O\r\nque parecia aconteceu: o senador Paulo Paim (PT-RS) conseguiu as assinaturas\r\nnecessárias para a abertura de uma CPI para apurar a real situação da\r\nPrevidência Social
O que poucos acreditavam aconteceu. A COBAP (Confederacao Brasileira\r\nDe Aposentados E Pensionistas), juntamente com o senador Paulo Paim, acaba de\r\ndar um duro golpe no Governo Federal, conseguindo o número necessários de\r\nassinaturas para instaurar a Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a\r\nreal situação financeira da Previdência Social.
Esse fato é inédito. Pela primeira vez em 92 anos de existência, o\r\nINSS sofrerá uma severa investigação. Serão apurados desvios de verbas, fraudes,\r\nsonegações e todos os tipos de irregularidades.
A ideia de criar uma CPI na Previdência Pública partiu do presidente\r\nda COBAP, Warley Martins, que buscou o apoio do senador Paim para oficializar\r\num complicado processo investigativo que será histórico.
“Vamos provar de uma vez por todas que não existe déficit na\r\nPrevidência. Não tem rombo, tem roubo. Muita gente vai parar na cadeia, será\r\npior que a operação lava-jato”, disse Warley.
Para abertura desta CPI eram necessários que dois terços dos 81\r\nsenadores assinassem o pedido (ou seja, 27 membros). Graças ao trabalho e\r\npressão da COBAP nas ruas e ao prestígio de Paulo Paim, até agora 29\r\nparlamentares assinaram o documento, garantindo a instauração da investigação\r\nnos cofres do INSS durante as últimas décadas. Espera-se que outros senadores\r\nassinem, para que a CPI ganhe mais força e maior representatividade\r\npolítica.
O Senado terá até 120 dias para concluir a investigação na\r\ncontabilidade do setor. Essa façanha pode “engessar” a maldita reforma da\r\nprevidência e também impedir sua aprovação no Congresso Nacional.
Fonte: site da UGT
\r\n\r\n
Novo presidente do TST sobre custeio de sindicatos: “Quem manda é a assembleia de cada sindicato e o que ela decidir deve ser respeitado”
Os sindicalistas cumprimentaram-no pela posse, conversaram sobre os desafios impostos pela reforma trabalhista, preocupação com a ofensiva governamental e patronal contra a categoria e presentearam-no com publicações da entidade e a camiseta da campanha "Apagar o professor é apagar o futuro". Gilson Reis, coordenador-geral da Contee, apresentou a entidade ao ministro e disse que há uma perspectiva nova, de maior diálogo, com o Tribunal: "Por trás de cada artigo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) há uma história de luta pelos direitos dos trabalhadores...
Alimentos subiram 129% em dez anos; cebola e batata dispararam
Em dez anos, alimentos e bebidas aumentaram 129%, segundo IBGE. Para quem costuma ir à feira e ao supermercado, não é novidade: os alimentos e bebidas subiram bem acima da inflação nos últimos anos. Desde 2007, a alta média de preços desse grupo bateu em 129% – enquanto isso, a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 77,4%, segundo Eulina Nunes, coordenadora de índice de preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE). Para alguns alimentos, no entanto, a alta foi ainda mais forte. Itens que frequentam bastante a mesa...
Cobrança abusiva de metas gera indenização no Paraná
A Fináustria Financiamentos de Curitiba e o banco Itaú Unibanco S.A. foram condenados solidariamente a indenizar por danos morais uma ex-operadora de financiamentos por submetê-la a cobranças excessivas de metas, através da divulgação de um ranking de comparação entre os operadores, ameaças de demissão e ofensa moral. A trabalhadora foi contratada pela financeira em 2007 e atuava junto a concessionárias de veículos na intermediação de contratos de financiamento. Ela foi demitida sem justa...