\r\n
\r\n\r\n Com a presença do secretário geral e presidente em exercício da UGT Nacional, companheiro Canindé Pegado, a UGT-PARANÁ criou a Regional Noroeste, consolidada na plenária realizada em Maringá, dia 21 de junho. O evento contou com a presença de mais de 80 lideranças sindicais e comunitárias da região e do estado.
\r\n\r\n A plenária de fundação da Regional Noroeste aconteceu nas dependências do SINCOMAR - Sindicato dos Comerciários de Maringá, cuja composição da mesa dos trabalhos refletiu a representatividade da Regional Noroeste, com sindicalistas de diversas cidades da região e o significativo número das mulheres ugetistas.
\r\n O presidente em exercício da UGT Nacional, companheiro Canindé Pegado prestigiou a plenária com a palestra “Atual Conjuntura Política e Sindical e Ações da UGT”. Pegado apresentou informações relevantes quanto ao mundo sindical; o crescimento da UGT no Paraná e no Brasil; as relações de emprego/empregabilidade/desemprego e atuação do CODEFAT - Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador. Canindé é um dos conselheiros titulares desse fundo e conhece profundamente as questões que envolvem a captação e destinação dos recursos para as diversas necessidades trabalhistas. O presidente em exercício da UGT Nacional defendeu a união das centrais na luta contra o desemprego e a política inadequada do governo e de investimento na qualificação e requalificação profissional. Segundo Canindé, dados oficiais indicam que o Brasil emprega 15 milhões de trabalhadores por ano, mas desemprega 14 milhões. E esses 14 milhões demoram a reingressarem no mercado de trabalho, sendo que a maioria retorna com salários menores. A média de permanência no emprego nos países desenvolvidos é de sete anos, mas no Brasil não passa de um ano e meio. “É a maior rotatividade do mundo”, disse Pegado, ao criticar duramente relatório da Fundação Getúlio Vargas, que coloca sobre o empregado a responsabilidade dos encargos sociais. “Só a união dos trabalhadores brasileiros em torno dos seus sindicatos, federações, confederações e centrais, é que pode criar condições para que os trabalhadores enfrentem essa situação. O movimento sindical tem de estar vigilante constantemente, pois os poderes instituídos e os empresários vêm direcionando ações contra os interesses dos trabalhadores” alertou Canindé.
\r\n Ao falar sobre a importância de criação da Regional Noroeste, o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi destacou a política de descentralização implantada pela central no estado: “No Brasil estamos muito perto de sermos a segunda maior central; em apenas quatro anos no Paraná, a UGT se consolidou como a maior representante da classe trabalhadora paranaense. Estamos presentes nos diversos conselhos municipais e estaduais fazendo valer nossa voz. A criação da Regional Noroeste vem consolidar esse crescimento e fortalece ainda mais as relações da UGT com sua base filiada” destacou Rossi.
\r\n Na composição da direção da Regional Noroeste ficou à frente o presidente do Sindicato dos Comerciários de Maringá, companheiro Leocides Fornazza, tendo como secretário geral o bancário Aldi Mertz. “A Regional Noroeste da UGT-PARANÁ é de grande importância na política de atração de novos sindicatos, consolidando a UGT como a maior central sindical paranaense e uma das maiores centrais sindicais do Brasil”, disse Fornazza ao assumir a tarefa de conduzir a organização da regional. No Paraná, a UGT tem agora, além da Noroeste, mais três regionais: Norte, Oeste e Litoral e o escritório central em Curitiba -cobrindo a capital e região metropolitana- e que atendem mais de 180 sindicatos filiados das mais diversas categorias profissionais.
\r\n Para a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarapuava e diretora da Federação dos Comerciários do Paraná, Marisa de Fátima Chemeres de Lima, “A fundação da UGT Noroeste, é de grande importância para a região. Com certeza vai fortalecer os interesses da classe trabalhadora. E essa descentralização mostra que a União Geral dos Trabalhadores tem um objetivo sério, que é a valorização do trabalhador que produz e contribui para o crescimento do nosso País.”
\r\n Presente ao evento, o secretário de Relações Institucionais da UGT-PARANÁ e secretário Nacional de Assuntos Culturais, companheiro Jorge Leonel parabenizou a organização da Regional Noroeste, salientando que “esse é mais um passo que a UGT dá na consolidação das suas políticas de um sindicalismo ético, cidadão e inovador”.
\r\n
\r\nTRT-PR pune empresa que humilhava empregada por causa da orientação sexual
A empresa Dori Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios, do município de Rolândia deverá indenizar por danos morais uma operadora de máquinas constantemente humilhada no ambiente de trabalho em razão de sua orientação sexual. A 6ª Turma do TRT-PR aumentou o valor da indenização determinado na primeira instância, de R$ 4 mil, para R$ 10 mil. Da decisão, ainda cabe recurso. A trabalhadora atuou na empresa por seis anos, até 2012. Nos últimos...
Presidente promete manter valorização do Salário Mínimo
Dirigentes da União Geral Trabalhadores (UGT) e representantes das demais centrais sindicais participaram, nessa segunda-feira, 8/12/14, de uma reunião com a presidenta Dilma Ropuseff, no Palácio do Planalto, em Brasília. Pela UGT, participaram do encontro o presidente nacional da central, Ricardo Patah, o Secretario de Organização, Francisco Pereira, o Chiquinho e Luiz Carlos Motta, presidente da UGT estadual de São Paulo. Durante a reunião o presidente da UGT, Ricardo Patah, pediu a presidenta a abertura de diálogo entre...
UGT se posiciona contra a terceirizção
A União Geral dos Trabalhadores (UGT), segunda maior central sindical do País, representando mais de 1.300 Sindicatos e Federações e 10 milhões de trabalhadores, ficou surpresa com as declarações de Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil, do Governo interino do presidente Michel Temer, a respeito da Terceirização. A questão é muito delicada e vem sendo discutida amplamente pelas Centrais Sindicais com o Congresso, onde o projeto tramita. Por essa razão nos causou surpresa que, numa palestra para empresários, realizada na quarta-feira, 16/06, em São Paulo, o ministro...