\r\n Está sendo lançada nesta quarta-feira, 01 de julho, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Trabalhadores no Comércio e Serviços. Com a nova legislatura a Frente precisa ser reinstalada e a CNTC aproveitou o momento para expandir a atuação da FPCS a todas as categorias de serviços que representa, além dos comerciários.
\r\n\r\n Para reativar a Frente foram necessárias as assinaturas de um terço dos 594 deputados e senadores, ou seja, 198 parlamentares. A CNTC atuou ativamente na coleta das assinaturas e na articulação da reativação da Frente.
\r\n\r\n A diretoria da CNTC representada pelo presidente da Entidade, Levi Fernandes Pinto, e pelo diretor-secretário, Lourival Figueiredo Melo, se reuniu em fevereiro com o líder do PDT na Câmara dos Deputados, André Figueiredo, para convidar o parlamentar a assumir a coordenação e instalação da Frente. André Figueiredo aceitou o convite e será o presidente da nova Frente.
\r\n\r\n “A Frente representará dentro do Congresso Nacional a maior categoria de trabalhadores do país. A nossa atuação será, prioritariamente, para garantir os direitos desses trabalhadores”, afirmou o deputado.
\r\n\r\n Para o presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, a reativação da Frente é o primeiro passo do trabalho da Entidade junto a nova composição do Congresso Nacional, mas ainda este ano a iniciativa deverá chegar aos estados para ganhar força junto às bases sindicais.
\r\n\r\n “Faremos a instalação também em todos os estados, pois a CNTC é o elo entre o trabalhador e o Congresso, e as federações e sindicatos os elos diretos com os trabalhadores e os representantes eleitos em suas regiões. Precisamos atuar de forma sistêmica e orquestrada na busca dos direitos dos trabalhadores”, disse Levi.
\r\n\r\n A maior Frente Parlamentar já formada no Congresso Nacional irá defender, no âmbito legislativo, a maior categoria profissional do país, formada por cerca de 12 milhões de comerciários. São profissionais que movimentam a produção trabalhando em lojas, supermercados, postos de gasolina, estoques, movimentadores de carga, farmácias, e outros estabelecimentos dos comércios varejista e atacadista.
\r\n\r\n Fonte: CNTC
\r\n\r\n
\r\n\r\n
\r\n\r\n
\r\nGoverno libera abono salarial de 2016 para nascidos em dezembro
O Ministério do Trabalho liberou hoje (14) o pagamento do abono salarial do PIS/ Pasep ano-base 2016 para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos no mês de dezembro. Este é o sexto lote de pagamento. O dinheiro está disponível nas agências da Caixa ou casas lotéricas de todo o país. O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, lembra que existe um calendário de pagamento, baseado no mês de nascimento do trabalhador, que precisa ser observado. “Trabalhador, não deixe de ficar de olho no calendário para não correr o risco de deixar de receber esse dinheiro que é tão importante....
Léo é eleito novo presidente da FECEP
Eleito pela unanimidade dos sindicatos filiados, Leocides Fornazza é o novo presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná para o quatriênio 2018/2022. A eleição foi realizada na última quinta-feira, 22 de março, na sede da FECEP, em Guaratuba no XVIII Encontro dos Comerciários do Paraná. “Daqui para a frente o trabalho da Federação será ainda mais difícil devido os efeitos da reforma trabalhista. Mas este é um desafio que eu, os colegas de diretoria e os sindicatos dos comerciários de todo o Estado do Paraná, estamos dispostos a encarar”,...
Americanas são condenadas por dano moral coletivo em R$ 3 milhões
Após ação ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Sergipe (MPT-SE), a Justiça do Trabalho condenou as Lojas Americanas a pagar indenização por dano moral coletivo no valor R$ 3.019.083,36. A sentença foi proferida pelo juiz do Trabalho Luiz Manoel Andrade Menezes. Na decisão, ficou definido também que a empresa está proibida de prorrogar a jornada normal de trabalho, além do limite legal de duas horas diárias, sem qualquer justificativa legal, e que, nos estabelecimentos acima de dez empregados, registre os horários de entrada, saída e período...