44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Cerca de 1,4 milhão de trabalhadores não sacaram abono do PIS/Pasep

Data de publicação: 01/07/2016


Cerca de 1,4 milhão de trabalhadores ainda\r\nnão sacaram o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do\r\nPrograma de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) referente ao\r\nano-base 2014, divulgou o Ministério do Trabalho. O prazo para retirar o\r\nbenefício acaba na quinta-feira (30). 

\r\n\r\n

De acordo com o balanço mais recente do\r\nMinistério do Trabalho, até o último dia 24, 94,14% dos 23,6 milhões de\r\ntrabalhadores que têm direito ao abono salarial sacaram o dinheiro. O\r\nbenefício, equivalente a um salário-mínimo (R$ 880), é pago a empregados que\r\ntenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2014 e tenham\r\nrecebido até dois salários-mínimos por mês nesse período. 

\r\n\r\n

O trabalhador também precisa estar cadastrado\r\nno PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido os dados informados\r\ncorretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).\r\nAté agora, foram sacados R$ 18,3 bilhões. Os recursos não sacados retornam ao\r\nFundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). 

\r\n\r\n

O abono salarial é um dos benefícios pagos\r\npelo FAT, que também custeia o seguro-desemprego, os cursos de qualificação\r\nprofissional feitos em parceria com os governos estaduais e a participação na\r\nreceita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados. 

\r\n\r\n

Destinado a trabalhadores da iniciativa\r\nprivada, o PIS é pago na Caixa Econômica Federal. Quem possuir o Cartão Cidadão\r\npode sacar o benefício em casas lotéricas ou em terminais de autoatendimento da\r\nCaixa. Quem não tiver o cartão, pode receber o dinheiro em qualquer agência do\r\nbanco, desde que leve documento de identificação. Empregados domésticos não têm\r\ndireito ao benefício, porque o PIS é recolhido somente por empresas privadas. 

\r\n\r\n

Destinado a servidores públicos, o Pasep é\r\npago pelo Banco do Brasil. O dinheiro costuma ser depositado diretamente na\r\nconta. Caso o crédito não tenha sido feito, o trabalhador pode ir a qualquer\r\nagência da instituição financeira e apresentar um documento de identificação. 

\r\n\r\n

Em caso de dúvidas, os beneficiários do PIS\r\npodem ligar para a Central de Atendimento da Caixa Econômica, no telefone\r\n0800-726-0207. Quem tem direito ao Pasep pode obter informações no telefone\r\n0800-729-0001, do Banco do Brasil.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Fonte: Agência Brasil.

Galeria de Fotos

Outras Notícias

Alimentos subiram 129% em dez anos; cebola e batata dispararam

Em dez anos, alimentos e bebidas aumentaram 129%, segundo IBGE. Para quem costuma ir à feira e ao supermercado, não é novidade: os alimentos e bebidas subiram bem acima da inflação nos últimos anos. Desde 2007, a alta média de preços desse grupo bateu em 129% – enquanto isso, a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 77,4%, segundo Eulina Nunes, coordenadora de índice de preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE). Para alguns alimentos, no entanto, a alta foi ainda mais forte. Itens que frequentam bastante a mesa...

Ao requerer o seguro desemprego, não esqueça

Compareça à Agência do Trabalhador com os seguintes documentos: Requerimento do Seguro-Desemprego SD/CD (02 (duas) vias - verde e marrom); ·   Cartão do PIS-PASEP, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão; ·   Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS (verificar todas que o requerente possuir); ·   Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho - TRCT devidamente quitado; ·   Documentos de Identificação - carteira de identidade...

Pesquisa mostra que a maioria da população rejeita a reforma trabalhista

Pesquisa Vox Populi mostra que para 57% dos brasileiros o desmonte da CLT só é bom para os patrões e 72% acham que o desemprego vai aumentar com a nova legislação. Apenas 3% consideram a reforma boa para os empregados entre os  1.999 entrevistados na última rodada da pesquisa.   A maior rejeição à reforma trabalhista  foi constatada no Nordeste. Também é generalizada a convicção de que a exclusão dos sindicatos nas negociações entre patrões e empregados vai prejudicar os trabalhadores. De acordo com a pesquisa, 6 em cada 10 brasileiros considera muito ruim a ausência dos...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: