A partir de hoje a Procuradoria-Geral Federal poderá\r\ninscrever em Dívida Ativa os créditos constituídos pelo Instituo Nacional do\r\nSeguro Social -INSS em razão de benefícios previdenciários ou assistenciais\r\npagos indevidamente ou além do devido.
O procedimento está previsto na Lei nº 13.494, de 24\r\nde outubro de 2017, publicada no Diário Oficial da União de 25/10/2017, fruto\r\nda conversão da Medida Provisória nº 780, de 19 de maio de 2017.
Na prática, a lei inseriu um parágrafo 3º no art.\r\n115 da Lei de Benefícios (8.213/91), nos seguintes termos:
Art. 11. O art. 115 da Lei no 8.213, de 24 de julho\r\nde 1991, passa a vigorar acrescido do seguinte § 3º:
“Art. 115 § 3º Serão inscritos em dívida ativa pela\r\nProcuradoria-Geral Federal os créditos constituídos pelo INSS em razão de\r\nbenefício previdenciário ou assistencial pago indevidamente ou além do devido,\r\nhipótese em que se aplica o disposto na Lei no 6.830, de 22 de setembro de\r\n1980, para a execução judicial.” (NR)
Dessa forma, será possível inscrever em dívida ativa\r\nsegurados que vinham recebendo benefícios com valores acima do devido, conforme\r\napuração da autarquia, ou após as datas em que estes deveriam ter sido\r\ncessados, como por exemplo nos casos de recebimento de benefícios após o óbito\r\ndo titular.Enquanto isso, o STJ julgará em sede de recurso repetitivo (Tema\r\n979) se é devida a devolução de valores recebidos de boa-fé, a título de\r\nbenefício previdenciário, por força de interpretação errônea, má aplicação da\r\nlei ou erro da Administração da Previdência Social.
Fonte:\r\nJusbrasil
A Evolusom/Via Verdi Veículos é campeã do XXV TORCOMAR
A decisão do TORCOMAR/2017 ocorreu no último domingo, dia 16 de julho, com quatro jogos bem disputados e um bom público nas arquibancadas do Clube Campestre. Na decisão do terceiro lugar deu Noma Motors Toyota/Barbearia do Zé/Banana San Tome contra a Cofebral – 1 a 0. A decisão do título também teve placar apertado, o que mostra o equilíbrio da competição, da primeira a última rodada. A Evolusom/Via Verdi venceu a equipe da Vidraçaria Vidroman/Vidraçaria Vitória pelo placar de 2 a 1.
Senador Paim consegue assinaturas para CPI da Previdência
O que parecia aconteceu: o senador Paulo Paim (PT-RS) conseguiu as assinaturas necessárias para a abertura de uma CPI para apurar a real situação da Previdência Social O que poucos acreditavam aconteceu. A COBAP (Confederacao Brasileira De Aposentados E Pensionistas), juntamente com o senador Paulo Paim, acaba de dar um duro golpe no Governo Federal, conseguindo o número necessários de assinaturas para instaurar a Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a real situação financeira da Previdência Social. Esse fato é inédito. Pela primeira vez em 92 anos de...
Presidente da UGT vai ao senado tentar minimizar os efeitos danosos da Reforma Trabalhista
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), recebeu nessa terça-feira (9) o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah e demais dirigentes das centrais sindicais para começar a negociação a respeito da tramitação da reforma trabalhista no Senado. Jucá, que é relator da reforma na Comissão de Constituição e Justiça, disse que a reunião foi a primeira de uma série de encontros e negociações que vão ocorrer com os sindicalistas antes da votação da reforma. Na ocasião, Patah e os demais dirigentes também falaram com os outros senadores. Ricardo...