O\r\nque parecia aconteceu: o senador Paulo Paim (PT-RS) conseguiu as assinaturas\r\nnecessárias para a abertura de uma CPI para apurar a real situação da\r\nPrevidência Social
O que poucos acreditavam aconteceu. A COBAP (Confederacao Brasileira\r\nDe Aposentados E Pensionistas), juntamente com o senador Paulo Paim, acaba de\r\ndar um duro golpe no Governo Federal, conseguindo o número necessários de\r\nassinaturas para instaurar a Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a\r\nreal situação financeira da Previdência Social.
Esse fato é inédito. Pela primeira vez em 92 anos de existência, o\r\nINSS sofrerá uma severa investigação. Serão apurados desvios de verbas, fraudes,\r\nsonegações e todos os tipos de irregularidades.
A ideia de criar uma CPI na Previdência Pública partiu do presidente\r\nda COBAP, Warley Martins, que buscou o apoio do senador Paim para oficializar\r\num complicado processo investigativo que será histórico.
“Vamos provar de uma vez por todas que não existe déficit na\r\nPrevidência. Não tem rombo, tem roubo. Muita gente vai parar na cadeia, será\r\npior que a operação lava-jato”, disse Warley.
Para abertura desta CPI eram necessários que dois terços dos 81\r\nsenadores assinassem o pedido (ou seja, 27 membros). Graças ao trabalho e\r\npressão da COBAP nas ruas e ao prestígio de Paulo Paim, até agora 29\r\nparlamentares assinaram o documento, garantindo a instauração da investigação\r\nnos cofres do INSS durante as últimas décadas. Espera-se que outros senadores\r\nassinem, para que a CPI ganhe mais força e maior representatividade\r\npolítica.
O Senado terá até 120 dias para concluir a investigação na\r\ncontabilidade do setor. Essa façanha pode “engessar” a maldita reforma da\r\nprevidência e também impedir sua aprovação no Congresso Nacional.
Fonte: site da UGT
\r\n\r\n
MTE tira do papel projeto da nova carteira de trabalho digital
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, deu início na última quarta-feira (17) em Fortaleza ao projeto de lançamento da nova versão da Carteira de Trabalho Digital, que já na sua emissão terá os dados do trabalhador cruzados com as várias entidades governamentais, coletando “on line” as informações do cidadão atualizadas. A iniciativa faz parte de um projeto de modernização da estrutura do Ministério em todo país e segundo o ministro a intenção é,...
TRT/PR condena banco por espionar empregados
O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) condenou o banco HSBC a pagar multa de R$ 2 milhões por danos morais coletivos, por ter espionado a vida privada de 152 funcionários da instituição entre os anos de 1999 e 2003, empregados que estavam afastados por problemas de saúde pelo INSS. A decisão diminuiu o valor da multa determinada pela Justiça do Trabalho em primeiro grau, proferida em fevereiro deste ano, que colocava multa de R$ 67,5 milhões. Ainda cabe recurso, segundo o TRT-PR. Após a decisão...
Empresas devem fornecer equipamento e controlar jornadas de home office, recomenda MPT
O MPT - Ministério Público do Trabalho emitiu nota técnica que estabelece orientações para o home office. Desde março, empresas adotaram o formato de trabalho em casa devido às medidas de isolamento e distanciamento social para controle do novo coronavírus. As 17 recomendações do órgão visam o cumprimento das normas trabalhistas também na modalidade à distância. Temas como ética digital e atenção à ergonomia em casa estão entre as recomendações da nota técnica emitida pelo MPT. À empresa, é indicado formalizar o home office por meio de aditivo ao contrato de trabalho...