Cerca de 36% dos trabalhadores que já realizaram saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) utilizaram o valor para pagar dívidas atrasadas, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (12) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Dos entrevistados, 7% usaram o benefício para quitar parte de compromissos pendentes e 10% aproveitaram para antecipar o pagamento de contas não atrasadas, como crediário e prestações da casa ou do carro.
A pesquisa ainda aponta que 42% dos beneficiários utilizaram o valor para despesas do dia a dia, enquanto 6% usaram o saldo inativo para realizar compras e 16% optaram por investir ou poupar.
“Livre das dívidas, o consumidor poderá retornar ao mercado de crédito, reaquecendo as vendas do varejo”, analisa a economista-chefe do SPC Brasil, Marcel Kawauti.
Para os consumidores que ainda irão fazer os saques, a principal finalidade também será o pagamento de dívidas, indica o estudo. Enquanto 26% vão utilizar o dinheiro para quitar compromissos atrasados, 21% deverão regularizar ao menos uma parte das pendências em atraso e 25% pretendem pagar despesas do dia a dia. Apenas 4% irão utilizá-lo para compras, enquanto 3% pretendem gastar em viagens e 2% adquirir um imóvel.
Ainda de acordo com o SPC Brasil, 8% dos brasileiros já sacaram o benefício e 18% desconhecem se têm direito ao saque.
Para a realização da pesquisa, foram realizados 800 questionários em 12 capitais de cinco regiões do país na primeira quinzena de abril. Foram entrevistadas pessoas com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos sexos e diferentes classes sociais.
Terceiro Lote
Nesta sexta-feira, a Caixa Econômica Federal liberou o terceiro lote de saques de contas inativas do FGTS. Brasileiros nascidos em junho, julho e agosto poderão retirar o dinheiro do fundo de garantia de contas inativas.
Em diversas cidades brasileiras, agências da Caixa Econômica abriram duas horas mais cedo para dar fluxo aos atendimentos. O banco também abrirá excepcionalmente neste sábado (13) e terá horário estendido na próxima segunda e terça-feira.
Fonte: site da UGT Nacional
Motorista obrigado a dormir no caminhão é indenizado
A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Unimarka Distribuidora Ltda., do Espírito Santo, a indenizar um motorista que era obrigado a dormir no caminhão, porque a empresa não lhe fornecia ajuda para pernoite. Anteriormente, o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES) havia excluído da condenação a indenização por dano moral, por não constatar, na situação, ofensa à honra ou à imagem do trabalhador capaz de responsabilizar a empresa por suposto dano causado. No...
Informativo SINCOMAR Convenções Coletiva 2016/2017
SINCOMAR/SIVAMAR Os sindicatos SINCOMAR e SIVAMAR comunicam que foi assinada a Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017. O percentual de reajuste de salário, para os trabalhadores admitidos antes de julho/2015 ficou em 10%. Para aqueles admitidos desse mês em diante, o aumento será aplicado de forma proporcional, conforme a seguinte tabela: Mês/Admissão Percentual Mês/Admissão Percentual jun/15 10,00% 12/2015 4,99% jul/15 9,16% 01/2016 4,16% ago/15 8,33% 02/2016 3,33% set/15 7,49% ...
Centrais sindicais mineiras aprovam agenda de resistência pela garantia de direitos
A União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG) e as centrais sindicais CTB-MG, CUT-MG, Força Sindical-MG e NCST-MG se reuniram na manhã de quarta-feira, 31/08. O objetivo foi avaliar o Dia Nacional de Mobilização e Luta, realizado em 16 de agosto de 2016, em Belo Horizonte, e traçar novas estratégias em defesa do emprego e pela garantia de direitos. Os representantes das centrais sindicais concordam que o ato unificado foi muito positivo e demonstrou a capacidade de organização e mobilização das centrais sindicais. Além disso, aglutinou movimentos sociais,...