\r\n Economistas de instituições financeiras voltaram a elevar a perspectiva para a taxa básica de juros Selic no final deste ano, mas mantiveram o cenário para o final de 2016, ao mesmo tempo em que cravaram expectativa de inflação de 9% em 2015 após o Banco Central rever suas estimativas.
\r\n\r\n De acordo com a pesquisa Focus do BC divulgada nesta segunda-feira (29), os especialistas consultados veem agora a taxa básica de juros a 14,50% no fim de 2015, contra 14,25% antes.
\r\n\r\n Para a reunião de julho do Comitê de Política Monetária (Copom), os analistas consultados continuam vendo alta de 0,5 ponto percentual na Selic, atualmente em 13,75%.
\r\n\r\n Depois os economistas projetam mais uma alta de 0,25 ponto na reunião seguinte, em setembro, com a Selic indo a 14,50% e permanecendo nesse patamar até o fim deste ano.
\r\n\r\n Os especialistas consultados projetam que a taxa básica sofrerá então seu primeiro corte em janeiro, caindo para 14,25%, permanecendo assim em março e sofrendo o segundo corte só em abril, novamente de 0,25 ponto percentual.
\r\n\r\n Para o fim de 2016, a expectativa para a Selic continua a mesma, de 12%.
\r\n\r\n A pesquisa apontou piora do cenário para o IPCA em 2015 pela 11ª semana seguida, com a projeção subindo 0,03 ponto percentual e chegando a 9%.
\r\n\r\n Na semana passada, o BC diminuiu levemente sua previsão para a inflação em 2016, e reforçou diversas vezes que segue comprometido com um IPCA em 4,5% até o fim do ano que vem, sugerindo aperto mais duro nos juros para concretizar a tarefa.
\r\n\r\n Mas no Focus, os economistas mantiveram a perspectiva para a alta dos preços em 2016 a 5,5%.
\r\n\r\n Fonte: Folha de S. Paulo.
\r\nEstudo aponta tendência de precarização do trabalho no Brasil
O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu estudos a respeito dos impactos econômicos da reforma trabalhista (Lei 13.467/2017) realizados por 31 pesquisadores do Centro de Estudos Sindicais e de Economia da Universidade Estadual de Campinas (CESIT/UNICAMP). A análise expõe as fragilidades dos argumentos comumente disseminados para justificar a necessidade de alteração legislativa e traz subsídios técnicos para o enfrentamento das discussões – abordando o tema sob diferentes aspectos. Entre eles, os efeitos negativos de reformas trabalhistas em outros países que inspiraram...
Parabéns comerciária pelo dia da mulher
Repositor acusado de furto e encaminhado em público para delegacia recebe indenização
A DMA Distribuidora S.A., do Espírito Santo, foi condenada a indenizar por dano moral um empregado acusado de furtar uma barra de chocolate e que foi conduzido à delegacia em uma viatura, diante de funcionários e clientes. A equipe de segurança da distribuidora acionou a polícia, mas o roubo não foi confirmado. A empresa tentou reverter a decisão judicial, mas a Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho não admitiu o recurso. Condenada à indenização de R$ 5 mil, a DMA sustentou ao Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES) que não poderia ser punida por tentar proteger...