O Primeiro\r\nde maio simboliza o esforço humano em\r\nprol do desenvolvimento social. Simboliza principalmente a determinação dos que trabalham mas sem abrir mão do direito de trabalhar em condições\r\ndignas e com remuneração compatível com o seu valor.
Todos os trabalhadores, cada um na sua profissão, são igualmente\r\nnecessários ao sistema produtivo. A sociedade precisa tanto do engenheiro, do\r\nmédico, do pedreiro, do vigilante, do padeiro e do agricultor quanto do zelador\r\n, do balconista ou do caixa de supermercado.
Há\r\numa referência histórica que justifica a celebração e a necessária reflexão\r\nsobre o Dia do Trabalho. Nunca se há de esquecer o episódio do primeiro de maio\r\nde 1886 quando em Chicago (Estados Unidos) grevistas entraram em choque com a\r\npolícia, num confronto trágico que deixou \r\nonze trabalhadores mortos, entre operários e policiais.
A\r\ndata ficou cravada no imaginário popular como o Dia Internacional do\r\nTrabalhador em junho de 1889 durante congresso da Internacional Socialista em\r\nParis. Hoje, sob a designação de DIA DO TRABALHO, o 1º. de maio é comemorado no\r\nmundo inteiro, como forma de homenagear os que trabalham e os que lutam pelos\r\ndireitos trabalhistas.
\r\n\r\nNesse\r\ndia tão importante para o trabalhador, o SINCOMAR rende suas mais sinceras homenagens\r\naos comerciários de Maringá e região, manifestando sempre a certeza de que a\r\nunião de todos em torno do seu sindicato\r\né que fortalece a categoria.
A Diretoria
CNTC faz reuniões com grupos empresariais para tratar de agende positiva
Dirigentes sindicais de federações e sindicatos filiados ao Sistema CNTC, participaram nos dias, 27 e 28, na sede da entidade, em Brasília, de quatro reuniões com representantes dos grupos Magazine Luiza, Marisa, C&A e Wallmart. O objetivo do encontro, que debateu a Agenda Positiva dos comerciários apresentada pela CNTC, foi definir novos parâmetros para os acordos de PLR (Programa de Participação nos Lucros e Resultados) e avanços nas garantias de direitos dos trabalhadores. Além da obrigatoriedade do recolhimento da contribuição sindical aprovada em assembleia geral...
O não dos comerciários à reforma da Previdência
Cerca de 10 mil trabalhadores, mobilizados por vários sindicatos, via Coordenação Sindical de Maringá, participaram ontem, quarta-feira, dos protestos contra as reformas trabalhista e da Previdência. O alvo principal dos protestos, claro, foi a reforma da previdência que dificulta o acesso dos trabalhadores ao sistema de aposentadorias, sob o falso argumento de que a Previdência Social está quebrada. Os protestos que aconteceram simultaneamente em centenas de cidades brasileiras, marcaram definitivamente a posição da sociedade de verdadeira repulsa ao que o governo Temer quer...
Desemprego fica em 12,2% em janeiro e atinge 12,7 milhões de pessoas
A taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,2% no trimestre encerrado em janeiro, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (28). Isso significa que 12,7 milhões de pessoas estão desempregadas no país. Apesar de se manter estável em relação ao trimestre anterior (agosto a outubro), a taxa veio acima do previsto pelos analistas Após alcançar 13,6% no trimestre de fevereiro a abril, o desemprego vinha acumulando quedas nos índices de maio a julho (12,8%) e de agosto a outubro (12,2%). “O índice vinha caindo, mas agora houve essa estabilidade, interrompendo...