\r\n Na manhã desta sexta feira (11), foi realizada a cerimônia de abertura do XVI Encontro dos Comerciários do Paraná e do Seminário do Coletivo Jurídico, eventos promovidos pela Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP). O presidente da federação e primeiro vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Vicente da Silva, ressaltou que “o seminário jurídico já é tradição no Encontro dos Comerciários, sendo importante a troca de experiências entre membros do Ministério Público, desembargadores e especialistas sobre o universo trabalhista”.
\r\n\r\n Representando o presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, o secretário-geral da Entidade, Lourival Figueiredo Melo saudou os presentes fazendo um alerta sobre o atual cenário brasileiro. “Não temos o que comemorar, pois o país está parado. Devido a crise política e econômica, os trabalhadores estão pagando impostos e recebendo desemprego. A confusão é tão grande que a capital do país está parada. Câmara, Senado, tudo está parado”, destacou Lourival.
\r\n\r\n Participaram do evento, o primeiro vice-presidente da Fecep e diretor suplente da CNTC, Leocides Fornazza; a presidente do Sindicatos dos Empregados no Comércio de Francisco Beltrão, Juceli Pacífico; a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarapuava, Marisa Chemeres e o advogado da CNTC, Dr. João Vicente Murinelli. Mais de cem dirigentes sindicais do Paraná e estados vizinhos também estiveram presentes.Além do presidente Leocides Fornazza participam do evento o vice-presidente do SINCOMAR Benedito Vieira e o diretor financeiro Navaldo Campos.
\r\n\r\n Fonte: Assessoria de Comunicação da CNTC
\r\nEmpresa é multada por impor horas extras
A prorrogação de jornada de modo habitual e permanente fere o direito fundamental do trabalhador à redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança; conforme delimita o artigo 7, XXII da Constituição Federal. Com esse entendimento, a 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região proibiu uma empresa de exigir a prorrogação habitual de jornada. Apesar da companhia respeitar o limite de duas horas extras diárias (artigo 59 da CLT),...
Trabalhar sem EPI na limpeza de banheiro gera indenização por danos estéticos
Exercer uma atividade que causa dano na pele sem equipamento de segurança gera indenização por danos estéticos. Foi esse o entendimento do juiz Eduardo Aurélio Pereira Ferri, da 38ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, a fixar R$ 15 mil de indenização à zeladora de um templo religioso. Segundo o processo, a autora da ação passou 27 anos tendo como uma de suas funções limpar o banheiro utilizado pelos frequentadores. Em todo esse período ela nunca usou qualquer tipo de Equipamento e Proteção Individual (EPI) o que lhe causou descoloração nas mãos e corrosão...
Festa do Sorvete e abertura das piscinas
Como faz todos os anos , o SINCOMAR promoveu no ultimo dia 12 a festa das crianças no seu clube campestre. Centenas de associados e dependentes compareceram e passaram uma tarde agradável, com muito sorvete, refrigerante e brincadeiras para as crianças, sempre orientadas por professores de educação física. A festa marcou a abertura da temporada 2016/2017 do Parque Aquático.