44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Há 62 anos morria Getúlio, o pai do trabalhismo

Data de publicação: 24/08/2016

Em 24 de agosto de 1954 o presidente Getúlio Vargas se matou com um tiro no peito, acossado por uma campanha difamatória sem precedentes contra ele e seus familiares. A pressão sobre ele aumentou após o atentado da Rua Toneleiros, no Rio, quando tentaram matar o seu principal detrator, Carlos Lacerda. Ao se matar, Vargas deixou essa carta-testamento Getúlio :


"Mais uma vez, a força e os interesses contra o povo\r\ncoordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam;\r\nnão me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a\r\nminha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como\r\nsempre defendi, o povo e principalmente os humildes.

\r\n\r\n

Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios\r\nde domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais,\r\nfiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e\r\ninstaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo\r\nnos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à\r\ndos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei\r\nde lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão\r\ndo salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na\r\npotencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a\r\nfuncionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o\r\ndesespero. Não querem que o trabalhador seja livre.

\r\n\r\n

Não querem que o povo seja independente. Assumi o\r\nGoverno dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os\r\nlucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de\r\nvalores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões\r\nde dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal\r\nproduto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão\r\nsobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.

\r\n\r\n

Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora,\r\nresistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio,\r\ntudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se\r\nqueda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de\r\nrapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro,\r\neu ofereço em holocausto a minha vida.

\r\n\r\n

Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando\r\nvos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome\r\nbater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e\r\nvossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a\r\nreação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de\r\nluta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e\r\nmanterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão. E\r\naos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do\r\npovo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo\r\nnão mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma\r\ne meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil.\r\nLutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as\r\ninfâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos\r\nofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho\r\nda eternidade e saio da vida para entrar na História".

\r\n\r\n

 

Galeria de Fotos

Outras Notícias

Ação da Magazine Luiza para isentar empresa do recolhimento do FGTS sobre parcelas rescisórias é improcedente

Sentença proferida pela 14ª Vara Federal de Brasília julgou improcedente a ação proposta pelo Magazine Luiza S/A contra a União Federal e a Caixa Econômica Federal, com o objetivo de isentar a empresa do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sobre as parcelas constantes do Termo de Rescisão de Contrato Trabalhista (TRCT), em especial o terço constitucional de férias, aviso prévio indenizado e auxílio doença. A empresa, em razão da liminar deferida pela 14ª Vara Federal, não recolhia o FGTS sobre as parcelas rescisórias, causando prejuízos aos...

MPT processa Lojas Americanas por assédio moral a funcionários.

Imprimir    A-    A    A+O Ministério Público do Trabalho (MPT) processou a rede varejista Lojas Americanas, por meio de inquérito civil, por praticar assédio moral em funcionários de uma unidade localizada no centro de Campinas, interior de São Paulo.A denúncia, protocolada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio em Campinas, aponta a ocorrência contínua de atos de humilhação sofridos pelos empregados do estabelecimento, os quais foram vítimas de gritos, ameaças de demissão e tratamento grosseiro por parte de membros...

Comerciários se unem pela unicidade sindical

Os comerciários da UGT repudiam veementemente as tentativas cada vez mais frequentes de rompimento do Estado com o princípio constitucional da unicidade sindical.  A partir da Portaria 186 do Ministério do Trabalho, foi quebrado este princípio , no que tange à organização das entidades de grau superior, abrindo espaço a todo tipo de divisionismo .   Reunidos no Centro de Lazer dos Comerciários do Estado de São Paulo, no município de Praia Grande, os líderes comerciários ugetistas decidiram,...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: