44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Distribuidoras de energia serão privatizadas após revisão e reajuste de tarifas

Data de publicação: 11/08/2016

Distribuidoras de energia serão privatizadas após revisão e reajuste de tarifas


11/08/2016 

“Não estamos dizendo que a revisão vai resolver tudo, mas a expectativa é que, quando você faz a transferência de controle, especialmente de empresas que não têm um bom desempenho sob o ponto de vista econômico-financeiro, o comprador enxerga um potencial de melhoria da gestão daquela empresa. É nisso que ele ganha”, disse Rufino.

 

Os reajustes serão aplicados ainda neste ano. A revisão está prevista para agosto do ano que vem.

 

No mês passado, o Conselho de Administração da Eletrobras decidiu reprovar a prorrogação das concessões de seis empresas de distribuição do grupo nas regiões Norte e Nordeste. Com isso, as distribuidoras Companhia Energética do Piauí (Cepisa), Companhia Energética de Alagoas (Ceal), Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), Boa Vista Energia e Amazonas Distribuidora de Energia deverão ser privatizadas até 31 de dezembro de 2017.

 

A Aneel deverá abrir em duas semanas audiência pública para propor um regulamento para estabelecer como as distribuidoras poderão fazer financiamentos, usando, por exemplo, recursos do fundo setorial Reserva Global de Reversão (RGR).

 

Uma das alternativas é que os recursos da RGR sejam repassados diretamente para os credores das distribuidoras, como forma de empréstimo. “Nossa ideia é colocar um rigor, quase uma exigência de que ela esteja adimplente para liberar o recurso”, acrescentou Rufino.

 

O diretor da Aneel explicou que, se houver necessidade de aumentar os recursos da RGR para o ano que vem, devido a essa demanda das distribuidoras, existe a possibilidade de ser necessário um aporte, que poderá vir de um aumento nas tarifas.

 

“Não imagino que seja um volume de recursos que justifique uma revisão extraordinária”, afirmou, lembrando que a Aneel ainda não sabe o montante de recursos que será necessário.

 

Segundo Rufino, o desempenho dessas distribuidoras será monitorado de perto pela Aneel até a venda delas. “Na visão do governo, a solução virá com a transferência do controle. Essa é uma situação precária, provisória. Vamos ter de administrar para não piorar a situação e não colocar em risco a prestação do serviço.”

 

O Ministério de Minas e Energia determinou que as próprias empresas ficarão responsáveis pela prestação do serviço temporário enquanto a venda das distribuidoras não é concluída. Nesse caso, mesmo sem contrato de concessão, a continuidade do serviço esta sujeita às mesmas regras, inclusive com previsão de reajustes das tarifas.

 

Fonte: Agência Brasil

 


Outras Notícias

Empresas estudam substituir mão de obra por terceirizados e autônomos

Com a aprovação da reforma trabalhista e da lei de terceirização, empresas já estudam como substituir a mão de obra empregada por pessoas jurídicas sem violar a lei.   Construção civil, TI (tecnologia da informação) e comércio estão entre as áreas em que já se preveem alternativas para maximizar os lucros.   "As empresas querem demitir o celetista e contratar um autônomo ou terceirizado. A reforma permite, mas não para a mesma função", diz Patricia Pinheiro, advogada trabalhista do escritório FBC.   Segundo ela, se o funcionário terceirizado...

Loja de Santa Catarina vai devolver a gerente valores descontados do salário por diferenças de estoque

As Lojas Salfer S.A., que vende produtos eletrônicos, inclusive celulares, em Brusque (SC), foram condenadas a ressarcir um ex-gerente os valores referentes a diferenças de estoque descontados do seu salário. Mesmo havendo autorização do trabalhador, não ficou demonstrado que o extravio de mercadorias tenha decorrido de ato doloso ou culposo de sua parte e, por isso, a situação não se enquadra nas hipóteses autorizadas por lei para efetivação dos descontos.O entendimento do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), que determinou o ressarcimento, foi mantido pela Quinta Turma...

Dia do Contabilista

Há 84 anos se comemora no Brasil o Dia do Contabilista. E, ano após ano, foi sendo construída a trajetória desse profissional, tão imprescindível para a vida do país. É sobre a confiança no contabilista e esperança nos frutos que esse trabalho sempre produz, que estão assentadas as linhas mestras da ciência contábil no nosso país.  O SINCOMAR parabeniza a todos os contabilistas de Maringá e região, lembrando que é graças ao trabalho dessa laboriosa categoria...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: