariais para conversar e definir as alterações. A prioridade\r\npara o ministério, disse Nogueira, é atualizar a legislação e, com isso,\r\nregulamentar também categorias e relações de trabalho que surgiram a partir da\r\ndécada de 70.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

O ministro também defendeu a\r\nsimplificação da CLT, o que, segundo ele, não seria o mesmo que diminuir\r\ndireitos trabalhistas.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

— O problema da CLT não é a\r\nproteção, é a súmula, são as normas — disse.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Ele ainda considera a falta de\r\nclareza em alguns contratos _ o que na sua visão permite diversas\r\ninterpretações e ações trabalhistas _ como um dos fatores que fazem com que o\r\nempregador tenha medo de contratar.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

De acordo com o presidente da\r\nUGT, Ricardo Patah, o governo está conversando com os sindicatos sobre temas\r\nrelativos ao emprego, mas ainda há divergências sobre o encaminhamento das\r\nquestões. Tanto o governo quanto a UGT dizem que a CLT não é um problema,\r\nembora ambos defendam mudar a lei. A questão tributária - e não a falta de\r\nclareza - é o que mais influencia o desemprego, na avaliação da UGT.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

As alternativas para o Brasil\r\nter um orçamento ampliado que não seja tirando o direito dos trabalhadores. Eu\r\nacho que precisamos ter outro pensamento — comentou o presidente da UGT, que\r\ndisse acreditar ser possível um consenso entre centrais e governo para que o\r\nprojeto de mudança nas leis trabalhistas seja apresentado este ano.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

TERCEIRIZAÇÃO

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Nogueira também garantiu que o\r\ngoverno não vai recolocar na pauta o projeto de terceirização que tramita no\r\nCongresso, como chegou a ser cogitado pelo chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

— A PL-4330 não foi iniciativa\r\ndo governo — disse.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Segundo o ministro, o governo\r\napresentará um projeto de contrato de serviço especializado, que pretende\r\ndefinir o rol de categorias que poderá ser objeto.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

— A terceirização quer\r\nterceirizar tudo — complementou o ministro sobre a diferença entre os projetos.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

O ministro não deu mais\r\ndetalhes de como será este projeto, pois, de acordo com ele, depende do estudo\r\nque será apresentado em agosto.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

MAIS PODER AOS SINDICATOS

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Uma das iniciativas do\r\nministro é permitir com que os sindicatos tenham a legitimidade na homologação\r\nda contratação e na rescisão do trabalhador.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

— Não tem necessidade desse\r\nato ter um agente do Ministério do Trabalho — disse.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Para o ministro, o MT tem\r\noutras funções a cumprir, como o combate ao trabalho escravo e evitar a\r\nprecarização das relações de trabalho. Para Patah, isso não é uma novidade, já\r\nque acontece com os sindicatos que têm mais de um ano de trabalho.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

— Mas eu acho que é importante\r\nfortalecer a área sindical, que vai observar com muito mais acuidade todas\r\naquelas questões violadas na relação que o trabalhador teve. Acho que é um\r\nindicativo da valorização sindical — disse o presidente da UGT.

\r\n\r\n

    Fonte: site da UGT\r\n

Galeria de Fotos

Outras Notícias

Alteração de horário de trabalho sem motivo é ilícita, decide TST

  A empregadora não pode alterar o horário de trabalho sem justificativa ou contrapartida, pois a medida fere o artigo 468 da CLT, que trata de mudança nas condições em contratos individuais de trabalho. Segundo o dispositivo, a modificação só é lícita quando há consentimento mútuo e não gera prejuízo direto ou indireto ao empregado. O entendimento foi aplicado pelo Tribunal Superior do Trabalho para condenar uma empresa que aumentou em 42 minutos diários o horário...

Saiba qual o melhor momento para pedir aposentadoria no INSS

O medo da reforma da Previdência provoca aumento no número de pedidos de aposentadoria nos postos do INSS. Somente no Município do Rio, de janeiro a abril deste ano, a quantidade de pedidos do benefício subiu de 15.019 a 19.326, alta de 28,67%. Mas este é o momento certo para entrar com pedido? Especialistas avaliam que se o trabalhador já estiver perto de atingir as condições necessárias para aposentar por tempo de contribuição — 30 anos mulheres e 35 anos homens — ou completaram as regras, deve dar entrada no benefício.   Entre as possíveis mudanças da reforma...

Exames Médico para uso da piscina temporada 2017/2018

EXAME MÉDICO PISCINA PARA USO DA PISCINA NO CLUBE CAMPESTRE DO SINCOMAR TEMPORADA 2017/2018  Inicia em 26/09/2017 e vai até 19/12/2017. Retorna em 09/01/2018 e vai até 27/02/2018. EXAMES SERÂO FEITOS SOMENTE NA SEDE ADMINISTRATIVA DO SINDICATO EM MARINGÀTerça-feira: 18h30 às 19h Sábado: 14h00 às 14h30 R$ 18,00 (dezoito reais) por pessoa A ABERTURA PISCINA SERÁ EM 30/09/2017 Retirar guias de exames na sede administrativa, de segunda a sexta:  das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.  Obs.: Após...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: