44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Programa Trabalho Seguro dá atenção à prevenção de transtornos mentais relacionados ao trabalho

Data de publicação: 20/06/2016

Os transtornos mentais relacionados ao trabalho\r\nestão cada vez mais presentes na vida dos trabalhadores brasileiros. A\r\nexposição ao assédio moral e sexual, jornadas exaustivas, atividades\r\nestressantes, eventos traumáticos, discriminação, perseguição da chefia e metas\r\nabusivas no ambiente de trabalho são as principais causas do início da\r\npatologia. Estabelecer programas de prevenção e identificar o nexo causal entre\r\na doença e o trabalho são os principais desafios do Comitê Gestor do Programa\r\nTrabalho Seguro da Justiça do Trabalho, que focará suas atividades no tema\r\npelos próximos dois anos.
\r\n\r\n

Em reunião realizada com os gestores regionais do\r\nPrograma nesta quinta-feira (16), o desembargador Sebastião Geraldo de\r\nOliveira, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), que integra o\r\nComitê Nacional, fez apresentação explicando a importância da pauta. "É um\r\ntema atual, que tem gerado cada vez mais benefícios por afastamentos no INSS e\r\napresenta dificuldades de diagnóstico, gerando insegurança para estabelecer o\r\nnexo causal com a atividade laboral e o julgamento jurídico", afirmou.

\r\n\r\n

O afastamento por transtornos mentais superior a 15\r\ndias ocupa o terceiro lugar na lista de pagamento por benefícios da Previdência\r\nSocial. "E aqueles que não se ausentaram do trabalho? Que continuam\r\ntrabalhando mesmo afetados?", questiona o magistrado.

\r\n\r\n

Entre os tipos de transtornos mais frequentes,\r\nOliveira cita a ansiedade, o stress pós-traumático e a depressão. Outros\r\nexemplos comuns de adoecimento mental ou psicológico são o transtorno obsessivo\r\ncompulsivo (TOC), o transtorno bipolar, a síndrome de burn out, causada pelo\r\nesgotamento físico e mental, e a síndrome do anancástico, que é a mania de\r\nperfeição.

\r\n\r\n

Profissionais ligados à área de vendas, bancos e\r\ntelemarketing são os mais atingidos, e a crise econômica pode contribuir para o\r\nagravamento da situação. "As pessoas têm medo de perder o emprego e se\r\nsujeitam as situações de stress ou de assédio," ressalta. Ainda segundo o\r\ndesembargador, as empresas precisam ser alertadas para tentar identificar o\r\nproblema e investir em prevenção.

\r\n\r\n

O stress no trabalho também foi o tema adotado pela\r\nOrganização Internacional do Trabalho (OIT) em 2016. Dados de relatório emitido\r\nem 2013 destacam que o stress relacionado com o trabalho e suas consequências\r\nsão extremamente preocupantes. Os estudos revelaram relações entre o stress e\r\ndoenças musculoesquelética, cardíacas e do sistema digestivo, entre outras. Os\r\nriscos psicossociais também preocupam 80% das empresas europeias.

\r\n\r\n

Outro trabalho do Comitê Gestor do Programa Trabalho\r\nSeguro ao longo deste ano é propor a adoção do tema para a Escola Nacional de\r\nFormação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). A ideia é\r\nconscientizar e trabalhar a formação dos magistrados no julgamento destes\r\ncasos.

\r\n\r\n

Fonte: TST

Outras Notícias

Veja como saber quanto tem a receber do FGTS e evite filas na Caixa

O trabalhador que vai até uma agência da Caixa em busca de informações sobre o saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ter que encarar uma longa fila. A espera no dia do anúncio era de até 1h30 em agências do centro da capital. Para fugir da fila, dúvidas podem ser esclarecidas sem sair de casa, na internet ou por telefone. O trabalhador pode consultar o extrato de todas as suas contas no FGTS no site servicossociais.caixa.gov.br. Cada contrato de trabalho gera uma conta no fundo. Para saber quanto vai poder sacar, o trabalhador deve somar...

Empresas devem procurar Justiça do Trabalho para quitar dívidas trabalhistas

Para garantir a conclusão dos processos em fase de execução, ou seja, quando há condenação, mas o devedor não cumpre a decisão e solucionar processos com dívidas trabalhistas em fase de execução, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho promove a 6ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, que acontece de 19 a 23 de setembro deste ano. As empresas que possuem dívidas trabalhistas, e que ainda não cumpriram o prazo determinado, devem procurar a Justiça do Trabalho para quitar os débitos existentes.  Para que a decisão judicial seja cumprida, a Comissão Nacional...

MPT alerta para fraudes em anúncios de emprego

Salário mínimo para vaga com exigência de pós-graduação, remuneração abaixo do piso, estágio de 10 horas diárias e até trabalhar de graça. Quem procura por oportunidades de emprego na internet, especialmente em tempos de crise, pode ter se deparado com ofertas semelhantes. Segundo o Ministério Público do Trabalho de Campinas (MPT), situações como essas são caracterizadas como fraudes trabalhistas, e se acentuam com a fragilidade dos candidatos desempregados. “Quanto maior a crise, maior o desespero, mais se vende ilusões e se aproveitam da fragilidade de uma pessoa...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: