Cerca de 36% dos trabalhadores que já realizaram saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) utilizaram o valor para pagar dívidas atrasadas, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (12) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Dos entrevistados, 7% usaram o benefício para quitar parte de compromissos pendentes e 10% aproveitaram para antecipar o pagamento de contas não atrasadas, como crediário e prestações da casa ou do carro.
A pesquisa ainda aponta que 42% dos beneficiários utilizaram o valor para despesas do dia a dia, enquanto 6% usaram o saldo inativo para realizar compras e 16% optaram por investir ou poupar.
“Livre das dívidas, o consumidor poderá retornar ao mercado de crédito, reaquecendo as vendas do varejo”, analisa a economista-chefe do SPC Brasil, Marcel Kawauti.
Para os consumidores que ainda irão fazer os saques, a principal finalidade também será o pagamento de dívidas, indica o estudo. Enquanto 26% vão utilizar o dinheiro para quitar compromissos atrasados, 21% deverão regularizar ao menos uma parte das pendências em atraso e 25% pretendem pagar despesas do dia a dia. Apenas 4% irão utilizá-lo para compras, enquanto 3% pretendem gastar em viagens e 2% adquirir um imóvel.
Ainda de acordo com o SPC Brasil, 8% dos brasileiros já sacaram o benefício e 18% desconhecem se têm direito ao saque.
Para a realização da pesquisa, foram realizados 800 questionários em 12 capitais de cinco regiões do país na primeira quinzena de abril. Foram entrevistadas pessoas com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos sexos e diferentes classes sociais.
Terceiro Lote
Nesta sexta-feira, a Caixa Econômica Federal liberou o terceiro lote de saques de contas inativas do FGTS. Brasileiros nascidos em junho, julho e agosto poderão retirar o dinheiro do fundo de garantia de contas inativas.
Em diversas cidades brasileiras, agências da Caixa Econômica abriram duas horas mais cedo para dar fluxo aos atendimentos. O banco também abrirá excepcionalmente neste sábado (13) e terá horário estendido na próxima segunda e terça-feira.
Fonte: site da UGT Nacional
Riachuelo vai pagar pensão mensal a costureira que colocava elástico em 500 calças por hora
A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a Guararapes Confecções S.A. (Grupo Riachuelo) ao pagamento de R$ 10 mil e pensão mensal a uma costureira que teve sua capacidade de trabalho diminuída devido à jornada exaustiva exigida pela empresa. A condenação baseou-se no artigo 950 do Código Civil, que determina a concessão de indenização às vitimas de incapacidade laboral desenvolvida no desempenho da atividade profissional. As informações foram divulgadas no site...
Ações Coletivas do SINCOMAR Beneficiam Centenas de Trabalhadores Todos os Anos.
O SINCOMAR atua rotineiramente como substituto processual de empregados das empresas do comércio pertencente a sua base territorial, defendendo os direitos dos seus representados, reivindicando o cumprimento de disposições legais-convencionais, efetuando o pagamento de verbas aos obreiros prejudicados pela ação empresarial. Ou seja, a atuação sindical é decorrente do descumprimento de cláusulas de Convenções Coletivas de Trabalho, acordos coletivos ou norma legal, em especial quanto à adoção do trabalho de empregados em ocasiões expressamente vedadas (domingos e feriados, ou, em...
Presidente promete manter valorização do Salário Mínimo
Dirigentes da União Geral Trabalhadores (UGT) e representantes das demais centrais sindicais participaram, nessa segunda-feira, 8/12/14, de uma reunião com a presidenta Dilma Ropuseff, no Palácio do Planalto, em Brasília. Pela UGT, participaram do encontro o presidente nacional da central, Ricardo Patah, o Secretario de Organização, Francisco Pereira, o Chiquinho e Luiz Carlos Motta, presidente da UGT estadual de São Paulo. Durante a reunião o presidente da UGT, Ricardo Patah, pediu a presidenta a abertura de diálogo entre...