\r\n Para homem , 95 anos (soma da idade e tempo de contribuição) e para mulher 85 anos (55 de idade e 30 anos de contribuição previdenciária) . Assim, o trabalhador que preencher esses requisitos receberá o benefício integral sem a incidência do fator previdenciário.
\r\n\r\n Se essa fórmula não for vetada pela presidente da República será uma pequena conquista para os trabalhadores ao se aposentarem e uma abertura para que se continue a trabalhar pela extinção total do fator previdenciário.
\r\n\r\n Entenda o que é a incidência do fator previdenciário
\r\n\r\n Após o trabalhador cumprir os requisitos para se aposentar que não tenha completado se homem 65 anos de idade e mulher 60 anos de idade, terá a incidência do fator previdenciário com a redução do valor do benefício da aposentadoria levando-se em conta o tempo de contribuição, a idade do segurado e a expectativa de vida.
\r\n\r\n
\r\n\r\n Pensão por morte
\r\n\r\n
\r\n\r\n a) Redução da exigência de contribuição de 24 meses para 18 meses o requisito para a concessão de pensão por morte;
\r\n\r\n
\r\n\r\n b) O período aquisitivo não é exigido em caso de:
\r\n\r\n
\r\n\r\n filho ou irmão menor de 21 anos;
\r\n\r\n cônjuge ou companheiro for inválido;
\r\n\r\n falecimento decorrer de acidente de qualquer natureza (morte súbita) ou doença profissional.
\r\n\r\n c) Se não forem cumpridos esses requisitos (itens a e b) o cônjuge ou companheiro receberá a pensão por 4 meses.
\r\n\r\n
\r\n\r\n d) retoma o texto original da lei que determina que o valor mensal da pensão por morte será de 100% do valor da aposentadoria que o segurado recebia ou daquela a que teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data de seu falecimento.
\r\n\r\n
\r\n\r\n Duração da Pensão por morte
\r\n\r\n
\r\n\r\n Alteração da tabela de duração do benefício da pensão por morte:
\r\n\r\n
\r\n\r\n MPV. 664
\r\n\r\n
\r\n\r\n PLV
\r\n\r\n
\r\n\r\n Idade de referência Expectativa de sobrevida (anos) Duração Pensão (anos) Idade na data do óbito Duração da Pensão (anos)
\r\n\r\n 44 anos ou mais, ou inválido ou deficiente Até 35 vitalício 44 anos ou mais, ou se inválido ou deficiente vitalício
\r\n\r\n 39 a 43 anos Entre 35 e 40 15 41 a 43 anos 20
\r\n\r\n 33 a 38 anos Entre 40 e 45 12 30 a 40 anos 15
\r\n\r\n 28 a 32 anos Entre 45 e 50 9 27 a 29 anos 10
\r\n\r\n 22 a 27 anos Entre 50 e 55 6 21 a 26 anos 6
\r\n\r\n 21 anos ou menos Maior de 55 3 Menos de 21 anos 3
\r\n\r\n
\r\n\r\n Auxílio doença
\r\n\r\n
\r\n\r\n O valor do benefício será calculado pela média das últimas 12 contribuições
\r\n\r\n Terceirização da Perícia Médica
\r\n\r\n Nos casos de impossibilidade de realização de perícias médicas pelo órgão ou setor próprio competente, assim como de efetiva incapacidade física ou técnica de implementação das atividades e atendimento adequado à clientela da previdência social, o INSS poderá, sem ônus para os segurados, celebrar convênios, termos de execução descentralizada, termos de fomento ou de colaboração, contratos não onerosos ou acordos de cooperação técnica para realização de perícia médica, por delegação ou simples cooperação técnica, sob sua coordenação e supervisão.
\r\n\r\n
\r\n\r\n Cancelamento do Auxílio-doença
\r\n\r\n
\r\n\r\n O segurado que durante o gozo do auxílio-doença vier a exercer atividade que lhe garanta subsistência poderá ter o benefício cancelado a partir do retorno à atividade. Porém, caso o segurado vier a exercer atividade diversa daquela que gerou o benefício, deverá ser verificada a incapacidade para cada uma das atividades exercidas.
\r\n\r\n Cancelamento da Pensão por Morte
\r\n\r\n A perda do direito à pensão por morte ao condenado pela prática de crime de que tenha dolosamente resultado a morte do segurado somente ocorrerá após o trânsito em julgado.
\r\n\r\n Perderá o direito à pensão por morte o cônjuge, o companheiro ou a companheira se comprovada, a qualquer tempo, simulação ou fraude no casamento ou na união estável, ou sua formalização com o fim exclusivo de constituir benefício previdenciário, apuradas em processo judicial no qual serão assegurados o direito ao contraditório e à ampla defesa.
\r\n\r\n
\r\n\r\n Fonte: CNTC
\r\nForam mais de 500 mil acidentes de trabalho em 2017
Em 2017, 264 pessoas morreram na Amazônia Legal vítimas de acidente de trabalho. Já o número de auxílios-doença pagos por esse motivo na região chegam a quase 17 mil.Mato Grosso é o estado com maior registro mortes e de trabalhadores afastados por acidente no local de trabalho: 4.416, sendo 82 óbitos. Em seguida aparece o Pará, com quase 3.500 afastamentos e 66 mortes, e em terceiro lugar o Amazonas, com aproximadamente três mil afastamentos e 16 óbitos.O impacto na Previdência Social em cada um dos três estados, por exemplo, foi superior a R$ 23 milhões.Os dados são do Observatório...
Horários de Abertura do Maringá Liquida
O SINCOMAR informa que assinou com o sindicato patronal-SIVAMAR, acordo para realização da promoção Maringá Liquida. O acordo prevê abertura das lojas no sábado, dia vinte e oito de fevereiro, até às dezoito horas, em substituição a jornada especial do dia quatorze, onde as lojas abrirão apenas na parte da manhã. Em virtude da promoção Maringá Liquida, o comércio varejista funcionará também no domingo dia primeiro de março, das treze as dezenove,...
Notícia - MPT defende rejeição da "nova mini-reforma trabalhista"
Notícia - MPT defende rejeição da "nova mini-reforma trabalhista" O Ministério Público do Trabalho (MPT) publicou nesta terça-feira (30), nota técnica rejeitando o trecho da MP da Liberdade Econômica, que propõe uma mini-reforma trabalhista. A Medida Provisória (MP) nº 881, encaminhada ao Congresso Nacional pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) foi apresentada como uma proposta para desburocratizar a rotina das empresas. Na Casa, foi ampliada com dezenas de propostas que alteram a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e está tramitando como Projeto de Lei de Conversão...