44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Eleitor que não votou nem justificou no 1º turno pode votar normalmente no 2º

Data de publicação: 28/10/2016

Mesmo quem não compareceu à seção eleitoral no\r\nprimeiro turno das eleições municipais, no dia 2 de outubro, nem conseguiu\r\njustificar a ausência às urnas, poderá votar normalmente nas eleições deste\r\ndomingo (30), para escolher prefeitos e vice-prefeitos. O segundo turno será\r\nrealizado em 57 cidades de 20 estados, de acordo com dados divulgados pelo\r\nTribunal Superior Eleitoral (TSE).

\r\n\r\n

Caso esteja fora do seu domicílio eleitoral no dia\r\n30, o eleitor poderá justificar a ausência apresentando o Requerimento de\r\nJustificativa Eleitoral nos locais de votação. O documento é distribuído nesses\r\nlocais e também pode ser impresso no portal do TSE na internet. O eleitor terá\r\nde preencher o formulário e assiná-lo na presença de um mesário.

\r\n\r\n

Além do requerimento preenchido e do número do seu\r\ntítulo, o eleitor terá de apresentar um documento de identificação oficial com\r\nfoto, como carteiras de identidade, de habilitação ou de trabalho, passaporte,\r\nidentidade funcional ou qualquer outro documento de valor legal.

\r\n\r\n

Se o eleitor não puder apresentar a justificativa no\r\ndia da votação, deverá fazê-lo até o dia 29 de dezembro (60 dias após o segundo\r\nturno). E quem não votou, nem justificou a ausência no primeiro turno tem até o\r\ndia 1º de dezembro para fazê-lo. Nessas situações, a justificativa poderá ser\r\nentregue em qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral ou encaminhada,\r\nvia postal, ao cartório da zona eleitoral onde o eleitor for inscrito.

\r\n\r\n

Aqueles que estiverem no exterior no dia da eleição\r\nterão até 30 dias contados da data do retorno ao Brasil para apresentar a\r\njustificativa à Justiça Eleitoral, podendo entregá-la pessoalmente ou\r\nencaminhá-la pelos Correios. O requerimento deve ser apresentado - juntamente\r\ncom cópia de documento brasileiro válido de identificação e com a prova do\r\nmotivo alegado - ao respectivo cartório do município onde o eleitor vota.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Sanções

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

O eleitor que não votar e não apresentar\r\njustificativa ficará impedido de tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou\r\nprova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles e renovar\r\nmatrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

\r\n\r\n

Já aquele que não votar em três eleições\r\nconsecutivas, não justificar sua ausência, nem quitar a multa devida terá a\r\ninscrição cancelada. Para efeito de cancelamento, cada turno é considerado uma\r\neleição.

\r\n\r\n

Acessibilidade

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

No dia da votação, o eleitor não poderá entrar\r\nacompanhado na cabina, para preservar o sigilo do voto, garantido pela\r\nConstituição. No entanto, pessoas que tenham alguma restrição de mobilidade ou\r\ndificuldade de locomoção têm o direito de ser auxiliadas por alguém de sua\r\nconfiança na hora de votar.

\r\n\r\n

As urnas eletrônicas são identificadas com uma marca\r\nem relevo na tecla 5 para orientar o eleitor cego com relação às demais teclas\r\ne um sistema de áudio, que é automaticamente habilitado para o eleitor que já\r\nse identificou à Justiça Eleitoral como deficiente visual. 

\r\n\r\n

Fonte:\r\nAgência Brasil.

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Centrais rejeitam propostas para reformar Previdência

O movimento trabalhista deve reiterar na próxima reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social, dia 17, sua posição frontalmente contrária à reforma no sistema de proteção social que está sendo discutida dentro do governo. De acordo com as centrais procuradas pelo Valor, não há possibilidade de diálogo enquanto as propostas apresentadas derem espaço para redução de direitos. Também integrantes...

Encarregado demitido em desacordo com política interna do Walmart será reintegrado

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve a condenação da WMS Supermercados do Brasil Ltda. (Walmart) à reintegração de um encarregado de seção demitido sem que fossem observados os critérios demissionais estipulados em norma interna da própria rede de supermercados. O profissional trabalhou para o Walmart de 1998 a 2013. Na reclamação trabalhista em que pediu a reintegração, afirmou que a empresa instituiu em 2006 a chamada "Política de Orientação para Melhoria",...

Trabalhador realocado por problema de saúde não perde adicional da antiga função

Um trabalhador que é realocado de função na empresa por causa de problemas de saúde não pode ter seu salário rebaixado, ainda mais se a lesão ocorreu devido à sua atuação no emprego. Com esse entendimento, a 7ª Turma do Tribunal Superior Trabalho condenou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) a restabelecer o pagamento do Adicional de Distribuição e Coleta Externa (AADC) a um carteiro, retirado depois que ele foi readaptado na função de atendente comercial por causa de doença profissional. De acordo com os ministros, a readaptação não pode implicar redução...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: