O\r\nSINCOMAR realizou no último domingo, 24 de abril , no pavilhão azul do Parque\r\nde Exposições a sua assembleia anual de\r\ndiscussão e votação do ROL de reivindicações que servirá de base para as\r\nnegociações das convenções coletivas 2016/2017 com os sindicatos patronais de\r\nMaringá e região, além daqueles de base estadual.
Na\r\nassembleia mais de duas mil pessoas estiveram atentas às explanações feitas\r\npelos integrantes da mesa diretiva que durante o período da manhã apresentaram\r\nos 105 itens da pauta, todos aprovados por unanimidade dos presentes. Na\r\nprática significa que os empregados no comércio de Maringá e região deram\r\nautorização para que a diretoria negocie em seu nome com os sindicatos dos\r\nempregadores, como ocorre todos os anos. A data base dos comerciários de\r\nMaringá e região é primeiro de junho, mas as rodadas de negociação com as\r\ncomissões patronais começam bem antes.
O\r\nque os empregados discutiram foi a necessidade de se manter na Convenção\r\n2016/2017 as conquistas já sacramentadas em convenções anteriores , bem como a\r\napresentação de propostas que contemplam alguns avanços para a categoria ,\r\nreconhecidamente uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico da\r\nregião.
Para\r\no presidente da entidade Leocides Fornazza, “o rol de reivindicações que\r\ncolocaremos na mesa de negociação com o empresariado é uma pauta sintonizada\r\ncom a realidade do país no momento, razão pela qual não creio que teremos\r\nmaiores dificuldades para chegarmos a um bom termo com o setor empresarial, com\r\no qual, diga-se de passagem, mantemos boas relações”.
Encerrada\r\na assembleia os associados , então com a\r\npresença de seus familiares, participaram de um evento festivo em comemoração\r\nao Dia do Trabalho, com almoço e\r\ndistribuição de prêmios.
Greve geral dia 30
Representantes das centrais sindicais brasileiras - CTB, CUT, UGT, Força Sindical, Nova Central, CGTB, CSP-Conlutas, Intersindical, A Pública e CSB - realizaram reunião na manhã de hoje (05/06) e definiram a convocação de uma nova Greve Geral de 24h para o próximo 30 de junho. Dentro do calendário de luta, as centrais convocaram para o dia 20 de junho um "Dia Nacional Mobilização rumo à Greve Geral". Fonte: Blog Conversa Afiada
Acidentes de trabalho custaram R$ 70 bilhões em 7 anos
Dos 5 milhões de acidentes de trabalho ocorridos no Brasil entre 2007 e 2013, data da última atualização do anuário estatístico da Previdência Social, 45% acabaram em morte, em invalidez permanente ou afastamento temporário do emprego. Só nesse período, o desembolso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com indenizações aos acidentados foi de R$ 58 bilhões. Além da pensão por morte e invalidez, o INSS paga ainda o salário do segurado a partir do 16º dia de...
Decisões judiciais obrigam pagamento de contribuição sindical após a reforma
Entidades sindicais já conseguiram pelo menos 30 decisões judiciais obrigando que trabalhadores da categoria paguem contribuição sindical obrigatória, mesmo com regra contrária da reforma trabalhista (Lei 13.467/2017). Desde que a regra entrou em vigor, tornando a contribuição facultativa, a questão tem sido judicializada em todo o país. Nos tribunais regionais do trabalho, as decisões garantindo a contribuição aos sindicatos se multiplicam, conforme levantamento elaborado pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). Na sexta-feira (16/3), o TRT da 15ª Região...