44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

De cada três novos desempregados no mundo em 2017, um será brasileiro, diz OIT

Data de publicação: 13/01/2017

O Brasil terá em 2017 o maior aumento\r\ndo desemprego entre as economias do G-20 e adicionará 1,4 milhão de novos\r\ntrabalhadores sem emprego à sociedade até 2018. Os dados são da Organização\r\nInternacional do Trabalho que, em um informe publicado nesta quinta-feira,\r\nalerta que o desemprego no País vai continuar a se expandir para atingir um\r\ntotal de 13,8 milhões de brasileiros até o ano que vem. 

\r\n\r\n

A OIT estima que, entre 2016 e 2017,\r\no exército de desempregados no planeta aumentará em 3,4 milhões. Mas o epicentro\r\ndessa crise será o Brasil, responsável por 35% desse número, com 1,2 milhão em\r\n2017 e mais 200 mil em 2018. De cada três novos desempregos no mundo, um será\r\nbrasileiro.  

\r\n\r\n

Em termos absolutos, o Brasil terá a\r\nterceira maior população de desempregados entre as maiores economias do mundo,\r\nsuperado apenas pela China e Índia, países com uma população cinco vezes\r\nsuperior a do Brasil. Nos EUA, com uma população 50% superior à brasileira, são\r\n5 milhões de desempregados a menos que no País. 

\r\n\r\n

"As coisas vão piorar no Brasil\r\nantes de voltar a melhorar", alertou o economista-senior da OIT, Steve\r\nTobin. Pelos dados da entidade, o número de brasileiros sem empregos passará de\r\n12,4 milhões em 2016 para 13,6 milhões em 2017. Para 2018, o número total\r\nchegará a 13,8 milhões.  

\r\n\r\n


Em termos percentuais, o salto no\r\ndesemprego no Brasil vai ser o maior entre as economias do G-20. A taxa irá\r\npassar de 11,5% em 2016 para 12,4% em 2017. Ao final de 2018, apenas a África\r\ndo Sul terá um índice de desemprego ainda superior ao do Brasil.  

\r\n\r\n

Na avaliação de Tobin, existem\r\nindicações de que a economia brasileira vai começar a se recuperar em 2018. Mas\r\num impacto no mercado de trabalho não seria imediato, já que empresas tendem a\r\naguardar antes de voltar a contratar. "Mesmo que o PIB melhore, existe uma\r\nreação retardada no mercado de trabalho", explicou. Na avaliação da\r\nentidade, a recessão em 2016 no Brasil foi "mais profunda que\r\nantecipada" e que essa realidade ainda vai se fazer sentir em 2017.

\r\n\r\n

 Um dos temores ainda da OIT é de que a\r\ninformalidade no mercado de trabalho brasileiro cresça, assim como a taxa de\r\npessoas em empregos precários. 

\r\n\r\n

Impacto. Na OIT, os economistas não\r\nescondem que os números brasileiros tiveram um impacto mundial e afetaram os\r\ncálculos gerais. Para a entidade, como consequência, a América Latina tem hoje\r\no maior desafio do desemprego no mundo, diante da recessão e suas consequências\r\nem 2017. Além disso, o continente conta ainda com uma população jovem,\r\npressionando o mercado de trabalho.  

\r\n\r\n

No total, a região deve terminar 2017\r\ncom uma taxa de desemprego de 8,4%, 0,3 pontos a mais que em 2016. "Isso\r\nserá amplamente gerado pelo aumento do desemprego no Brasil", disse a OIT,\r\nlembrando que a recessão de 2016 foi a segunda em menos de uma década.   

\r\n\r\n

Além do desemprego, a OIT alerta para\r\no fato de que 42% daqueles com um trabalho ocupam postos com alta taxa de\r\nvulnerabilidade, baixos salários e nenhum direito. "Nos países emergentes,\r\nquase um em cada dois trabalhadores vivem uma situação de\r\nvulnerabilidade", disse Tobin, economista da OIT.  

\r\n\r\n

Sem um crescimento suficiente da\r\neconomia mundial, essa população com trabalhos precários deve aumentar em 11\r\nmilhões de pessoas. O número de trabalhadores ganhando menos de US$ 3,10 por\r\ndia deve também aumentar e mais de 5 milhões em apenas dois anos.  

\r\n\r\n

Fonte: Estadão

\r\n\r\n

 

Galeria de Fotos

Outras Notícias

Com reforma, idade para aposentadoria no Brasil pode chegar a 70 anos

A proposta de reforma da Previdência que o governo do presidente em exercício Michel Temer vai enviar ao Congresso pode prever a adoção da idade mínima para aposentadoria em duas etapas. Ao final delas, o trabalhador precisará ter completado 70 anos para ter direito ao benefício integral. Num primeiro momento, está cristalizada a idade mínima de 65 anos para homens e um pouco menos para as mulheres (provavelmente, 62). O período de transição para adoção da medida será de 15 anos para eles e um tempo maior, ainda não estipulado, para elas.Depois de instituída a idade mínima...

Transportadora é condenada por impor jornada de trabalho exaustiva a motorista

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho restabeleceu sentença que deferiu R$ 25 mil de indenização por dano moral a um empregado da empresa paulista Tegma Cargas Especiais Ltda., que realizava jornada de 6h às 20h e ainda tinha o intervalo intrajornada reduzido parcialmente. Ele exercia na empresa as funções de motorista de rodotrem, ransportando ácido sulfônico, em escala 4x2.A verba indenizatória, fixada inicialmente pela Vara do Trabalho de Indaiatuba (SP), havia sido excluída pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (SP). No entendimento regional, a empresa somente...

Assédio sexual: o que é, quais são os seus direitos e como prevenir?

O assédio sexual é definido, de forma geral, como o constrangimento com conotação sexual no ambiente de trabalho, em que, como regra, o agente utiliza sua posição hierárquica superior ou sua influência para obter o que deseja. Em 2019, essa prática foi tema de 4.786 processos na Justiça do Trabalho.  Segundo a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Maria Cristina Peduzzi, é dever do empregador promover a gestão racional das condições de segurança e saúde do trabalho. “Ao deixar de providenciar essas medidas,...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: