44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Quando vale a pena adiantar a restituição do Imposto de Renda

Data de publicação: 25/05/2016



Quem tem direito a receber restituição do Imposto de Renda, mas não está disposto a esperar até o Leão liberar o dinheiro, tem uma vasta oferta de empréstimos que tomam esse valor como garantia. Os principais bancos do país oferecem antecipação da restituição do Imposto de Renda — em geral, é preciso ser correntista do banco, e o pagamento de volta ocorre de uma só vez, quando a Receita Federal libera os lotes.

 

A vantagem dessas linhas é o juro mais baixo do que a maioria do empréstimos convencionais — as taxas saem a partir de 2,25% ao mês, próximas ao crédito consignado, uma das opções mais baratas do mercado. Isso ocorre porque os bancos têm menor risco de sofrer calote, pois só emprestam quando sabem que o cliente terá direito à restituição.

 

Como são oferecidos a clientes, os empréstimos não costumam apresentar muita burocracia: alguns bancos liberam a contratação até por caixa eletrônico e aplicativo em smartphone. No Banco do Brasil, por exemplo, o adiantamento pode ser contratado por correntistas com limite de crédito aprovado e que tenham indicado o banco para recebimento da restituição no preenchimento do IR. No Santander, o valor emprestado pode chegar a R$ 20 mil, e o banco pode liberar até 100% do dinheiro que o credor receberá na restituição.

 

— A antecipação é uma alternativa para quitar outros compromissos com taxas de juros mais elevadas, por exemplo — afirma Edmar Casalatina, diretor de empréstimos e financiamentos do Banco do Brasil.

 

A vantagem indicada por Casalatina está em utilizar o crédito com juro mais baixo para eliminar um mais caro, como dívidas no cheque especial ou no cartão de crédito, cujos juros mensais costumam passar de 10%. Por outro lado, as taxas da antecipação podem variar — é bom lembrar que nem todos os clientes vão encontrar os juros mais baixos anunciados.

 

— É importante estar a atento a outras taxas, como o Custo Efetivo Total (CET), que inclui IOF e taxa de abertura de crédito, por exemplo — afirma o consultor financeiro Adriano Severo.

 

A modalidade também traz seus riscos: o principal é o contribuinte cair na malha fina e não receber a restituição no prazo esperado — o calendário prevê lotes de junho a dezembro deste ano. Neste caso, será preciso pagar o empréstimo normalmente, arcando com os juros.

 

— Considerando juros e o risco, a antecipação vale a pena somente para quem está com dívidas em atraso. Não é uma boa alternativa para antecipar a compra de carro ou outro bem à vista, já que o crédito automotivo e no comércio pode ser mais baixo — aconselha Adriano.

 

Compare

 

Veja as taxas mensais de outras linhas de empréstimos

 

Parcelamento no comércio: 5,82%

Cartão de crédito: 15,01%

Cheque especial: 11,46%

Compra de automóvel: 2,35%

Empréstimo em banco: 4,64%

Empréstimo em financeira: 8,41%

 

Fonte: Anefac/Jornal Zero Hora


Outras Notícias

Usina reembolsará motorista vítima de AVC que ficou à disposição da empresa sem receber salário

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve decisão que condenou a Usina Alto Alegre S/A – Açúcar e Álcool, do Paraná, a pagar salários a um motorista que, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e ser considerado inapto para a função, ficou à disposição sem receber salário. Segundo a decisão, a opção da empresa de, "por liberalidade", deixa-lo sem trabalhar não a exime de pagar os salários devidos. O motorista, admitido em 1997,...

CONCENTRAÇÃO DE RENDA: Dinheiro de bilionários poderia acabar com a extrema pobreza por 7 vezes

De toda a riqueza gerada no mundo em 2017, 82% ficaram concentrados nas mãos dos que estão na faixa de 1% mais rica, enquanto a metade mais pobre – o equivalente a 3,7 bilhões de pessoas – não ficou com nada. Os dados fazem parte do relatório Recompensem o trabalho, não a riqueza, da organização não governamental (ONG) britânica Oxfam, divulgado hoje (22). A entidade participa do Fórum Econômico Mundial, que começa amanhã (23) em Davos, na Suíça. O documento destaca que houve um aumento histórico no número de bilionários no ano passado: um a mais a cada dois dias. Segundo...

Deputado propõe mudar CLT para permitir "licença-menstrual"

 Enquanto o presidente Michel Temer (PMDB) patrocina uma minirreforma para flexibilizar regras trabalhistas, um deputado do mesmo partido tenta mudar a CLT para que mulheres tenham o direito de se afastar do trabalho durante o período menstrual. O texto, apresentado na quarta-feira (21/12) por Carlos Bezerra (PMDB-MT), prevê que empregadas fiquem fora do serviço por até três dias.O empregador poderia cobrar depois a compensação dessas horas – assim, não haveria prejuízo para nenhuma parte, segundo Bezerra, pois a “força de trabalho feminina [estaria] sempre no melhor nível de...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: