Canindé Pegado e Luiz Carlos Motta, respectivamente o secretário\r\nGeral nacional e o presidente regional de São Paulo da União Geral dos\r\nTrabalhadores (UGT) estiveram, na tarde desta segunda-feira (06), na sede da\r\nCentral Única dos Trabalhadores (CUT) para a realização de uma reunião com\r\nrepresentantes das centrais sindicais e de sindicatos de diversas categorias\r\npara ajustar os últimos detalhes para o Dia Nacional de Mobilização, que\r\nacontecerá dia 10 de novembro.
O encontro, que fortaleceu a unidade das entidades sindicais na\r\nluta contra as consequências da aprovação da nova lei trabalhista e pela\r\nderrubada da reforma da previdência reuniu representantes da UGT, CUT, Nova\r\nCentral, Força Sindical, Intersindical, CTB, Conlutas, além de sindicatos como\r\nComerciários de SP, Metalúrgicos, Padeiros, Papeleiros, Limpeza e conservação,\r\nprofessores, metroviários, transportes de cargas, entre outros.
Canindé Pegado ressaltou que o Sindicato dos Comerciários de SP\r\nfechará suas portas e levará para as ruas seus 500 funcionários, se juntar com\r\nos Padeiros, mais 200 e o Siemaco (asseio e conservação), com 150 trabalhadores\r\njá são 850 pessoas. “Dei exemplo de três entidades, a orientação da UGT é que\r\ntodos os sindicatos filiados façam o mesmo”, explicou o sindicalista.
Segundo Motta, a UGT-SP está colocando peso para a manifestação\r\ne vem convocando as entidades no interior do Estado para não abrirem nesse dia\r\nbuscando trazerem para a capital paulista o maior número possível de\r\ntrabalhadores.
Na manifestação que ocorrerá na capital de São Paulo, os\r\nrepresentantes das centrais sindicais estimam reunir 20 mil pessoas, que\r\npercorrerão o trajeto da Praça da Sé até a Avenida Paulista, coração\r\nfinanceiro da cidade.
Fonte: site da UGT
Direitos sobre feriados trabalhados não podem ser flexibilizados
O direito ao descanso em dias de feriado ou o pagamento dobrado pelos feriados trabalhados e não compensados não pode ser flexibilizado por negociação coletiva, pois são garantidos pela Lei 605/1949, que trata do tema. Foi o que entendeu o juiz Vinícius José de Rezende, da Justiça do Trabalho de Minas Gerais, ao condenar uma empresa administradora de prestação de serviços a pagar a um trabalhador os feriados trabalhados, com o adicional de 100%. Para justificar o não pagamento do...
Senador Paim diz que governo mente sobre a reforma da previdência
O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que o governo mente quando afirma, em propaganda sobre a reforma da Previdência veiculada nos meios de comunicação, que as mudanças propostas não prejudicarão os trabalhadores. Paim disse que essa informação não procede, ao lembrar que os homens terão de trabalhar cinco anos a mais e as mulheres, sete anos. Ao mesmo tempo que propõe isso, o governo, afirmou o senador, nada faz para tornar o caixa da Previdência superavitário, como ficou provado com a CPI da Previdência, cujo relatório foi aprovado por unanimidade, inclusive com o voto...
Mc Donald demite empregado que estava com conjuntivite e justiça reverte a justa causa
A Segunda Turma do TRT-PR reverteu a dispensa por justa causa aplicada a um atendente de lanchonete da rede Mc Donalds em Umuarama, no Noroeste do Paraná, que faltou ao trabalho após ser diagnosticado com conjuntivite. Com a decisão, o trabalhador terá direito a receber verbas rescisórias como o aviso prévio indenizado e a multa de 40% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. No mesmo processo, os desembargadores negaram o pedido de indenização por dano moral, entendendo que não houve abuso de direito por parte da empresa,...