Com a presença de mais de 300\r\nsindicalistas, as centrais sindicais União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força\r\nSindical, CUT, CSB, CTB, Nova Central e Intersindical lançaram, nesta\r\nquarta-feira (6), no Sindicato dos Químicos, em São Paulo, a Agenda Prioritária\r\nda Classe Trabalhadora (Democracia, Soberania e Desenvolvimento com Justiça\r\nSocial: Trabalho e Emprego no Brasil).
\r\n\r\nO documento, que vai pautar as ações\r\ndas Centrais este ano, será entregue a todos os candidatos à presidência da\r\nRepública, bem como aos deputados e senadores. A entrega desse documento será o\r\ninício de uma grande mobilização dos trabalhadores em todo o País.
\r\n\r\nTambém foi aprovado que 10 de agosto\r\nserá o Dia Nacional de Luta, com mobilização e paralisações dos trabalhadores\r\nnas principais cidades do Brasil.
\r\n\r\nCanindé Pegado, secretário Geral da\r\nUGT, presente ao ato, destacou a importância da união e da mobilização da\r\nclasse trabalhadora contra a crise e o desemprego e disse, ainda, que 10 de\r\nagosto será um dia de enfrentamento e de alerta à sociedade para o momento que\r\nestamos vivendo.
\r\n\r\nNa fala dos presidentes das Centrais,\r\nficou claro que as eleições de outubro são um importante marco e que se deve\r\nbuscar o compromisso dos candidatos com uma agenda de desenvolvimento com\r\ngeração de emprego.
\r\n\r\nClemente Ganz Lúcio, diretor do\r\nDieese, abriu o evento e assegurou que a agenda reúne as propostas do movimento\r\npara o crescimento. “É uma proposta mínima, que certamente vai ajudar o País a\r\nsair da terrível crise econômica que estamos vivendo."
\r\n\r\n Fonte: sita da UGT
Empregados de rede de supermercados se mobilizam contra aplicação da reforma trabalhista
Os 9 mil empregados do Supermercado Mundial (rede popular com 19 lojas espalhadas na cidade do Rio de Janeiro) estão em luta há algumas semanas contra a perda de direitos que o patrão quer lhes impor, respaldado na reforma trabalhista . À mudança da legislação somou-se ainda o inusitado Decreto nº 9127, de 16 de agosto de 2017, editado em surdina, sem maiores debates. Ele reconhece os supermercados como “atividade essencial da economia”. Com isto, ficam autorizados a abrir aos domingos sem a necessidade do pagamento do adicional de 100% nas horas trabalhadas. O corte...
Calendário de abertura do comércio no final de ano 2013
CALENDÁRIO DE ABERTURA DO COMÉRCIO NO FINAL DO ANO (CF. CCT 2013/2014) COMÉRCIO VAREJISTA EM GERAL • JORNADA ESPECIAL Entre os dias 09 e 23/dezembro/2013 (de segunda a sexta-feira) haverá trabalho até as 22h00. Nos dias 24 e 31/dezembro/2013 a jornada encerra-se às 18h00; Nos sábados, dias 07; 14 e 21/dezembro/2013, a jornada se estenderá até as 18horas. No sábado dia 28/dezembro/2013, a jornada encerra-se às 12h00; No domingo, dia 22/dezembro/2013,...
Greve geral dia 30
Representantes das centrais sindicais brasileiras - CTB, CUT, UGT, Força Sindical, Nova Central, CGTB, CSP-Conlutas, Intersindical, A Pública e CSB - realizaram reunião na manhã de hoje (05/06) e definiram a convocação de uma nova Greve Geral de 24h para o próximo 30 de junho. Dentro do calendário de luta, as centrais convocaram para o dia 20 de junho um "Dia Nacional Mobilização rumo à Greve Geral". Fonte: Blog Conversa Afiada