44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

TST pune discriminação estética contra trabalhadores

Data de publicação: 19/03/2018

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que a\r\nJustiça do Trabalho tem competência para julgar ação do Ministério Público do\r\nTrabalho em Santa Catarina (MPT-SC) em caso de discriminação estética. O\r\nmunicípio de Florianópolis foi processado pelo órgão em 2015 por manter regras\r\nque impedem integrantes da Guarda Municipal de usar brincos, cabelos compridos,\r\nbarbas e bigodes “volumosos”. O TST determinou o retorno do processo ao\r\nTribunal Regional do Trabalho da 12ª Região para que aprecie as demais razões\r\nde recurso ordinário do réu, como entender de direito.

\r\n\r\n

A ação foi proposta pelo procurador do MPT-SC\r\nLuciano Arlindo Carlesso e questiona um decreto municipal de 2005, que\r\nregulamenta as funções dos guardas municipais. A norma do art. nº 72 do\r\nregulamento da categoria (Decreto Municipal 3.868/2005), trata como\r\ntransgressão disciplinar o uso de “costeletas, barbas ou cabelos crescidos”\r\npelos agentes e também prevê advertências em caso de desrespeito às regras.

\r\n\r\n

Em 2016, o município foi condenado em primeira\r\ninstância a pagar multa diária de R$ 10 mil no caso de descumprimento da\r\ndecisão, para cada guarda afetado e indenização de R$ 200 mil por dano moral\r\ncoletivo, revertida a programas contra a discriminação estética no ambiente de\r\ntrabalho indicados pelo MPT.

\r\n\r\n

Na época, a decisão da juíza Ângela Konrath, da 6ª\r\nVara do Trabalho da Capital, acolheu a tese do MPT, ressaltando que as regras\r\nsão discriminatórias e a sua motivação é preconceituosa, “já que não se\r\napresenta nenhuma correlação lógica com as funções exercidas, tampouco a\r\nestética facial do guarda influencia no desempenho de suas atribuições”.

\r\n\r\n

O TRT, no entanto, declarou a incompetência da\r\nJustiça do Trabalho para tratar do tema, mas com a reforma pelo TST desta\r\ndecisão, o tema voltará à análise dos desembargadores catarinenses.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

O procurador Luciano Arlindo Carlesso vê a decisão\r\ncomo uma boa oportunidade de o tribunal catarinense aprofundar o debate sobre\r\nas restrições ilegítimas e desproporcionais aos direitos fundamentais e humanos\r\nno trabalho, mas especialmente sobre a discriminação estética no ambiente\r\nlaboral  como desdobramento do princípio\r\ngeral de liberdade e expansão da personalidade de cada um construir a sua\r\nprópria imagem, especialmente quando não há uma justificativa razoável que\r\nfundamente a ação discriminatória.

\r\n\r\n

Fonte: Assessoria de Comunicação do TST

Outras Notícias

Grandes redes de supermercados brigam com ‘mercadinhos’ para crescer

Grandes redes de supermercados estão numa corrida para conquistar o comércio de vizinhança, um segmento dominado por cerca de 60 mil pequenas lojas independentes, com até quatro caixas registradoras, que começa a sentir de perto a concorrência das gigantes do varejo. E o que os gigantes estão fazendo? Abrindo as chamadas “lojas de vizinhança”, que concorrem diretamente com os pequenos, os supermercados da periferia das grandes cidades. No caso específico de Maringá, esta novidade ainda não chegou por aqui, mas a abertura dos grandes supermercados aos domingos está prejudicando...

Reforma trabalhista e o descaso com a despedida coletiva de trabalhadores

                                                               Por Por Pedro Paulo Teixeira ManusLei 13.467, de 13 de julho de 2017, que  introduz várias modificações na Consolidação das Leis do Trabalho, tem sido conhecida como a reforma trabalhista. E, com efeito, traz importantes mudanças no âmbito do direito individual, do direito coletivo, do direito sindical, do processo do trabalho, na atuação dos tribunais do trabalho e no direito administrativo do trabalho. No que respeita à dispensa de empregados, afirma seu artigo 447-A: “Art. 477-A. As...

É TUDO O QUE DESEJAMOS

365 dias de pura felicidade 52 semanas de saúde e muita disposição 12 meses de realizações e concretização de seus sonhos possíveis 8.760 horas de paz e harmonia É o que deseja o SINCOMAR a todos os comerciários de Maringá e região . Feliz 2018!

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: