Segundo estimativa do DIEESE, até dezembro\r\nde 2016, deverão ser injetados na economia brasileira aproximadamente R$ 197\r\nbilhões, com o pagamento do 13º salário. Este montante representa cerca de 3%\r\ndo Produto Interno Bruto (PIB) do país e será pago aos trabalhadores do mercado\r\nformal, inclusive aos empregados domésticos; aos beneficiários da Previdência\r\nSocial e; aos aposentados e beneficiários de pensão da União e dos estados e\r\nmunicípios. Cerca de 84 milhões de brasileiros serão beneficiados com um\r\nrendimento adicional, em média, de R$ 2.192.
Para o cálculo, o DIEESE leva em conta\r\ndados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de\r\nEmpregados e Desempregados (Caged), ambos do Ministério do Trabalho. Também\r\nforam consideradas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios\r\n(Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e\r\ninformações da Previdência Social e da Secretaria Nacional do Tesouro\r\n(STN).
\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n\r\n
Fonte:UGT
A importância do Abril Verde
Prevenir acidentes e doenças do trabalho demanda ações da sociedade nos 12 meses do ano. Mas o trabalho de conscientização de empregados e empregadores ganha reforço extra quando centralizado em campanhas específicas como a do ABRIL VERDE, que ocorre anualmente. Abril Verde é uma campanha de conscientização e orientação criada por um movimento de iniciativa da população, com o objetivo de garantir segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os trabalhadores brasileiros, seja de que atividade for.
Ajuste fiscal é de natureza neoliberal e reduz papel do Estado na economia
As medidas anunciadas pelo governo, listadas na PEC 241/161 (PEC 55, no Senado Federal), que têm como objetivo promover ajustes nas contas públicas, trazem na essência uma redução expressiva do papel do Estado como indutor do desenvolvimento do país. Trata-se, no fundo, de uma tentativa de reforma neoliberal do Estado brasileiro. O aumento das despesas públicas, sem a existência de receitas suficientes para cobri-las, constitui a principal razão que levou o governo a propor o ajuste. O déficit, surgido a partir desse descasamento de contas, deverá ser reduzido e transitar para...
Brasileiros terão 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos em 2016
O cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos em 2016 foi divulgado nesta segunda-feira (4/1) pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Valdir Moysés Simão. Serão, no total, nove feriados nacionais, e cinco dias de pontos facultativos. As datas constam na Portaria n° 630, publicada na Seção 1 do Diário Oficial da União. Segundo a pasta, os eventos devem ser observados pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços...