44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Prevista queda nas vendas de Natal

Data de publicação: 22/12/2015

\r\n

\r\n  

\r\n

\r\n As vendas reais do comércio varejista brasileiro devem recuar mais de 5% na semana do Natal ante o mesmo período do ano passado, no segundo ano consecutivo de redução das vendas, segundo a Serasa Experian, devido à crise econômica.

\r\n
\r\n
\r\n
\r\n

\r\n No ano passado, as vendas no Natal caíram 1,7% na comparação anual, no primeiro recuo registrado na semana natalina pela Serasa Experian, que começou a levantar os dados em 2003.

\r\n

\r\n — Aumento do desemprego e da inflação, crédito mais caro e mais difícil, queda da renda, é uma combinação que não perdoa o varejo — disse Luiz Rabi, economista-chefe da Serasa Experian.

\r\n

\r\n Segundo o economista, a tendência de baixa já foi percebida no Dia das Crianças, quando houve redução de 5% ano contra ano. A tendência de recuo continuou em novembro.

\r\n

\r\n — A Black Friday antecipou algumas vendas de Natal, mas, mesmo assim, não foi suficiente para reverter a tendência de queda no mês — disse o economista.

\r\n

\r\n Em novembro, as vendas do comércio varejista recuaram 7,7% sobre o mesmo mês do ano passado. Em outubro, a baixa foi de 7,9%.

\r\n

\r\n No Estado de São Paulo a queda deve ser acentuada do que a média nacional. A Fecomercio-SP projeta queda de 10% a 12% das vendas reais do comércio varejista paulista, segundo Fábio Pina, assessor econômico da Fecomercio-SP.

\r\n

\r\n — É o pior Natal da década. Com menos renda, menos emprego, menos crédito, a confiança em seus piores níveis históricos, é difícil, sob essas condições, imaginar que o consumidor vá comprar — declarou Pina.

\r\n

\r\n — Os setores que estão indo pior são aqueles que dependem de crédito, como eletroeletrônicos, automóveis, móveis e decoração — disse. — Esses itens mais caros vão sofrer mais.

\r\n

\r\n Segundo Pina, o comércio varejista intensificará suas promoções no fim do ano e em janeiro para tentar atrair clientes diante do ambiente desfavorável.

\r\n

\r\n De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o consumidor ainda tem intenção de dar presentes, mas o valor gasto deve cair 22 por cento este ano em relação a 2014, já descontando a inflação, para um valor médio de 106,94 reais.

\r\n

\r\n — Boa parte dos consumidores tem a sensação de que as coisas estão mais caras este ano — disse Kawauti, citando levantamento do SPC Brasil segundo o qual 74,3% dos consumidores consultados têm a impressão de que os presentes estão mais caros este ano, frente a 12,9% que acham que os preços estão estáveis, contra 3,5% que veem queda.

\r\n

\r\n  

\r\n

\r\n RETOMADA EM JULHO

\r\n

\r\n A Serasa Experian vê a possibilidade de retomada do comércio varejista somente a partir de julho do ano que vem. Para Rabi, se o cenário político melhorar, é possível que haja alguma recuperação no segundo semestre.

\r\n

\r\n — Até lá, não teremos números positivos para o varejo — disse o economista.

\r\n

\r\n Já Pina é mais pessimista, não vendo a chance de uma recuperação em 2016:

\r\n

\r\n — Vamos esperar para ver o que o novo ministro (da Fazenda, Nelson Barbosa) vai conseguir fazer.

\r\n

\r\n Fonte: O Globo.

\r\n
\r\n  
\r\n
\r\n
\r\n
\r\n
\r\n

\r\n  

\r\n

Outras Notícias

Aumento da expectativa de vida reduz valor da aposentadoria

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, haverá uma redução média de 0,65% no benefício do trabalhador que se aposentar a partir agora,  por tempo de contribuição. De acordo com os dados da tábua de mortalidade projetada para o ano de 2013, divulgada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, a expectativa de vida ao nascer passou de 74,6 anos, em 2012, para 74,9 anos, um incremento de 3 meses e 25 dias. Os homens têm uma expectativa menor: ela passou de 71,0 anos em 2012 para 71,3 anos em...

Conheça as regras do PLR e veja se você tem direito

Trabalhadores podem contar com uma recompensa de reconhecimento pelo bom desempenho e produtividade, a chamada Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Trata-se de um benefício que funciona como uma espécie de bônus pago pela empresa de acordo com o seu lucro em determinado período.A advogada Raquel Cristina Rieguer, do escritório Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados, explica que a participação nos lucros é um direito do trabalhador com registro em carteira. “Trata-se de um direito previsto no artigo 7º, IX, da Constituição Federal, para todo trabalhador urbano ou rural,...

Brasileiros de todas as classes têm dificuldade para poupar, diz spc

Poupar dinheiro não é um hábito do consumidor brasileiro, nem mesmo entre aqueles que têm renda maior. É o que diz o Indicador Mensal de Reserva Financeira. Os dados mostram que, em cada 10 brasileiros com renda superior a cinco salários mínimos (R$ 4.690), apenas três (30%) conseguiram encerrar o último mês de novembro com sobras de dinheiro.  No total, 66% das pessoas que fazem parte das classes A e B não foram capazes de guardar nenhuma parte dos rendimentos e 4% não sabem ou não responderam. Apurados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: