O presidente do SINCOMAR, Leocides Fornazza e o advogado Walter Fernandes participaram das negociações em Brasilia.
Tratado com os dirigentes sindicais de federações e\r\nsindicatos vinculados à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio\r\n(CNTC), o consultor de negociações coletivas do Grupo Walmart Brasil, Dr. Flávio\r\nObino Filho, fechou nesta terça-feira\r\n(6), o acordo coletivo do Programa de\r\nParticipação nos Resultados (PPR) e a minuta de compromisso da rede de\r\nsupermercados com as relações sindicais e de trabalho. O pagamento da\r\nParticipação nos Lucros e Resultados (PLR) de 30% da empresa aos comerciários e\r\n70% às lojas que atingirem a meta de 100% da meta global será analisado junto à\r\ndiretoria da rede. A reunião aconteceu na sede da CNTC em Brasília.
Para o diretor de Negociação Coletiva e Relações do\r\nTrabalho da CNTC, Guiomar Vidor, o papel dos sindicatos e federações na\r\nconstrução do diálogo com a rede de supermercados no país é importante e\r\nfortalece a garantia dos direitos trabalhistas dos comerciários. “Estamos\r\natuando de forma contundente para encontrar soluções para os problemas\r\ncolocados. Esperamos que o encontro resulte em melhorias concretas para os\r\ntrabalhadores”, disse.
A PLR é garantida no acordo ou na convenção dos\r\nsindicatos e permite ao trabalhador contar com uma recompensa de reconhecimento\r\npelo bom desempenho e produtividade. Trata-se de um benefício que funciona como\r\numa espécie de bônus pago pela empresa de acordo com o seu lucro em determinado\r\nperíodo.
Walmart Brasil
Presente no país desde 1995, o Walmart é o terceiro\r\nmaior grupo supermercadista do país. No Brasil, incluindo as unidades que estão\r\nsendo fechadas, o Walmart tem cerca de 500 supermercados, 200 farmácias, 50\r\nrestaurantes e 10 postos de gasolina em 18 Estados e no Distrito Federal, além\r\ndo comércio eletrônico. O grupo trabalha também com as bandeiras Big, Bompreço,\r\nMercadorama, Todo Dia, Maxxi Atacado e Sam’s Club.
Representatividade
\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n
Participaram do encontro, representantes da CNTC,\r\nFECOSUL, FECEP, FETRACOM-MS, FEPOSPETRO, FECOMERCIÁRIOS-MA, FECONESTE,\r\nFECOMBASE, FECOMERCIÁRIOS-MG, FECOMERCIÁRIOS-SP e do Sindicato dos Comerciários\r\nde Salvador (BA).
T
Em vários países europeus o comércio fecha aos domingos
Se você se inclui naquele time de maringaenses que repudiou a aprovação do projeto de lei dos supermercados pela Câmara de Vereadores de Maringá e comprou a ideia dos grandes supermercadistas de que isso foi um atraso, é bom que saiba:Maringá não está na contramão da história. Aqui os supermercados já vinham fechando aos domingos, mas abriram por conta de liminares e mais recentemente, devido a segurança jurídica que lhe dava um decreto do presidente Temer, tornando supermercados e hipermercados em atividades essenciais. Isso sim é atraso.Se você quer saber como o comércio...
Maringá se une para tentar salvar a UEM
O reitor da UEM, Mauro Baesso pediu ajuda da comunidade maringaense para salvar a UEM. No momento o que a instituição precisa com urgência é terminar vários prédios no campus, porque falta espaço para vários cursos e laboratórios. O governo do Estado está matando as instituições públicas de ensino superior à mingua. Não manda recursos para a conclusão das obras paradas, o que só faz aumentar o prejuízo. Além disso, suprime ao máximo as verbas de custeio. Tanto que a UEM está sem condições até de comprar material de limpeza. Nesta segunda-feira , o reitor...
CARTÃO DE PONTO: Registro de jornada não pode ser suprimido por negociação coletiva, diz TST
Registro de jornada não pode ser suprimido por negociação coletiva. Com esse entendimento, a 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu de recurso de uma siderúrgica contra decisão que a condenou a pagar horas extras a um inspetor de qualidade. A decisão foi baseada na jornada informada por ele, diante da ausência de registros em cartão de ponto. reclamação trabalhista na qual o inspetor pedia o pagamento de horas extras, a empresa sustentou que o horário de serviço estava previsto no acordo coletivo, e os empregados deveriam registrar no ponto somente quando...