Com a presença de mais de 300\r\nsindicalistas, as centrais sindicais União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força\r\nSindical, CUT, CSB, CTB, Nova Central e Intersindical lançaram, nesta\r\nquarta-feira (6), no Sindicato dos Químicos, em São Paulo, a Agenda Prioritária\r\nda Classe Trabalhadora (Democracia, Soberania e Desenvolvimento com Justiça\r\nSocial: Trabalho e Emprego no Brasil).
\r\n\r\nO documento, que vai pautar as ações\r\ndas Centrais este ano, será entregue a todos os candidatos à presidência da\r\nRepública, bem como aos deputados e senadores. A entrega desse documento será o\r\ninício de uma grande mobilização dos trabalhadores em todo o País.
\r\n\r\nTambém foi aprovado que 10 de agosto\r\nserá o Dia Nacional de Luta, com mobilização e paralisações dos trabalhadores\r\nnas principais cidades do Brasil.
\r\n\r\nCanindé Pegado, secretário Geral da\r\nUGT, presente ao ato, destacou a importância da união e da mobilização da\r\nclasse trabalhadora contra a crise e o desemprego e disse, ainda, que 10 de\r\nagosto será um dia de enfrentamento e de alerta à sociedade para o momento que\r\nestamos vivendo.
\r\n\r\nNa fala dos presidentes das Centrais,\r\nficou claro que as eleições de outubro são um importante marco e que se deve\r\nbuscar o compromisso dos candidatos com uma agenda de desenvolvimento com\r\ngeração de emprego.
\r\n\r\nClemente Ganz Lúcio, diretor do\r\nDieese, abriu o evento e assegurou que a agenda reúne as propostas do movimento\r\npara o crescimento. “É uma proposta mínima, que certamente vai ajudar o País a\r\nsair da terrível crise econômica que estamos vivendo."
\r\n\r\n Fonte: sita da UGT
A importância do Abril Verde
Prevenir acidentes e doenças do trabalho demanda ações da sociedade nos 12 meses do ano. Mas o trabalho de conscientização de empregados e empregadores ganha reforço extra quando centralizado em campanhas específicas como a do ABRIL VERDE, que ocorre anualmente. Abril Verde é uma campanha de conscientização e orientação criada por um movimento de iniciativa da população, com o objetivo de garantir segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os trabalhadores brasileiros, seja de que atividade for.
Carvoarias representam o trabalho infantil em uma de suas mais degradantes formas
Moradores da capital e de outros municípios do Estado de São Paulo, que costumam fazer churrasco em casa ou ir às tradicionais churrascarias em sistema de rodízio, podem, sem saber, estar contribuindo para a exploração de trabalho escravo e infantil. A apenas 100 km da capital, uma megaoperação de fiscalização realizada pela Polícia Rodoviária Federal, Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho nos municípios de Piracaia, Joanópolis e Pedra...
Empresa é condenada por péssimas condições sanitárias
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro foi condenada a pagar R$ 173.840, a título de danos morais coletivos, por expor seus empregados a más condições sanitárias e de conforto. A decisão é da 8ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), que considerou que a empresa sonegou os direitos aos trabalhadores. Pela decisão, a Comlurb terá o prazo de dois anos para implementar condições adequadas de banheiros e demais instalações utilizadas...