44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Ambev é condenada por forçar vendedor a comprar produtos para alcançar metas

Data de publicação: 16/06/2016


A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho não\r\nconheceu de recurso da Companhia de Bebidas das Américas S.A. (Ambev) contra\r\ndecisão que a condenou a indenizar um vendedor que comprava produtos da empresa\r\npara alcançar metas e manter o valor da sua comissão. A indenização corresponde\r\na 10% da remuneração mensal e tem a finalidade de ressarcir os prejuízos do\r\ntrabalhador causados pela prática, estimulada pelos supervisores.

\r\n\r\n

A conclusão do julgamento atende ao pedido do\r\nvendedor na reclamação trabalhista. Ele relatou que a empresa fixava metas para\r\na venda de produtos com vencimento próximo ou quando a demanda era baixa em\r\ndeterminadas áreas. Em caso de descumprimento, o valor da comissão era\r\nreduzido, com reflexos nos salários de supervisores e gerentes. Disse ainda\r\nque, para evitar as perdas financeiras, os superiores incentivavam a própria equipe\r\na adquirir as mercadorias.

\r\n\r\n

A Ambev negou que exigisse a compra e sustentou que\r\nestas ocorriam por livre e espontânea vontade. Na hipótese de condenação,\r\nrequereu a incidência do percentual somente sobre a quantia descontada do\r\nsalário para o pagamento de produtos adquiridos ou sua devolução, para evitar\r\nenriquecimento ilícito.

\r\n\r\n

O juízo da 19ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (RS)\r\njulgou improcedente a indenização. Apesar de testemunhas, inclusive da Ambev,\r\nconfirmarem as alegações do vendedor, a sentença concluiu que as compras não\r\neram obrigatórias e beneficiavam o empregado com o recebimento do "prêmio\r\npor objetivo". Segundo a juíza, não se trata de prejuízo causado pela\r\nempresa a ponto de motivar a reparação.

\r\n\r\n

No entanto, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª\r\nRegião (RS) reformou a sentença para determinar o pagamento da indenização de\r\n10%, sem nenhum tipo de compensação. Para o TRT, é evidente a necessidade de o\r\nempregado adquirir produtos para atender às metas estipuladas e, assim,\r\ngarantir o recebimento da remuneração integral. Segundo o Regional, tratava-se\r\nde uma imposição velada por parte da empresa. 

\r\n\r\n

O relator do recurso da Ambev ao TST, ministro José\r\nRoberto Freire Pimenta, reafirmou a conclusão do TRT-RS de que a falta de prova\r\ncontundente sobre a ordem da empresa para a aquisição dos produtos não afasta o\r\ndireito à indenização, principalmente porque esta lucrava com a conduta. De\r\nacordo com o ministro, neste caso, é irrelevante o questionamento sobre a quem\r\ncaberia fazer a prova, uma vez que a prática ficou evidenciada. A decisão foi\r\nunânime.

\r\n\r\n

Fonte: TST 

Outras Notícias

Empresas são despreparadas para lidar com a questão da obesidade

A professora e consultora Christiani Marques Cunha publicou no portal Consultor Jurídico, artigo sobre a discriminação dos gordinhos , principalmente no mercado de trabalho . Professora de  Direito pela PUC (SP) e doutora em Direito das Relações Sociais, ela faz a seguinte análise da situação: “A expressão “plus size” gerou polêmica na imprensa durante as últimas semanas. Grandes magazines foram questionados quanto à possível discriminação dos obesos. As modelos...

57% dos brasileiros não se preparam para a aposentadoria

    O brasileiro não planeja a aposentadoria. Segundo levantamento do SPC Brasil, 57% dos consumidores não se preparam financeiramente para essa fase. Desse universo, 17% pretendem depender do valor pago pelo INSS na terceira idade. Os dados são de pesquisa realizada com 662 entrevistados nas 26 capitais brasileiras e no DF.   Para Thiago Alvarez, sócio do site de finanças pessoais GuiaBolso, o resultado preocupa, principalmente no que diz respeito a quem pretende depender do INSS. Como o valor da aposentadoria geralmente...

Veja os erros mais comuns; prepare-se e arrebente

Ter um bom desempenho em uma entrevista é, muitas vezes, um fator decisivo para conseguir aquela vaga de emprego que você circulou no anúncio de emprego ou encontrou por meio de uma busca na internet.Ser convidado para uma entrevista já é um passo importante, se considerar que outros currículos sequer foram selecionados. Respostas ensaiadas e perguntas que tentem impressionar já contam ponto contra o candidato.O alerta é da psicóloga Organizacional e do Trabalho, Regiane Cristina de Souza, professora da Universidade Estadual de Maringá...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: