Trabalhador pode acumular adicionais de insalubridade e\r\npericulosidade quando os fatos geradores forem distintos. Com esse\r\nentendimento, a 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho negou provimento a\r\nrecurso de uma fabricante de eletrodomésticos contra decisão que a condenou a\r\npagar os benefícios a um operador de produção de Joinville (SC).
O empregado trabalhou na companhia de abril de 2010 a junho de\r\n2011 e requereu, entre outras demandas, a condenação da empregadora ao\r\npagamento do adicional de insalubridade, pelo contato e manipulação de produtos\r\nquímicos e ruído, e de periculosidade, pela exposição à radiação não ionizante.\r\nA empresa contestou o pedido alegando que fornecia equipamentos de proteção\r\nindividual (EPIs) e sustentou que a cumulação de adicionais é vedado pelo\r\nartigo 193, parágrafo 2º, da Consolidação das Leis do Trabalho.
O juízo da 2ª Vara do Trabalho de Joinville, apesar de admitir a\r\nconclusão da perícia de que a atividade era insalubre e perigosa, condenou a\r\ncompanhia apenas ao pagamento do adicional de periculosidade. Considerando a\r\nimpossibilidade de cumulação dos adicionais, concedeu a parcela mais benéfica\r\nao trabalhador. O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), no entanto,\r\nentendeu que "nada impede a cumulação dos adicionais de insalubridade e\r\npericulosidade", condenando a fabricante de eletrodomésticos ao pagamento\r\ndas duas parcelas.
Fato gerador distinto
\r\nO relator do Recurso de Revista da empresa ao TST, ministro Douglas Alencar\r\nRodrigues, manteve a decisão regional, com base na jurisprudência estabelecida\r\npela SDI-1 sobre o tema. Douglas Alencar explicou que a subseção, responsável\r\npela uniformização da jurisprudência das turmas do TST, firmou entendimento de\r\nque o direito à cumulação deve ser reconhecido quando o fato gerador dos\r\nadicionais for diverso. "Restam expressamente delineadas premissas fáticas\r\na demonstrar que cada um dos adicionais em questão teve, comprovadamente, como\r\nfato gerador, situações distintas", afirmou.
O ministro Cláudio Brandão, que\r\nacompanhou o voto do relator, observou que esse foi o primeiro caso julgado\r\npela 7ª Turma após a definição da matéria pela SDI-1. A decisão foi unânime.
Fonte: Assessoria de Imprensa do TST
A nova logo do SINCOMAR
Lutas e conquistas marcam a história do SINCOMAR. E essa história é traduzida em linguagem gráfica na nova versão da logomarca do sindicato escolhida, pelo voto dos comerciários, em pesquisa realizada via site. A diretoria sorteou uma bicicleta de 18 marchas entre os associados que participaram da pesquisa. O ganhador foi Lucas Vinícius Presence Sanches, da Zacarias Veículos, que recebeu o prêmio no último dia 5 de julho das mãos do presidente Leocides Fornazza e do diretor social Celso Schwind.
Após 8 anos, Boris Casoy é condenado por ofender trabalhador
O apresentador Boris Casoy e a TV Bandeirantes foram condenados a pagar indenização de R$ 60 mil por danos morais ao varredor José Domingos de Melo, que participou de uma vinheta de ano novo veiculada em um dos telejornais do canal, em dezembro de 2009. José Domingos conta que se sentiu humilhado pelos comentários preconceituosos do apresentador. “Fui abordado pela equipe da Rede Bandeirantes solicitando que desejasse felicitações de ano novo para veiculação na TV, mas não imaginava que minha participação no programa renderia deboche, preconceito e discriminação”,...
Dificuldade econômica da empresa não autoriza dispensa de representante da CIPA
A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Homeplay Industrial Eireli a pagar indenização a duas empregadas que tinham assegurada a estabilidade no emprego por serem integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A Turma afastou o argumento de que a drástica alteração no ramo da atividade empresarial, da indústria para o comércio, equivaleria à extinção do estabelecimento. Na contestação à reclamação trabalhista movida pelas trabalhadoras, a empresa alegou que em 2013, quando foram dispensadas, uma grave crise financeira obrigou-a a...