Militantes dos sindicatos ligados a\r\nUnião Geral dos Trabalhadores (UGT), e centenas de trabalhadores das demais\r\ncentrais sindicais realizaram na manhã dessa terça-feira (16) um ato em frente\r\nao prédio da Fiesp ( Federação das Indústrias do Estado de São Paulo),\r\nlocalizado na avenida Paulista, coração financeiro de São Paulo. O ato\r\naconteceu em todas as cidades do País e marcou o Dia Nacional de Mobilização e\r\nLuta pelo Emprego e pela Garantia de Direitos.
\r\n\r\nUGT, CUT, CSP Conlutas, CGTB, Força\r\nSindical , Intersindical e Nova Central decidiram realizar o protesto em\r\nfrente ao prédio da Fiesp por causa das declarações feitas pela alta cúpula da\r\nentidade e, em especial, contra as ameaças propostas pelos representantes do\r\ngoverno interino de Michel Temer aos direitos trabalhistas e previdenciários.\r\n”Em defesa dos direitos dos trabalhadores, as centrais sindicais estão aqui\r\nreunidas com uma responsabilidade importante que é a da defesa do bem estar\r\nsocial e das condições de trabalho”, ressaltou Canindé Pegado, secretário Geral\r\nda UGT.
\r\n\r\nEntre as reivindicações, os líderes\r\npresentes ressaltaram que se persistirem as ameaças de implantação de uma\r\npolítica de austeridade, em que, quem irá pagar o PATO, definitivamente, é a\r\npopulação mais pobre e a classe trabalhadora.. “Até agora ninguém falou nada em\r\ntaxar a fortuna do sr. Paulo Skaf, cobrar sobre o seu jatinho ou sua lancha.\r\nAté agora não falaram em alterar as aposentadorias daqueles que recebem\r\nbenefícios astronômicos, mas todos do governo são categóricos em afirmar que a\r\npopulação, que recebe um ou dois salários mínimos, são os culpados pelo suposto\r\nrombo na previdência”, completa Wagner José de Souza, diretor da UGT.
Representantes de diversos movimentos\r\nsociais também estiveram presentes ao ato. Mulheres, Idosos, Negros e Juventude\r\nparticiparam das ações em repúdio a toda e qualquer forma de flexibilização de\r\ndireitos trabalhistas ou sociais. “Entendemos que a luta pelos direitos dos\r\ntrabalhadores, atinge diretamente a juventude do nosso país”, reforça Caio\r\nGuilherme da Silva Santos, União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São\r\nPaulo (UMES).
\r\n\r\nFonte: Imprensa UGT / Foto - FH Mendes
Sincomar e Sivamar, celebram a Convenção Coletiva 2021/2022 Sincomar e Sivamar, celebram a Convenção Coletiva 2021/2022, do segmento Varejista de Maringá e região.
A assinatura ocorreu na sede do Sivamar, pelos presidentes das duas entidades, Moacir Paulo de Morais e Dercílio Constantino, estavam presentes também, Leocides Fornazza, Presidente da Federação dos Comerciários do Paraná, o advogado Alaércio Cardozo e a advogada Lisley Maria Messias Silva. Foi acordado entre as partes reajuste de 10,50%, lembrando que o reajuste é retroativo ao mês de junho, ou seja, data-base da categoria. A CCT foi registrada no sistema mediador do MTE no dia 13 de outubro de 2021, e está disponível na integra.
Aposentado que volta à ativa tem direito a multa do FGTS ao ser demitido
Empregado que se aposenta voluntariamente e continua trabalhando tem direito a receber a multa de 40% sobre todos os depósitos do FGTS em caso de demissão sem justa causa, inclusive em relação ao período posterior à concessão da aposentadoria. Isso porque a aposentadoria espontânea não constitui causa de extinção do contrato de trabalho. Essa foi a decisão da 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao julgar o pedido de um maquinista que teve o contrato extinto em 2009, após obter aposentadoria...
Controlar idas ao banheiro caracteriza lesão à dignidade e gera indenização
Controlar as idas de um funcionário ao banheiro é lesão à dignidade humana e a empresa que o faz deve indenizar o trabalhador. Com base nesse argumento, 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou uma exportadora de frutas de Santa Catarina a pagar R$ 5 mil a uma ex-empregada por danos morais. A empresa exigia que os funcionários registrassem no ponto o tempo que passavam no sanitário. Com o controle em mãos, os dirigentes davam uma "gratificação de descanso" para os que gastavam...