44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

MP atrasa pagamento do PIS/Pasep para idosos

Data de publicação: 30/08/2017

 Quatro milhões de pessoas com 70 anos ou mais que já\r\nteriam acesso às cotas do PIS/Pasep, de acordo com o Ministério do\r\nPlanejamento, vão ter que esperar, pelo menos, até outubro deste ano para\r\nreceber os pagamentos.

\r\n\r\n

A medida provisória anunciada pelo presidente Michel\r\nTemer na última quarta-feira (23) reduziu a idade mínima para o saque das cotas\r\nde 70 anos para 65 (homens) e 62 (mulheres), mas também estabeleceu um novo\r\ncalendário de pagamentos.

\r\n\r\n

Quem se encaixa nos critérios de saque por\r\naposentadoria ou idade deverá aguardar a divulgação do cronograma, que se\r\nestenderá de outubro de 2017 a março de 2018 —pagamentos por invalidez,\r\ndeficiência física ou morte seguem normalmente.

\r\n\r\n

Hoje, quem se cadastrou no Fundo PIS/Pasep até 4 de\r\noutubro de 1988 e ainda não retirou a cota tem direito ao saque imediato.

\r\n\r\n

Para Mario Avelino, presidente do Instituto Fundo\r\nDevido ao Trabalhador, o governo “deu dez e tirou oito”. Ele considera positiva\r\na redução da idade mínima, mas diz não ser justo impor um atraso a quem já tinha\r\ndireito ao benefício.

\r\n\r\n

“São afetadas exatamente pessoas idosas, que\r\npoderiam sacar o dinheiro hoje, mas agora terão que esperar até março do ano\r\nque vem, dependendo da data do aniversário”, diz.

\r\n\r\n

Em nota, o Ministério do Palnejamento afirma que a\r\ndivulgação do calendário será feita até o dia 15 de setembro e que “aqueles com\r\nmais idade serão os primeiros na ordem de atendimento.”

\r\n\r\n

Os saques seguirão critérios estabelecidos pela\r\nCaixa Econômica Federal, responsável pelo PIS (iniciativa privada), e pelo\r\nBanco do Brasil, responsável pelo Pasep (servidores públicos).

\r\n\r\n

Segundo o Banco do Brasil, 1,34 milhão de cotistas\r\nintegrantes do Pasep se enquadram na nova regra. Em nota, o banco informa\r\napenas que o calendário de saques “será divulgado em breve, se dará a partir de\r\noutubro/2017 e será por final de inscrição.”

\r\n\r\n

A Caixa informa, por meio de sua assessoria, que\r\nestá “elaborando o calendário e adequando a sistemática” dos pagamentos.\r\nExplica também que a orientação é que pessoas acima de 70 anos aguardem o novo\r\ncronograma.

\r\n\r\n

QUEM\r\nTEM DIREITO

\r\n\r\n

O PIS/Pasep pode ser retirado por trabalhadores que\r\ncontribuíram com os fundos antes da Constituição de 1988.

\r\n\r\n

O saque é feito nas agências do Banco do Brasil, no\r\ncaso de contribuição ao Pasep, ou da Caixa Econômica Federal, no caso da\r\ncontribuição ao PIS.

\r\n\r\n

Até 4 de outubro de 1988, cada trabalhador tinha uma\r\nou mais contas no PIS/Pasep e recebia o valor conforme as cotas de\r\ncontribuição. A partir da Constituição de 1988, a arrecadação do PIS/Pasep\r\ndeixou de ir para as contas individuais. Dois quintos da receita dos tributos\r\npassaram a financiar o BNDES e três quintos passaram a ir para o FAT (Fundo de\r\nAmparo ao Trabalhador), que paga o abono salarial, o seguro-desemprego e\r\nfinancia cursos de capacitação profissional.

\r\n\r\n

Fonte:\r\nFolha de S. Paulo.

Outras Notícias

Terceirização não vale para governo nem para atividade-fim, dizem juízes

A terceirização não pode ser aplicada na administração pública direta e indireta em nenhuma hipótese, assim como não deve ser admitida na atividade-fim da iniciativa privada. Além disso, o salário e os benefícios dos terceirizados devem ser idênticos aos dos demais servidores. Essa foi a posição majoritária do plenário de evento da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, que aprovou teses que servirão de parâmetro hermenêutico para a aplicação da reforma trabalhista. O encontro em Brasília na semana passada foi marcado pelas duras...

Farmácia terá de pagar R$ 20 mil a ex-empregada acusada de furtar bombom

Demitir um trabalhador por justa causa com alegação de furto, sem que isso tenha sido provado, causa a nulidade da dispensa e indenização por danos morais. A decisão é do juiz Leador Machado, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF e TO), ao analisar o caso de uma rede de farmácias que demitiu uma funcionária do caixa por suposto furto de bombom. A empresa terá de pagar R$ 20 mil de indenização e aviso prévio com integração, férias mais terço, 13º salário...

Um golpe na terceirização: Ford desterceiriza

Parte do setor de logística da fábrica da Ford, em São Bernardo, foi "desterceirizada" neste mês. O acordo entre a montadora e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC ainda realocou funcionários para evitar demissões e trouxe 57 trabalhadores que estavam afastados por meio do lay off (suspensão temporária do contrato de trabalho). A conquista vai na contramão do cenário de queda do setor automotivo e da tramitação do PL (Projeto de Lei) 4.330, que libera a terceirização de forma...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: