O Primeiro\r\nde maio simboliza o esforço humano em\r\nprol do desenvolvimento social. Simboliza principalmente a determinação dos que trabalham mas sem abrir mão do direito de trabalhar em condições\r\ndignas e com remuneração compatível com o seu valor.
Todos os trabalhadores, cada um na sua profissão, são igualmente\r\nnecessários ao sistema produtivo. A sociedade precisa tanto do engenheiro, do\r\nmédico, do pedreiro, do vigilante, do padeiro e do agricultor quanto do zelador\r\n, do balconista ou do caixa de supermercado.
Há\r\numa referência histórica que justifica a celebração e a necessária reflexão\r\nsobre o Dia do Trabalho. Nunca se há de esquecer o episódio do primeiro de maio\r\nde 1886 quando em Chicago (Estados Unidos) grevistas entraram em choque com a\r\npolícia, num confronto trágico que deixou \r\nonze trabalhadores mortos, entre operários e policiais.
A\r\ndata ficou cravada no imaginário popular como o Dia Internacional do\r\nTrabalhador em junho de 1889 durante congresso da Internacional Socialista em\r\nParis. Hoje, sob a designação de DIA DO TRABALHO, o 1º. de maio é comemorado no\r\nmundo inteiro, como forma de homenagear os que trabalham e os que lutam pelos\r\ndireitos trabalhistas.
\r\n\r\nNesse\r\ndia tão importante para o trabalhador, o SINCOMAR rende suas mais sinceras homenagens\r\naos comerciários de Maringá e região, manifestando sempre a certeza de que a\r\nunião de todos em torno do seu sindicato\r\né que fortalece a categoria.
A Diretoria
Petróleo continua caindo, mas preços da gasolina, nem poensar
Apesar da queda na cotação do petróleo para os níveis mais baixos em dez anos, o conselho de administração da Petrobras defende a manutenção dos preços da gasolina e do diesel, que estão em patamares bem superiores ao mercado internacional. A Folha apurou que os aumentos de preços no ano passado e o corte nos investimentos são vistos pelos conselheiros como "os dois únicos movimentos efetivos de ajuste da Petrobras em 2015", nas palavras de um deles. A estatal tem reavaliado...
Empresa pagará indenização a empregada que trabalhou durante a licença maternidade
A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve o pagamento de indenização por dano moral no valor de R$ 10 mil a uma ex-gerente da Cocal Cereais Ltda. que trabalhou durante a licença maternidade. O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), que originalmente condenou a empresa, entendeu que a trabalhadora sofreu o dano ao ser tolhida do seu "direito constitucional de permanecer ao lado da filha nos seus primeiros meses, de forma integral e incondicional". De acordo com o processo, o parto ocorreu em abril de 2011, o que daria direito...
Benefícios pagos indevidamente ou além do devido pelo inss serão inscritos em dívida ativa
A partir de hoje a Procuradoria-Geral Federal poderá inscrever em Dívida Ativa os créditos constituídos pelo Instituo Nacional do Seguro Social -INSS em razão de benefícios previdenciários ou assistenciais pagos indevidamente ou além do devido. O procedimento está previsto na Lei nº 13.494, de 24 de outubro de 2017, publicada no Diário Oficial da União de 25/10/2017, fruto da conversão da Medida Provisória nº 780, de 19 de maio de 2017. Na prática, a lei inseriu um parágrafo 3º no art. 115 da Lei de Benefícios (8.213/91), nos seguintes termos: Art. 11. O art. 115...