44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

REPOUSO SEMANAL: TAC não afasta pagamento em dobro por folga após sete dias de trabalho

Data de publicação: 29/06/2016

A assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta com o\r\nMinistério Público do Trabalho autorizando a concessão de repouso semanal\r\nremunerado só após o sétimo dia consecutivo de trabalho não afasta direito\r\ndo empregado de receber em dobro tais dias, conforme Orientação Jurisprudencial\r\ndo Tribunal Superior do Trabalho.

\r\n\r\n

Esse foi o entendimento aplicado pela 4ª Turma do TST ao\r\nrestabelecer sentença que condenou um supermercado a pagar em dobro a um\r\npadeiro os repousos semanais remunerados concedidos após o sétimo dia\r\nconsecutivo de trabalho. Apesar de um TAC ter autorizado a empresa a agir\r\nassim, os ministros concluíram que o cumprimento do ajuste apenas a eximiu de\r\nmulta aplicada pelo Ministério Público do Trabalho, sem retirar o direito\r\ndo empregado ao pagamento duplo.

\r\n\r\n

Na Justiça, o padeiro alegou ter direito à remuneração\r\ncom base na Orientação Jurisprudencial 410 da Subseção I\r\nEspecializada em Dissídios Individuais do TST. Conforme a jurisprudência,\r\na concessão do repouso semanal remunerado depois do sétimo dia de trabalho\r\nimporta seu pagamento em dobro e viola o artigo 7º, inciso XV,\r\nda Constituição Federal, que o estabelece.

\r\n\r\n

O supermercado admitiu não conceder as folgas em até sete\r\ndias por causa dos turnos de revezamento, mas ressaltou o TAC, que autorizava o\r\nrepouso semanal aos empregados, entre o 7º e o 12º dia consecutivo de\r\nserviço, nas lojas de Juiz de Fora (MG). A rede de supermercados acredita que\r\nse adequou à legislação desde quando começou a cumprir as cláusulas do termo.

\r\n\r\n

O juízo de primeiro grau julgou procedente o pedido do padeiro\r\npor entender que a concessão do repouso após o sétimo dia desvirtuou o objetivo\r\nde preservar a saúde e a segurança do trabalhador. Segundo a sentença, a escala\r\nde serviço não é argumento válido para a empresa deixar de obedecer à norma da\r\nConstituição. O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), porém,\r\nrestringiu a condenação ao período anterior à assinatura do TAC.

\r\n\r\n

No TST, a relatora do recurso,\r\ndesembargadora convocada Cilene Ferreira Santos, afirmou que o termo de\r\najustamento não afasta o direito do empregado de receber o pagamento em dobro\r\ndos repousos concedidos, irregularmente, depois da assinatura. De acordo com\r\nela, a decisão regional contrariou a OJ 410 da SDI-1 e violou o\r\ndispositivo da Constituição que assegura ao trabalhador repouso semanal\r\nremunerado preferencialmente aos domingos. A decisão foi unânime. 

Fonte: Assessoria de\r\nImprensa do TST

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Já tem drone fazendo serviço de motoboy

Uma caixa com 4,5 kg de medicamentos levada até uma clínica médica em uma região rural remota dos Estados Unidos foi o primeiro produto a ser entregue oficialmente por um drone –veículo voador não tripulado. Foi a primeira entrega feita por drones autorizada pela FAA (Associação de Aviação dos EUA), em parceria com a Nasa, que levou os medicamentos até o aeroporto. O drone, produzido pela australiana Flirtey, fez na sexta (17) três voos de três minutos até a clínica, carregando...

Um golpe na terceirização: Ford desterceiriza

Parte do setor de logística da fábrica da Ford, em São Bernardo, foi "desterceirizada" neste mês. O acordo entre a montadora e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC ainda realocou funcionários para evitar demissões e trouxe 57 trabalhadores que estavam afastados por meio do lay off (suspensão temporária do contrato de trabalho). A conquista vai na contramão do cenário de queda do setor automotivo e da tramitação do PL (Projeto de Lei) 4.330, que libera a terceirização de forma...

Veja os erros mais comuns; prepare-se e arrebente

Ter um bom desempenho em uma entrevista é, muitas vezes, um fator decisivo para conseguir aquela vaga de emprego que você circulou no anúncio de emprego ou encontrou por meio de uma busca na internet.Ser convidado para uma entrevista já é um passo importante, se considerar que outros currículos sequer foram selecionados. Respostas ensaiadas e perguntas que tentem impressionar já contam ponto contra o candidato.O alerta é da psicóloga Organizacional e do Trabalho, Regiane Cristina de Souza, professora da Universidade Estadual de Maringá...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: