O empregador\r\nnão tem o direito de submeter os empregados a situações constrangedoras e\r\nhumilhantes, nem mesmo durante dispensa. Com esse entendimento, a 3ª Turma do\r\nTribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) condenou um empregador a\r\nindenizar, por danos morais, um auxiliar de manutenção que foi demitido aos gritos\r\ne escoltado para fora do escritório ao imprimir documentos particulares na\r\nimpressora da empresa.
Contratado\r\npela transportadora em março de 2014, o auxiliar foi dispensado sem justa causa\r\nquatro meses depois, quando imprimiu algumas folhas de documentos particulares\r\nna empresa, sem autorização. Colegas do empregado presenciaram a demissão e\r\nconfirmaram que o supervisor alterou o tom de voz ao repreendê-lo e demiti-lo.\r\nAs testemunhas também relataram que, a partir da dispensa, o funcionário passou\r\na ser acompanhado por um colega durante todo o período em que permaneceu nas\r\ndependências da empresa.
Os\r\ndesembargadores da 3ª Turma entenderam que a conduta do empregador ultrapassou\r\nos limites da razoabilidade, configurando abuso de poder. No acórdão, eles\r\n mantiveram a sentença da juíza Camila Campos de Almeida, da 23ª Vara de\r\nCuritiba, e condenaram a transportadora e mais três empresas que fazem parte do\r\nmesmo grupo econômico a indenizar o trabalhador em R$ 5 mil, por danos morais.
"No âmbito infraconstitucional, a\r\nindenização por dano moral encontra-se assegurada no artigo 186 do Código\r\nCivil, o qual dispõe que aquele que, por ação ou omissão voluntária,\r\nnegligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que\r\nexclusivamente moral, comete ato ilícito", ressaltou a decisão de 2º grau,\r\nde relatoria da desembargadora Thereza Cristina Gosdal. A empresa recorreu da\r\ndecisão.
Fonte: Assessoria de Imprensa do TRT-9.
Quase 100% das vagas criadas no setor privado são informais, diz IBGE
Isso desmente as informações oficiais do governo, que a mídia reproduz com entusiasmo, de que o mercado de trabalho começou a dar sinais de recuperação Quase 100% das vagas geradas no setor privado neste ano foram informais, segundo análise do IBGE baseada nos dados extraídos da pesquisa Pnad Contínua, divulgada nesta quinta-feira (30) pelo instituto. Os cálculos de Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, são aproximados e demonstram a tendência de informalidade verificada na geração de emprego recente no país. A...
Supermercado é condenado por desrespeitar política interna de demissão
Uma rede de supermercado do Paraná terá de indenizar uma trabalhadora demitida sem respeitar a política interna da empresa, o que poderia evitar a demissão. A decisão é da 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), que obrigou a empresa a pagar o equivalente a seis meses de salário por ter dispensado a trabalhadora sem que ela passasse pelo "Programa de Orientação para Melhoria".Os empregados submetidos ao programa participavam de debates sobre desempenho e da elaboração de um plano de ação, devendo seguir as orientações e melhorar os resultados para...
Fechada a Convenção 2014/2015 do segmento varejista.
Fechada a Convenção 2014/2015 A Diretoria do SINCOMAR fechou hoje a Convenção Coletiva do segmento varejista (SINCOMAR/SIVAMAR), que as entidades há dias negociava. O reajuste ficou em 9%, cerca de 3% de ganho real, acima da inflação do período. Confira a integra na guia convenções.