Pessoas\r\nacima dos 40 anos trabalham com mais eficácia até 25 horas por semana,\r\nequivalente a três dias de batente de 8 horas, diz um estudo da Universidade de\r\nMelbourne, na Austrália, divulgado nesta segunda-feira.
\r\n\r\nSegundo\r\nos pesquisadores, o trabalho pode ajudar a melhorar a habilidade cognitiva em\r\npessoas mais velhas, mas apenas até um limite de 25 horas por semana. Acima\r\ndisso, essa capacidade é diminuída por estresse e fadiga mental, com os piores\r\nresultados sendo os de quem trabalha até 55 horas por semana, que demonstraram\r\nrendimento pior do que aposentados ou desempregados.
\r\n\r\nO\r\nestudo analisou dados de 3 mil homens e 3,5 mil mulheres australianos. Eles\r\ncompletaram uma série de testes cognitivos enquanto seus hábitos de trabalho\r\neram analisados.
\r\n\r\nO\r\nprofessor Colin McKenzie, da Universidade de Keio e um dos três autores do\r\ntrabalho, disse ao jornal britânico “The Times”, que “muitos países vão elevar\r\na idade de aposentadoria aumentando a idade em que as pessoas podem receber\r\npensões do governo. Isso significa que mais gente vai continuar a trabalhar na\r\nvelhice”.
\r\n\r\nPara\r\no professor, continuar a trabalhar pode ajudar manter a capacidade cognitiva de\r\nquem está envelhecendo, mas depende de quanto está trabalhando: excesso\r\nprejudica.
\r\n\r\n“O\r\ntrabalho pode ser uma faca de dois gumes, estimulante a atividade cerebral, mas\r\nao mesmo tempo você precisa ter moderação. Longas horas de trabalho podem\r\ncausar estresse e fadiga, potencialmente danificando as funções cognitivas”,\r\ndisse ele ao Times.
\r\n\r\nFonte:\r\nO Globo.
O negociado sobre o legislado, uma agressão à CLT
"O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, confirmou que os acordos coletivos definidos entre as empresas e os representantes dos trabalhadores poderão se sobrepor às leis trabalhistas definidas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)".. Do UOL
Redução da taxa Selic em 1 ponto é maracutaia
Faltou coragem ao Governo para apostar no Brasil. A redução da taxa de juro Selic em 1 ponto demonstra mais interesse em estimular a especulação do que a produção. Com essa decisão o Governo jogou contra os 14 milhões de desempregados, fazendo "maracutaia" contra a produção e a geração de emprego. Numa economia agonizante, cambaleando e que se comporta mais como o boneco "João Bobo", e cuja inflação esta em pouco mais de 3,5% ao ano, manter a taxa Selic em 9,25% é punir o setor produtivo e encher os cofres dos especuladores. Promover...
Ter um segundo emprego não é motivo para demissão por justa causa
Os empregados que possuem atividades de trabalho paralelas ao seu serviço habitual não podem ser demitidos por justa causa; desde que a ocupação secundária não afete o desempenho do funcionário, prejudique ou concorra com a empresa que o contratou. Assim entendeu a 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, ao anular, por maioria de votos, a demissão por justa causa de um gerente do Bradesco que também atuava no ramo de transportes. O funcionário do Banco possuía uma van de aluguel e um caminhão, que...