44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Maio amarelo e vermelho - Prevenção a acidentes de Trânsito e a Hepatite

Data de publicação: 03/05/2022

Com o intuito de atrair a atenção da sociedade para a conscientização a respeito de diversos temas, a Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná tem adotado regularmente as campanhas de colorização dos meses. E neste mês a Entidade lança a Campanha “Maio Amarelo e Vermelho”, para despertar a atenção sobre dois assuntos importantes: os altos índices de acidentes provocados no trânsito e a elevada incidência de pessoas infectadas por hepatites virais.
Preocupada com o crescente número de mortos e feridos nas vias públicas a Organização das Nações Unidas decretou em 11 de maio de 2011 a Década de Ação para Segurança no Trânsito, tornando o mês de maio referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza em prevenção aos acidentes, além disso escolheu a cor amarela por ser o símbolo de atenção e advertência no trânsito.
A Organização Mundial da Saúde estima que todos os dias aproximadamente 3 mil vidas são perdidas nas ruas e estradas, sendo o trânsito a 9ª maior causa de mortes do mundo e faz o alerta de que se não forem tomadas medidas drásticas cerca de 2,4 milhões de pessoas devem morrer no trânsito até o ano de 2030. De acordo com dados divulgados no site Portal do Trânsito as duas principais causas de acidentes são: o uso de celular e o consumo de bebida alcoólica, seguidas de desobediência às regras de trânsito e transitar em velocidade acima da permitida pela via. Portanto, a FECEP faz o alerta aos motoristas para que dirijam com maior prudência e responsabilidade.

No mesmo mês é disseminada a cor vermelha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de prevenção da hepatite, que pode ser silenciosa ou apresentar sintomas como fadiga, dores nas articulações, nos músculos e no abdômen, além de perda do apetite, náuseas, febre e olhos amarelados.
Existem cinco tipos de hepatites e as mais comuns são A, B e C, sendo esta última a mais perigosa pelas chances de avançar para cirrose ou câncer de fígado, que podem levar o paciente à morte. Sua principal forma de transmissão é o contato com sangue contaminado, inclusive por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes.

Portanto a palavra que define o mês de maio é prevenção. Esta é sem dúvida a maior aliada no trânsito e na saúde. Ter cautela e prudência nunca é demais. A FECEP e SINCOMAR apóia esta idéia! 

Outras Notícias

Um dia para se comemorar e refletir

 Muito mais do que um feriado, o 1º. De maio é um dia de celebração de conquistas dos trabalhadores,  mas também de reverência à memória dos que tombaram na luta por melhores condições de trabalho ao longo da história. Os ventos da  mudança começaram a soprar na Europa e na América do Norte no final do século XIX .O movimento nascido em uma grande manifestação pelas ruas de Chicago em 1886 , ganhou corpo na França, com a luta pela jornada de 8 horas, quando as fábricas impunham mais de 12. O século XX despertou com a reação dos operários resistindo a jornadas...

Brasileiros de todas as classes têm dificuldade para poupar, diz spc

Poupar dinheiro não é um hábito do consumidor brasileiro, nem mesmo entre aqueles que têm renda maior. É o que diz o Indicador Mensal de Reserva Financeira. Os dados mostram que, em cada 10 brasileiros com renda superior a cinco salários mínimos (R$ 4.690), apenas três (30%) conseguiram encerrar o último mês de novembro com sobras de dinheiro.  No total, 66% das pessoas que fazem parte das classes A e B não foram capazes de guardar nenhuma parte dos rendimentos e 4% não sabem ou não responderam. Apurados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação...

Manifesto da CNTC contra o PL. 4302/1998 – Contrato de Trabalho Temporário e Terceirização

A Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), entidade representativa de cerca de 12 milhões de trabalhadores no comércio e de serviços, reunida nesta data, considera um grave retrocesso o conteúdo o Projeto de Lei nº 4.302, de 1998, que pretende transformar o hoje contrato de trabalho temporário em permanência com a eliminação do caráter “extraordinário” dessa modalidade de contrato com ampliação da possibilidade de a empresa usar a mão-de-obra temporária, e possibilitar a terceirização plena (terceirização da atividade-fim). O projeto...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: