O Fórum\r\nErradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente no Trabalho (FETI)\r\nem Santa Catarina, juntamente com o Ministério Público (MPT) do Trabalho e\r\ndemais entidades parceiras do FETI, coloca nas ruas uma campanha de combate ao\r\ntrabalho infantil na temporada de verão, nas principais praias do litoral\r\ncatarinense.
A campanha “Rejeite produtos vendidos por crianças e\r\nadolescentes e denuncie a exploração sexual e o trabalho infantil” orienta os\r\nturistas a não consumir produtos ou serviços oferecidos por crianças e\r\nadolescentes nas praias, festas - com destaque para o período do carnaval -,\r\npontos turísticos, estacionamentos, bares, restaurantes e outros locais\r\npúblicos. Também pede que qualquer flagrante seja denunciado pelo disque 100.
Santa Catarina está entre os estados do país com\r\nmaior número de trabalho infantil. A prática, que se concentra principalmente\r\nnas áreas rurais, na agricultura familiar, nessa época do ano ganha os centros\r\nurbanos, muitas vezes com o consentimento dos pais, sob o argumento de aumentar\r\na renda familiar e ao mesmo tempo ocupar a mão de obra infanto-juvenil no
eríodo das férias. No entanto, esses pequenos\r\ntrabalhadores acabam expostos à criminalidade, exploração sexual, tráfico de\r\ndrogas, atividades insalubres e perigosas.
Logística e apoiadores - A campanha é composta por\r\nbusdoor, leques e adesivos para automóveis. A arte foi produzida pelo núcleo de\r\ncriação da Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral do Trabalho,\r\nem Brasília, e a confecção do material paga com recursos oriundos de termos de\r\najuste de conduta (TACs) e ações civis públicas do MPT.
Em Florianópolis a distribuição de 10 mil leques e\r\n10 mil adesivos está sendo feita gratuitamente por trabalhadores da Autarquia\r\nde Melhoramentos da Capital (Comcap). A Prefeitura da capital, por meio da\r\nSecretaria de Transportes e Urbanismo, cedeu os espaços a que têm direito no\r\ncontrato, junto a empresa Publicar, em 30 ônibus do transporte coletivo da\r\nGrande Florianópolis.
Outros 10 mil adesivos e 10 mil leques estão sendo\r\ndistribuídos em outras cidades do litoral catarinense, como Balneário Camboriú,\r\nItapema e Palhoça (Pinheira e Guarda do Embaú).
Fonte: MPT
DEPUTADOS DO PARANÁ QUE VOTARAM A FAVOR DA TERCEIRIZAÇÃO
É dever da empresa provar que trabalhador não precisa de vale, fixa súmula do TST
É o empregador que deve provar que o trabalhador não precisa de vale-transporte, e não o funcionário demonstrar que tem essa necessidade. Esse entendimento foi agora estabelecido como uma orientação para decisões da Justiça do Trabalho por meio da Súmula 460 do Tribunal Superior do Trabalho. Na segunda-feira (30/5), foram publicadas três novas súmulas pelo TST. Os verbetes tratam de ônus da prova para obtenção de vale-transporte e da regularidade do depósito do FGTS e da incidência de multas em caso de reconhecimento de vínculo por decisão judicial. As alterações...
Aneel define bandeira tarifária verde em setembro
Na última sexta (26), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira tarifária verde para setembro, o que significa que o consumidor não terá um aumento no custo da energia. Luiz Eduardo Barata, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), afirmou que os reservatórios das hidrelétricas estão com um bom volume e que não deverá ser necessário acionar as usinas térmicas, que são mais caras e levariam para a bandeira tarifária amarela. Assim, a bandeira verde deve continuar pelo menos até o fim do ano. De acordo com a Aneel,...