44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Taxa básica de juros tem segunda queda consecutiva e fica em 13,75% ao ano

Data de publicação: 01/12/2016

O Comitê de Política Monetária (Copom) do\r\nBanco Central (BC) anunciou esta semana  uma nova redução dos juros básicos da\r\neconomia (Selic), de 0,25% ponto percentual. A taxa, que estava em 14% ao ano,\r\ncaiu para 13,75% ao ano. A decisão foi unânime.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

No mês passado, o comitê também reduziu a\r\nSelic em 0,25 ponto percentual, a primeira queda em quatro anos.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

De acordo com comunicado divulgado pelo\r\nBC após a reunião, “a inflação recente mostrou-se mais favorável que o\r\nesperado, em parte em decorrência de quedas de preços de alimentos, mas também\r\ncom sinais de desinflação mais difundida”.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

O Copom destaca ainda, entre outros\r\nfatores, que as projeções para a inflação de 2016, nos cenários de referência e\r\nmercado, recuaram e se encontram em torno de 6,6%. As projeções para 2017, nos\r\ncenários de referência e mercado, situam-se em torno de 4,4% e 4,7%,\r\nrespectivamente. Para 2018, as projeções encontram-se em torno de 3,6% e 4,6%,\r\nnos cenários de referência e mercado, respectivamente. Além disso, na visão do\r\ncomitê, os passos no processo de aprovação das reformas fiscais têm sido\r\npositivos até o momento.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Principal instrumento usado pelo BC para\r\ncontrolar a inflação, a taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos\r\npúblicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Quando o Copom\r\naumenta a taxa, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos\r\nnos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a\r\npoupança. Quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito\r\nfique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, mas a medida alivia o\r\ncontrole sobre a inflação. Quando mantém a taxa, o Copom considera que ajustes\r\nanteriores foram suficientes para alcançar o objetivo de controlar a inflação.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

No Relatório de Inflação, divulgado no\r\nfim de setembro pelo Banco Central, a autoridade monetária estima que o IPCA\r\nencerre 2016 em 7,3%. O mercado financeiro já estima um índice menor. De acordo\r\ncom o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada\r\npelo Banco Central, a inflação oficial fechará o ano em 6,8%.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Fonte: Agência Brasil

\r\n\r\n

 

Galeria de Fotos

Outras Notícias

Enfermeira com doença resultante de movimentos repetitivos será indenizada

A doença desenvolvida por causa de atividade profissional atinge os direitos da personalidade do trabalhador e fere seu patrimônio imaterial, gerando o direito à reparação. Assim entendeu o juiz Ricardo Machado Lourenço Filho ao condenar uma rede de clínicas médicas a indenizar por danos morais e materiais uma trabalhadora. A trabalhadora — que desenvolveu problemas osteomusculares devido à intensidade e à repetição dos movimentos feitos durante a execução de suas tarefas — receberá...

MPT processa Lojas Americanas por assédio moral a funcionários.

Imprimir    A-    A    A+O Ministério Público do Trabalho (MPT) processou a rede varejista Lojas Americanas, por meio de inquérito civil, por praticar assédio moral em funcionários de uma unidade localizada no centro de Campinas, interior de São Paulo.A denúncia, protocolada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio em Campinas, aponta a ocorrência contínua de atos de humilhação sofridos pelos empregados do estabelecimento, os quais foram vítimas de gritos, ameaças de demissão e tratamento grosseiro por parte de membros...

Senador une-se a juízes e procuradorers para propor “nova CLT”

Ainda está sob a forma de sugestão legislativa. Mas o debate em torno de uma “nova CLT” já está começando no Parlamento. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (10 de maio) pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que defende a elaboração de novas regras para regulamentar a área trabalhista. Tanto o senador gaúcho quanto os juízes filiados à Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) acham que o país precisa construir um novo marco nas relações trabalhistas, já que a CLT foi rasgada. A discussão foi levada para o Congresso Nacional  seis...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: