44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Trabalhadores que contribuíram até 1988 têm direito ao saque das cotas do fundo do pis/pasep

Data de publicação: 19/02/2016

\r\n  

\r\n

\r\n  

\r\n

\r\n  

\r\n

\r\n         .  Por  Victor Velu Fonseca Zaiden Soares – Relações Institucionais da CNTC

\r\n

\r\n                                          

\r\n

\r\n 15 milhões é número de trabalhadores que ainda não movimentaram suas cotas do Fundo do PIS/Pasep, encerrado em 1988 e que continua sendo remunerado.

\r\n

\r\n O dado é da Controladoria Geral da União (CGU), que em auditoria apontou que 49% dos cotistas do Fundo no período 2013/2014 não receberam os pagamentos relativos a rendimentos a que tinham direito. Ao todo, o número de cotistas do Fundo do PIS/Pasep é da monta de 31.352.366.

\r\n

\r\n O Fundo PIS/PASEP é de natureza financeira e foi criado com o objetivo de integrar o empregado na vida e no desenvolvimento das empresas e em assegurar ao trabalhador a formação de patrimônio individual de formação progressiva, estimulando a poupança. Os cotistas, ao final de cada exercício financeiro, recebem em suas contas individuais rendimentos de juros, Resultado Líquido Adicional (RLA) e correção monetária, adicionado aos valores de suas contas.

\r\n

\r\n A auditoria da CGU explica que com a Constituição de 1988, os objetivos da arrecadação para o PIS e PASEP foram modificados para custear os programas do seguro-desemprego e do abono aos trabalhadores que ganham, em média, até 2 salários mínimos de remuneração mensal.

\r\n

\r\n Aconteceu que o fundo, a partir de então, não mais contou com ingressos de novos cotistas, nem de contribuições dos cotistas existentes, e os patrimônios acumulados no PIS e no PASEP arrecadados até então foram preservados, com fidelidade aos objetivos originais de formação de patrimônio do trabalhador.

\r\n

\r\n Nesse contexto, o Fundo de Participação PIS/Pasep é o responsável pela gestão das contribuições realizadas até a data da promulgação da Constituição de 1988.

\r\n

\r\n Quem tem direito a receber?

\r\n

\r\n Quem trabalhou como contratado em uma empresa ou foi servidor público antes de 4 de outubro de 1988 e não sacou todos os recursos do fundo ainda.

\r\n

\r\n Os valores depositados referentes ao PIS, distribuído pelas empresas aos empregados cadastrados no programa entre 1971 até 1988, estão disponíveis para saque a qualquer tempo, independente do calendário de pagamento do abono salarial e dos rendimentos.

\r\n

\r\n Já os rendimentos podem ser sacados de acordo com o calendário de pagamento. Caso não haja saque, o valor será incorporado ao saldo de quotas.

\r\n

\r\n Como sacar o valor acumulado?

\r\n

\r\n Para que o trabalhador saiba se tem algo a receber, deve procurar a Caixa Econômica Federal, se trabalhou na iniciativa privada, ou o Banco do Brasil, se foi servidor público até o período em questão.

\r\n

\r\n Na ocasião, é preciso que leve um documento com foto e informar o número do PIS e do Pasep. Caso não tenha o número, basta informa o CPF.

\r\n

\r\n Atenção!

\r\n

\r\n Só é possível sacar a totalidade do valor acumulado nas seguintes situações:

\r\n
    \r\n
  • \r\n Aposentadoria;
  • \r\n
  • \r\n Benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso;
  • \r\n
  • \r\n Idade igual ou superior a 70 anos;
  • \r\n
  • \r\n Invalidez (do participante ou dependente) / Reforma militar;
  • \r\n
  • \r\n Câncer;
  • \r\n
  • \r\n AIDS (do participante ou dependente); e
  • \r\n
  • \r\n Transferência de militar para a reserva remunerada.
  • \r\n
\r\n

\r\n Se o trabalhador houver falecido, o valor integral deve ser pago aos dependentes.

\r\n

\r\n Saiba mais – O Fundo PIS/Pasep hoje

\r\n

\r\n Atualmente, os recursos do Fundo PIS/PASEP são originados de operações próprias, como:

\r\n
    \r\n
  • \r\n Retorno dos recursos aplicados em operações de empréstimos e financiamentos;
  • \r\n
  • \r\n Resultado de toda e qualquer operação financeira realizada compreendendo, quando for o caso, multa contratual e honorários; e
  • \r\n
  • \r\n Os resultados das aplicações do Fundo de Participação Social (FPS).
  • \r\n
\r\n

\r\n A gestão e a coordenação do Fundo PIS/PASEP são feitas por um Conselho Diretor, vinculado à Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. O Conselho é composto por representantes do Ministério da Fazenda; do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; do Ministério do Trabalho e Emprego; da Secretaria do Tesouro Nacional; além de representantes dos participantes do PIS e dos participantes do PASEP.

\r\n

\r\n  

\r\n

\r\n  

\r\n

Outras Notícias

Embrapa: 84,3% dos brasileiros vivem em menos de 1% do território nacional

Com mais de 16 mil habitantes por quilômetro quadrado, o município de Nilópolis (RJ) é a cidade com a maior taxa de densidade demográfica urbana do país, conforme estudo sobre a identificação de áreas urbanas do Brasil divulgado hoje (10) pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). De acordo com o levantamento, executado pela Embrapa Gestão Territorial, o município localizado na baixada fluminense, abriga seus 158.309 habitantes em uma faixa territorial urbana de aproximada de 10 quilômetros quadrados. Segundo o estudo Identificação, Mapeamento e Quantificação...

Presidente do TST defende súmula contra terceirização de atividade-fim

Ao criar uma súmula que impede a terceirização de atividades-fim, o Tribunal Superior do Trabalho assegurou “a igualdade de condições de trabalho e de salários” e ajudou a solucionar conflitos, sem ter se “aventurado” a substituir o Poder Legislativo. Assim afirmou o presidente da corte, ministro Barros Levenhagen, ao responder questionamentos feitos pelo Supremo Tribunal Federal sobre a Súmula 331, editada em 1994. A norma é alvo de ação movida pela Associação Brasileira...

Black Friday da crise’ tenta salvar varejo em ano de vendas fracas

O cenário do comércio não é dos melhores, com queda no consumo mês a mês em meio a uma economia retraída, com altos índices de desemprego e de inadimplência e aperto no crédito. Mas um evento que há 5 anos chegou no Brasil “importado” dos EUA tem se tornado a segunda maior data do varejo brasileiro. É a Black Friday, data oficial de “superdescontos” oferecidos por varejistas para fisgar os consumidores, que acontece desde 2011 e vem crescendo em termos de vendas e faturamento – já ultrapassou o Dia das Mães e só fica abaixo do Natal. Neste ano, em sua 6ª edição,...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: