44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Projeto aprovado pelos vereadores limita abertura dos supermercados de Maringá a um domingo por mês

Data de publicação: 25/04/2018


\r\n\r\n

O\r\nprojeto de lei que regula o funcionamento dos supermercados de Maringá aos\r\ndomingos foi aprovado ontem à noite  em\r\nsegunda discussão, com algumas emendas que melhoraram bastante o texto\r\noriginal. Por mais que os defensores das grandes redes supermercadistas chamem\r\nisso de atraso, não resta dúvidas que a Câmara Municipal de Maringá lavrou um\r\ngrande tento a favor da população, sobretudo a favor dos comerciários e dos\r\npequenos e médios comerciantes de gêneros alimentícios, que estão sendo\r\nengolidos pelos gigantes do varejo. Muitos açougues, padarias e mercearias dos\r\nbairros estão  em dificuldades, boa parte\r\ndeles fechando suas portas.

\r\n\r\n


\r\nÉ bom que se diga que o projeto ainda passará por mais uma votação, mas a\r\nterceira é apenas para ajustar a redação final do texto que será encaminhado\r\npara o prefeito Ulisses Maia sancionar, ou vetar se for o caso. A posição da\r\nmaioria dos vereadores foi firme e clara: se ocorrer o veto o mesmos será\r\nderrubado.

\r\n\r\n

O\r\nprefeito não externou sua opinião sobre o tema, mas a vereadores da base ele\r\ntem dito que pretende sancionar e transformar a proposta original do petista\r\nCarlos Mariuci em lei municipal.

\r\n\r\n

O\r\nsindicato dos supermercados (de base estadual) certamente vai arguir\r\njuridicamente a inconstitucionalidade da lei. Mas os vereadores tiveram o\r\ncuidado de não colocar nada que se relacionasse à questão trabalhista no\r\nprojeto, uma vez que a questão trabalhista é assunto para a legislação federal.\r\nAgora, a regulamentação do funcionamento do comércio é prerrogativa do\r\nmunicípio.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Uma\r\nvez em vigor, a lei permitirá a abertura dos supermercados e hipermercados um\r\ndomingo por mês, como ocorria antes. Os estabelecimentos que comercializam\r\ngêneros alimentícios e opera com familiares não sofreram nenhuma restrição.\r\nAprovada e uma vez sancionada, a nova lei municipal deverá entrar em vigor\r\ndentro de 90 dias.  .

\r\n\r\n

Outros\r\nmunicípios da região, onde os pequenos e médios comerciantes também estão\r\npassando por maus bocados, deverão fazer o mesmo.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Consciência Negra. Mas pouco se ensina sobre Zumbi

  Pela Lei 10.639/2003 é obrigatório o ensino de história e cultura negra nas escolas brasileiras, tanto da rede pública quanto da rede privada. Mas, passados doze anos da obrigatoriedade, pouco se ensina nas escolas sobre o movimento abolicionista e sobretudeo a luta de Zombi  contra a escravidão. Hoje, a propópsito, é o dia da Consciência Negra no Brasil estabelecido por um dispositivo legal. Foi justamente em 20 de novembro, há 360 anos, que nasceu o grande líder negro, destaque  do Quilombo dos Palmares, reduto de resistência aos grilhões da escravatura. Em muitos municípios...

Pernambucanas é condenada por trabalho análogo à escravidão

A 7ª Turma do TRT da 2ª Região manteve, por unanimidade, a decisão que condenara a rede Pernambucanas ao pagamento de R$ 2,5 milhões por danos morais coletivos, além de multa, pela sujeição de trabalhadores ao trabalho análogo ao de escravo. Realizado no último dia 10, o julgamento na turma negou provimento aos recursos da empresa e do Ministério Público do Trabalho, confirmando na íntegra a sentença da 81ª Vara do Trabalho de São Paulo, proferida no final de 2014. Em janeiro de 2012, o Ministério Público do Trabalho ajuizou ação civil pública depois que fiscalização...

Caixa pressiona trabalhador a contratar serviços em saques do FGTS

Trabalhadores com direito a sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) afirmam que foram pressionados por funcionários da Caixa para contratar serviços do banco como condição para a liberação do dinheiro. Há também relatos de oferta inadequada de produtos para aplicação do dinheiro, como informar que planos de previdência privada são isentos de taxas e impostos. O pagamento do FGTS, seja das contas inativas ou por demissão sem justa causa, é um serviço público prestado pela Caixa e não pode ser atrelado a nenhum outro tipo de contratação de produtos financeiros. O...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: