\r\n A União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizou na manhã da última terça-feira (02), em frente ao prédio do Banco Central, em São Paulo, um ato de repúdio às altas taxas de juros da taxa Selic, que é o índice pelo qual as taxas são cobradas pelos bancos. O ato teve a participação também das demais centrais sindicais e movimentos sociais como os estudantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES).
\r\n\r\n Segundo o boletim Focus é aguardada uma alta de 0,5%, o que elevará a Selic para 13,75%, mas mesmo que a taxa Selic não represente os juros cobrados dos consumidores, que são muito mais altos, esse anúncio interfere diretamente a vida da população brasileira, pois é uma taxa de referência para todo o setor econômico do país.
\r\n\r\n “A Inflação está subindo porque o Governo Federal aumentou os combustíveis, a energia elétrica e, como consequência, toda a cadeia produtiva aumenta, menos os salários”, diz Canindé Pegado, secretário Geral da UGT.
\r\n\r\n Pegado salientou que neste momento o Brasil precisa de investimentos, geração de emprego e renda, em contra partida as medidas adotadas pelo Governo seguem a contramão do que necessita a sociedade, pois com o objetivo de acertar as contas federais, jogou nas costas da população a culpa pelos erros administrativos e pela corrupção. “O Governo aumentou impostos e juros para ampliar a arrecadação, cortou investimentos nas áreas da saúde e educação, mexeu no seguro defeso, na pensão das viúvas, nos direitos trabalhistas, mas não está fazendo o dever de casa, pois tem cerca de 22 mil cargos livres de nomeação e 39 ministérios”, explica o sindicalista.
\r\n\r\n Com camisetas escritas “Mais educação e menos juros”, os estudantes se uniram na luta e pintaram a cara de verde e amarelo contra essa política econômica em vigor no país.
\r\n\r\n
\r\nJuiz reconhece que trabalhador não responde por honorários a não ser os de perícia
A responsabilidade pelo pagamento de honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão do objeto da perícia, ainda que beneficiária da justiça gratuita. A regra, no entanto, só vale para perícias requeridas após a vigência da reforma trabalhista. Assim entendeu o juiz do Trabalho Ricardo Gurgel Noronha, da 1ª vara de Pedro Leopoldo/MG. A ação trabalhista foi ajuizada pelo empregado de uma prestadora de serviços auxiliares de transporte aéreo. O trabalhador apresentou declaração de pobreza, razão pela qual lhe foram deferidos os benefícios da Justiça gratuita....
Brasil deverá ter tímida recuperação nos salários em 2017, diz pesquisa
Os brasileiros não devem ter aumentos salariais significativos em 2017, com uma previsão de crescimento real de apenas 0,4%, segundo pesquisa da Korn Ferry, por meio da divisão Hay Group. Apesar do resultado “tímido”, o índice do Brasil é melhor do que em 2016, quando houve uma redução de 1,2% nos salários reais. O índice brasileiro fica bem atrás da média global, que registra ganhos de 2,3% nos salários reais. Segundo a pesquisa, ainda não é possível identificar a recuperação do poder de compra do trabalhador no Brasil. As razões são um...
SINCOMAR E SINDISIDER celebram convenção coletiva 2023/2024 para o segmento de Distribuidoras de Produtos Siderurgícos de Maringá e região .
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá, SINCOMAR, informa que fechamos a Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024 com o SINDISIDER– SIND NACIONAL EMPR DISTRIBUIDORAS PRODUTOS SIDERURGICOS.Assim, lembramos dentre outras cláusulas as seguintes observações:1) O reajuste no salário dos empregados, será de 3,74% retroativo a junho/2023;2) R$ 50,00 a título de BONUS retroativos a junho/23 (sem integração no salário), que deverá ser pago mensalmente apenas aos empregados que forem contribuintes do SINCOMAR (inclusive aos comissionistas).3) NOVOS PISOS SALARIAIS:I) R$2.294,00...