\r\n A nova diretoria do SINCOMAR tomou posse no último dia 17 de agosto, em solenidade realizada no Clube Campestre. O desejo do presidente Leocides Fornazza era de convidar todo o quadro associativo, mas como o sindicato conta hoje com mais de 2000 sócios e não termos na cidade um centro de eventos para comportar um número tão grande de pessoas, não foi possível faze-lo. Por isso, optou por uma solenidade simples, no salão social do nosso clube campestre. Foram convidadas apenas autoridades de Maringá e lideranças sindicais de todo o Estado. Estiveram presentes também o secretário geral da UGT nacional, Canindé Pegado, uma referência do sindicalismo brasileiro, o membro da executiva nacional da UGT, Avelino Garcia Filho, o presidente da UGT Paraná, Paulo Rossi e o presidente da Federação dos Comerciários do Paraná e vice-presidente da Confederação Nacional, Vicente da Silva. Três vereadores representaram a Câmara Municipal – Humberto Henrique, Adilson Cintra e Carlos Mariucci, este compõe a mesa representando o Poder Legislativo, o vereador Luiz Carlos Pereira, esteve prestigiando como vice-presidente da UGT regional noroeste e membro da estadual.
\r\n\r\n Presidentes de sindicatos de comerciários de várias regiões do Paraná que compuseram a mesa usaram da palavra e todos foram unânimes em afirmar que a categoria comerciária tornou-se ainda mais forte com o reconhecimento da profissão de comerciário. Há, reconhecidamente, segundo Canindé Pegado, uma união muito forte dos trabalhadores no comércio em torno de bandeiras populares, que são comuns a todos os trabalhadores, enfatizando a luta que sindicatos como o SINCOMAR tem travado contra o trabalho aos domingos, contra a terceirização e a favor da redução da jornada de trabalho das atuais 44 para 40 horas semanais.
\r\n\r\n Ao cumprimentar a nova diretoria, Paulo Rossi ressaltou o papel desse que é um dos maiores sindicatos de comerciários do Paraná, “sem dúvida um dos mais atuantes do Estado”. Representando a FECEP e a CNTC, Vicente foi quem presidiu a solenidade e deu posse à nova diretoria. Ao discursar, ressaltou o papel que o SINCOMAR vem desempenhando na organização da categoria, “muito bem representada por uma diretoria competente e comprometida com a causa dos trabalhadores”.
\r\n\r\n Depois de empossado para o mandato 2013/2017, o presidente Leocides Fornazza agradeceu, primeiro a Deus e depois aos associados do SINCOMAR que aprovaram sua gestão anterior e renovaram o mandato por mais quatro anos. Fez um agradecimento especial aos empregados do sindicato e aos diretores que estiveram ao seu lado na tarefa de conduzir o SINCOMAR nos últimos quatro anos e aos que continuaram juntos na nova jornada que se inicia. Disse o presidente:
\r\n\r\n “Sempre que me pego pensando no sindicalismo, vem a pergunta que faço a mim mesmo: será que estou no lugar certo? E aí, fazendo uma ligeira digressão dessa curta história que marca a minha vida no comando do SINCOMAR, vem a resposta:
\r\n\r\n Sim, estou no lugar certo e na hora certa. Como cristão, acredito piamente que nada na vida da gente ocorre por obra do acaso, tudo o que vivemos, a missão que cumprimos, o papel que nos cabe exercer na sociedade, são desígnios de Deus.
\r\n\r\n Saindo da iniciativa privada, fui trazido para o a vida sindical pelas circunstâncias de um momento profícuo, em que o SINCOMAR reiniciava um novo período na sua história. Senti que era o momento certo para eu desembarcar no sindicalismo, até como forma de contribuir mais diretamente com a categoria profissional a que pertenço. E creio, deu certo, porque tinha eu vontade e disposição de atuar como agente de transformação num dos setores mais importantes da vida econômica do país, o sindicalismo”.
\r\nUGT comanda campanha nacional de proteção à mulher
Junto com o Sindicato dos Comerciários de São Paulo a União Geral dos Trabalhadores (UGT) está promovendo a campanha Mulher com vida. O objetivo é incentivar a conscientização coletiva por um Brasil melhor, com qualidade de vida, união e respeito, sem violência contra a mulher. “Trata-se de um espaço estratégico e representativo, por ser tão carente de atenção, carinho e cuidado”, explicou Isabel Kauzs, secretária da Mulher do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que complementou: “Este ano, mais do que nunca, o evento tem como enfoque informar,...
Comprar todas as férias do trabalhador viola direito de personalidade
Todo trabalhador tem direito ao repouso anual e o direito ao lazer. Ser privado disso prejudica as relações sociais e familiares e viola direitos da personalidade, o que justifica indenização por danos morais. O entendimento é do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região ao determinar que um auxiliar de enfermagem que trabalhou por 13 anos para uma missão evangélica deve receber danos morais por não ter tido descanso em todo o período. A condenação foi confirmada pelo Tribunal Superior do Trabalho. Dispensado sem justa causa em 2013, o empregado recorreu à Justiça contando...
TST anula justa causa aplicada após aviso prévio
A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu de recurso da Fina Produção e Serviços S. A. contra decisão que afastou a justa causa aplicada a uma operadora de negócios depois que seu contrato de trabalho foi extinto sem justo motivo. A Turma não identificou o cerceamento de defesa alegado pela empresa e concluiu pela irrelevância da produção de provas para fundamentar a justa causa, anulada por ter ocorrido depois do fim do pagamento das verbas rescisórias. A operadora trabalhava com financiamentos...