\r\n INFORMATIVO
\r\n\r\n MARINGÁ LÍQUIDA 2014 – PRIMEIRA EDIÇÃO
\r\n\r\n
\r\n\r\n O SINCOMAR informa que assinou com o sindicato patronal, SIVAMAR, acordo para realização da promoção Maringá Liquida, o qual é aplicável unicamente ao segmento do comércio varejista, estando os supermercados excluídos dessa regulamentação especial.
\r\n\r\n Com isso, o comércio varejista abrirá normalmente no dia primeiro de março próximo, ou seja, somente meio período. Em contrapartida, no dia vinte e nove, haverá expediente até as dezoito horas.
\r\n\r\n Também por conta do acordo celebrado, o comércio varejista abrirá, ainda, no domingo, dia trinta de março, no horário das treze às dezenove horas. E, em virtude disso, as empresas concederão aos seus trabalhadores uma folga integral em outro dia da semana, na semana anterior ou posterior ao domingo trabalhado, destacando-se, ainda, que as horas trabalhadas no domingo deverão ser pagas, com acréscimo de setenta por cento, as quais não podem ser compensadas.
\r\n\r\n É de se destacar que as empresas que abrem normalmente nos dois primeiros sábados, até as dezoito horas, podem compensar a jornada extraordinária prestada no sábado, dia vinte e nove ou, ainda, pagá-las como horas extras, observando-se os adicionais previstos em Convenção Coletiva. Já para as empresas que trabalham em todos os sábados do mês, em regime de revezamento, as horas extras prestadas nesse dia deverão ser pagas, sendo proibida a compensação.
\r\n\r\n Destacamos, por fim, que o descumprimento dos termos do acordo sujeitará o empregador ao pagamento de multa de 20% do menor piso salarial, cerca de R$168,00 por infração e por empregado.
\r\n\r\n Para maiores informações sobre o assunto procurem o SINCOMAR, na Rua Arthur Thomas, 426, centro ou pelo fone 3220-3618, destacando-se que o Termo Aditivo que estipula das condições da realização da promoção Maringá liquida encontra-se disponível em nosso site: www.sincomar.com.br.
\r\n\r\n
\r\n\r\n
\r\n\r\n SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE MARINGÁ
\r\n\r\n * S I N C O M A R *
\r\nNegligência de empresas com pandemia tem resultado em indenizações na Justiça
A falta de cuidados na prevenção à Covid-19 por parte de empresas têm motivado pedidos de rescisão indireta – quando uma demissão por parte do funcionário é revertida para os moldes de dispensa sem justa causa. A recusa em aceitar atestados médicos, a não permissão do isolamento recomendado pelos órgãos sanitários depois de uma infecção e o fato de deixar de distribuir EPIs são motivos para a concessão da rescisão indireta, de acordo com decisões levantadas pelo JOTA.Na dispensa sem justa causa – diferentemente de outras modalidades como a pedido do trabalhador, por justa...
Supermercados aos domingos e feriados: vencida a primeira batalha, a segunda será semana que vem
Câmara vota pela regulamentação do funcionamento do comercio varejista, principalmente supermercados, nos domingos e feriados. O projeto precisa de três votações, a segunda será terça-feira.11 a 2. Este foi o resultado da votação do projeto que trata da regulamentação do funcionamento do comércio varejista de Maringá, aprovado nesta quinta-feira a noite na Câmara de Vereadores. O plenário estava lotado de comerciários que foram lá para mostrar mais uma vez aos vereadores de que lado eles estão realmente. Agora, o projeto de Carlos Mariuci e subscrito por outros seis vereadores...
Repassar vale transporte a terceiro, sem lucro, não motiva justa causa
Quando um empregado repassa a terceiros seus vales-transportes, só pode ser demitido por justa causa caso existam provas de que obteve benefício financeiro. Esse foi o entendimento da 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao determinar que uma empresa pague verbas rescisórias a um funcionário dispensado pelo uso impróprio do benefício. A empregadora constatou que outras pessoas utilizaram o cartão Vale Eletrônico Metropolitano, da Região Metropolitana de Recife, porque os itinerários eram diferentes do seu percurso...