44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Programa Trabalho Seguro dá atenção à prevenção de transtornos mentais relacionados ao trabalho

Data de publicação: 20/06/2016

Os transtornos mentais relacionados ao trabalho\r\nestão cada vez mais presentes na vida dos trabalhadores brasileiros. A\r\nexposição ao assédio moral e sexual, jornadas exaustivas, atividades\r\nestressantes, eventos traumáticos, discriminação, perseguição da chefia e metas\r\nabusivas no ambiente de trabalho são as principais causas do início da\r\npatologia. Estabelecer programas de prevenção e identificar o nexo causal entre\r\na doença e o trabalho são os principais desafios do Comitê Gestor do Programa\r\nTrabalho Seguro da Justiça do Trabalho, que focará suas atividades no tema\r\npelos próximos dois anos.
\r\n\r\n

Em reunião realizada com os gestores regionais do\r\nPrograma nesta quinta-feira (16), o desembargador Sebastião Geraldo de\r\nOliveira, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), que integra o\r\nComitê Nacional, fez apresentação explicando a importância da pauta. "É um\r\ntema atual, que tem gerado cada vez mais benefícios por afastamentos no INSS e\r\napresenta dificuldades de diagnóstico, gerando insegurança para estabelecer o\r\nnexo causal com a atividade laboral e o julgamento jurídico", afirmou.

\r\n\r\n

O afastamento por transtornos mentais superior a 15\r\ndias ocupa o terceiro lugar na lista de pagamento por benefícios da Previdência\r\nSocial. "E aqueles que não se ausentaram do trabalho? Que continuam\r\ntrabalhando mesmo afetados?", questiona o magistrado.

\r\n\r\n

Entre os tipos de transtornos mais frequentes,\r\nOliveira cita a ansiedade, o stress pós-traumático e a depressão. Outros\r\nexemplos comuns de adoecimento mental ou psicológico são o transtorno obsessivo\r\ncompulsivo (TOC), o transtorno bipolar, a síndrome de burn out, causada pelo\r\nesgotamento físico e mental, e a síndrome do anancástico, que é a mania de\r\nperfeição.

\r\n\r\n

Profissionais ligados à área de vendas, bancos e\r\ntelemarketing são os mais atingidos, e a crise econômica pode contribuir para o\r\nagravamento da situação. "As pessoas têm medo de perder o emprego e se\r\nsujeitam as situações de stress ou de assédio," ressalta. Ainda segundo o\r\ndesembargador, as empresas precisam ser alertadas para tentar identificar o\r\nproblema e investir em prevenção.

\r\n\r\n

O stress no trabalho também foi o tema adotado pela\r\nOrganização Internacional do Trabalho (OIT) em 2016. Dados de relatório emitido\r\nem 2013 destacam que o stress relacionado com o trabalho e suas consequências\r\nsão extremamente preocupantes. Os estudos revelaram relações entre o stress e\r\ndoenças musculoesquelética, cardíacas e do sistema digestivo, entre outras. Os\r\nriscos psicossociais também preocupam 80% das empresas europeias.

\r\n\r\n

Outro trabalho do Comitê Gestor do Programa Trabalho\r\nSeguro ao longo deste ano é propor a adoção do tema para a Escola Nacional de\r\nFormação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). A ideia é\r\nconscientizar e trabalhar a formação dos magistrados no julgamento destes\r\ncasos.

\r\n\r\n

Fonte: TST

Outras Notícias

Ação da Magazine Luiza para isentar empresa do recolhimento do FGTS sobre parcelas rescisórias é improcedente

Sentença proferida pela 14ª Vara Federal de Brasília julgou improcedente a ação proposta pelo Magazine Luiza S/A contra a União Federal e a Caixa Econômica Federal, com o objetivo de isentar a empresa do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sobre as parcelas constantes do Termo de Rescisão de Contrato Trabalhista (TRCT), em especial o terço constitucional de férias, aviso prévio indenizado e auxílio doença. A empresa, em razão da liminar deferida pela 14ª Vara Federal, não recolhia o FGTS sobre as parcelas rescisórias, causando prejuízos aos...

TRT deve analisar se falta de segurança em loja facilitou assalto que vitimou balconista

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho determinou que o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) analise circunstâncias relativas à falta de segurança que contribuiriam para demonstrar a responsabilidade da Kallan Modas Ltda., de São Paulo, por assalto no qual um balconista foi baleado. Por unanimidade, a Turma considerou nulo o julgamento em que o TRT indeferiu o pagamento de indenização por danos morais ao trabalhador. Devido ao assalto, em que teve as costas e a perna direita atingidas, o balconista ficou com dificuldades para subir e descer escadas. O juízo...

Diretoria da CNTC empossada em Brasilia

    Na manhã desta quinta-feira (25), foi realizada na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília, a cerimônia de posse da diretoria para exercer o mandato de quatro anos (2016 a 2020). Compuseram a mesa da solenidade, o presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto; o 1º vice-presidente, Vicente da Silva; o 2º vice-presidente, Valmir de Almeida Lima; o 1º tesoureiro, Luiz Carlos Motta; a diretora de Assuntos Internacionais da CNTC, Maria Bernadete Lira Lieuthier e o presidente das mesas...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: