44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Dois milhões de pessoas não sacaram o PIS/Pasep; prazo termina dia 30

Data de publicação: 16/06/2016


\r\n\r\n

O prazo para trabalhadores sacarem os R$ 880 de\r\nabono do PIS/Pasep de 2015 termina daqui a quinze dias, em 30 de junho, mas\r\ncerca de 2 milhões de pessoas ainda não pegaram o dinheiro a que têm direito,\r\nsegundo o Ministério do Trabalho.

\r\n\r\n

O abono do PIS/Pasep é um benefício pago a\r\ntrabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos por mês em\r\n2014. O valor a receber é de um salário mínimo.

\r\n\r\n

Para ter o direito, é preciso estar cadastrado no\r\nPIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado por pelo menos 30 dias em\r\n2014. Além disso, o patrão tem que ter informado os dados do trabalhador\r\ncorretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do\r\nTrabalho.

\r\n\r\n

Segundo o Ministério do Trabalho, 23,6 milhões de\r\ntrabalhadores têm direito a receber o abono e 21,5 milhões já sacaram seu\r\ndinheiro.

\r\n\r\n

Os Estados com o maior número de pessoas que não\r\nfizeram o saque são: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, de acordo com o\r\nMinistério.

\r\n\r\n

O valor não sacado soma R$ 1,7 bilhão por enquanto.\r\nOs valores que não são sacados até o final do prazo voltam para o Fundo de\r\nAmparo ao Trabalhador (FAT).

\r\n\r\n

O PIS (Programa de Integração Social) é para\r\ntrabalhadores de empresas privadas e deve ser sacado na Caixa, enquanto o Pasep\r\n(Patrimônio do Servidor Público) é para servidores públicos, e deve ser sacado\r\nno Banco do Brasil.

\r\n\r\n

Como\r\nsacar o PIS/Pasep

\r\n\r\n

Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar\r\nse o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve\r\ncomparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos caixas eletrônicos da\r\nCaixa ou em uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o trabalhador\r\npode receber o abono em qualquer agência da Caixa, apresentando um documento de\r\nidentificação. 

\r\n\r\n

Os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após\r\nverificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar\r\num documento de identificação. 

\r\n\r\n

As informações sobre o direito ao saque também podem\r\nser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho - 158; pelo 0800-7260207,\r\nda Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil. 

\r\n\r\n

Fonte: Agência Brasil. 

Outras Notícias

Encontro internacional dos comerciários em Foz

Está sendo realizado hoje e amanhã (13  e 14/3) em Foz do Iguaçu o Encontro Internacional dos Comerciários, que reunie lideranças sindicais dos três estados da região sul do Brasil, da Argentina e do Paraguai. O coordenador do encontro é o vice-presidente da FECEP-Federação dos Comerciários do Paraná (filiada à UGT), e vice-presidente da UGT-PARANÁ,  Leocides Fornazza, o ‘Léo’. “A organização desse importante encontro dos comerciários...

Ex-ministro conversa com representantes dos comercários

O ex-ministro do Trabalho, Manoel Dias, esteve nessa quarta-feira, 14, no Sindicato dos Comerciários de São Paulo, falando para sindicalistas comerciários do Brasil sobre a conjuntura política atual e questões relacionadas à reforma trabalhista. O presidente do Sincomar, Leocides Fornazza, estava presente. O ex-ministro foi recebido pelo presidente do sindicato e da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, e expôs seus pensamentos e alternativas para o momento em que atravessamos, bem como ouviu e debateu sobre a questão sindical e do trabalhador com as mudanças.

Pesquisa mostra que a maioria da população rejeita a reforma trabalhista

Pesquisa Vox Populi mostra que para 57% dos brasileiros o desmonte da CLT só é bom para os patrões e 72% acham que o desemprego vai aumentar com a nova legislação. Apenas 3% consideram a reforma boa para os empregados entre os  1.999 entrevistados na última rodada da pesquisa.   A maior rejeição à reforma trabalhista  foi constatada no Nordeste. Também é generalizada a convicção de que a exclusão dos sindicatos nas negociações entre patrões e empregados vai prejudicar os trabalhadores. De acordo com a pesquisa, 6 em cada 10 brasileiros considera muito ruim a ausência dos...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: