O apresentador Boris Casoy e a TV\r\nBandeirantes foram condenados a pagar indenização de R$ 60 mil por danos morais\r\nao varredor José Domingos de Melo, que participou de uma vinheta de ano novo\r\nveiculada em um dos telejornais do canal, em dezembro de 2009.
José Domingos conta que se sentiu\r\nhumilhado pelos comentários preconceituosos do apresentador. “Fui abordado pela\r\nequipe da Rede Bandeirantes solicitando que desejasse felicitações de ano novo\r\npara veiculação na TV, mas não imaginava que minha participação no programa\r\nrenderia deboche, preconceito e discriminação”, lamentou.
Na ocasião, após as imagens terem ido ao\r\nar, Casoy - sem saber que o áudio estava sendo transmitido - comentou com\r\ncolegas de estúdio: “Que merda, dois lixeiros desejando felicidades do alto das\r\nsuas vassouras. O mais baixo da escala do trabalho”.
André Filho, diretor do Siemaco (Sindicato\r\ndos Trabalhadores de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes de São\r\nPaulo), entidade filiada à UGT, repudiou a postura do apresentador "É\r\nlamentável que isso ocorra contra uma categoria que faz um trabalho essencial\r\npara a sociedade. Foi de uma irresponsabilidade muito grande",\r\nafirmou.
“Sempre acreditei no Sindicato\r\ne na Justiça”
José Domingos ficou emocionado quando o\r\nsindicato o procurou para dar a notícia de que a causa havia sido ganha.\r\n“Sempre acreditei na justiça. Sabia que uma hora ou outra isso iria acontecer.\r\nMuitos colegas diziam que era para eu desistir, que não ia dar em nada e que\r\nnós, trabalhadores, somos invisíveis perante a sociedade. Mas eu insisti,\r\nacreditei no sindicato e na justiça”, revelou.
“Nossa profissão é digna e merece\r\nrespeito como qualquer outra. Acordamos cedo e dormimos muito tarde para\r\nsustentarmos nossa família. Não é justo alguém nos tratar com desdém,\r\ndesmerecendo a atividade que exercemos. Espero que isso sirva de lição”,\r\ncompletou.
Quanto ao dinheiro, José Domingos afirmou\r\nque pretende ajudar a mãe de 75 anos, que vive em Pernambuco, reformar sua casa\r\ne também oferecer um churrasco para os amigos do trabalho. "Isso precisa\r\nser comemorado com os meus companheiros de jornada", finalizou.
Disponibilizamos aqui o link do vídeo em que Casoy fez o comentário ofensivo.https://www.youtube.com/watch?v=uI-ALaP_8xU
Fonte: Imprensa Femaco/Site UGT
Governo Temer quer permitir aposentadoria só a partir dos 70 anos
O governo de Michel Temer quer que a idade mínima para a futura geração se aposentar chegue aos 70 anos. A ideia, segundo uma fonte do governo que está participando das discussões, é estabelecer no projeto que será enviado ao Congresso duas faixas: a primeira, de 65 anos; e a segunda, de 70 anos, para ser aplicada só daqui a 20 anos. Há praticamente consenso de que a reforma da Previdência em estudo deverá estabelecer 65 anos como idade mínima a partir da aprovação do texto, mas com uma regra de transição que não penalize tanto quem já está no mercado de trabalho...
SINCOMAR em mais um conselho municipal
Os conselhos municipais estão entre os mais importantes instrumentos de gestão de políticas públicas pelo Executivo Municipal. Em Maringá, o SINCOMAR faz parte de alguns deles, como o da Saúde, o da Segurança Alimentar , o Procon e agora também o Conselho Municipal do Trabalho. Este último foi empossado quarta-feira, dia 8 de março , pelo vice-prefeito Edson Scabora. O Diretor de Assuntos Jurídicos do sindicato, Moacir Paulo de Morais, tomou posse como titular.
MPT alerta para fraudes em anúncios de emprego
Salário mínimo para vaga com exigência de pós-graduação, remuneração abaixo do piso, estágio de 10 horas diárias e até trabalhar de graça. Quem procura por oportunidades de emprego na internet, especialmente em tempos de crise, pode ter se deparado com ofertas semelhantes. Segundo o Ministério Público do Trabalho de Campinas (MPT), situações como essas são caracterizadas como fraudes trabalhistas, e se acentuam com a fragilidade dos candidatos desempregados. “Quanto maior a crise, maior o desespero, mais se vende ilusões e se aproveitam da fragilidade de uma pessoa...