44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

28 de abril, uma data para não ser esquecida

Data de publicação: 28/04/2016

O 28 de abril é considerado o Dia Mundial em\r\nmemória das vítimas de acidentes de trabalho.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

A\r\ndata foi instituída no Brasil em 2005, tendo como objetivo reforçar a prevenção\r\nde acidentes e doenças do trabalho , buscando atingir formas decentes de\r\ntrabalho.

\r\n\r\n

Segundo\r\nestimativas da OIT (Organização Internacional do Trabalho) , de um total de\r\n2,34 milhões de acidentes mortais de trabalho a cada ano, somente 321 mil se\r\ndevem a acidentes propriamente ditos. O restante, 2,02 milhões de mortes são\r\ncausadas por diversos tipos de enfermidades relacionadas com o trabalho, o que\r\nequivale a uma média diária de mais de 5.500 mortes. Trata-se de um déficit\r\ninaceitável, afirma a OIT.

\r\n\r\n

O\r\nmaior problema é a ausência de políticas adequadas de prevenção das\r\nenfermidades profissionais que tem por consequência profundos efeitos negativos\r\nna vida dos trabalhadores e suas famílias e também da própria sociedade. Isso\r\ndevido ao enorme encargo gerado, particularmente no que diz respeito à perda de\r\nprodutividade e a sobrecarga dos sistemas de seguridade social.

\r\n\r\n

As\r\ncentrais sindicais e os sindicatos de base passaram a celebrar a data , não com\r\nfesta, mas com ações efetivas de combate ao abuso e ao descaso de empregadores\r\nque pouco se importam com a saúde do seu empregado.

\r\n\r\n

A\r\nprevenção , além de poupar vidas , reduz os custos , não só da Previdência, como\r\ntambém do sistema de saúde pública. Os sindicatos (o SINCOMAR vem se empenhando\r\nmuito nisso) tem desenvolvido frequentemente ações de prevenção aos acidentes\r\nde trabalho  e às enfermidades\r\nprofissionais, causadas muitas vezes pelo assédio moral.

\r\n\r\n

Por tudo isso, este 28 de\r\nabril é um dia de reflexão, mas também de aprendizado. Dia de aprender , por\r\nexemplo, que é muito mais salutar adotar práticas preventivas do que remediar os\r\ndanos.

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Saneamento é o tema da Campanha da Fraternidade de 2016

      No momento em que o país enfrenta uma epidemia de casos de zika –e o aumento do registro de crianças com microcefalia– a Campanha da Fraternidade de 2016 terá como foco a necessidade de saneamento básico para toda a população.   A iniciativa foi lançada nesta quarta-feira (10), em parceria entre a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e o Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs). "A falta de saneamento básico mata. A nossa família...

Ação contra reforma trabalhista é ajuizada no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu na última segunda-feira (28)  a ação direta de inconstitucionalidade (ADI 5766) contra o artigo 1º da Lei 13.467/2017, que aprovou a chamada Reforma Trabalhista. Ação foi protocolada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por solicitação do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury. De acordo com a ação, os pontos que alteram ou inserem disposições em artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – Decreto-lei 5.452/1943 – impõem restrições inconstitucionais à garantia de gratuidade judiciária na Justiça...

FISCAIS FLAGRAM TRABALHO ESCRAVO EM OFICINAS DA ANIMALE E A.BRAND

  Fiscais do trabalho encontraram imigrantes bolivianos em condições de trabalho análogo à escravidão em três oficinas de costura na capital paulista. Eles faziam jornadas de mais de 12 horas por dia costurando roupas para as grifes de luxo Animale e A.Brand, ambas do grupo Soma. Em vez de um salário, os bolivianos recebiam em média R$ 5 por peça produzida. Algumas delas depois chegavam a ser vendidas nas lojas por até R$ 698, segundo os fiscais. Outras peças levavam uma manhã inteira para ficarem prontas, contou um dos trabalhadores à equipe da Superintendência Regional...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: