44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Ministério do Trabalho lança na CNTC campanha nacional de prevenção de acidentes do trabalho

Data de publicação: 27/04/2018


O Ministério do Trabalho (MTE), através da Secretaria de Inspeção do\r\nTrabalho (SIT), lançou nessa última quinta-feira (26), na Confederação Nacional\r\ndos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília, a Campanha Nacional de\r\nPrevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), com o objetivo de sensibilizar a\r\nsociedade para a importância do desenvolvimento de uma cultura de prevenção de\r\nacidentes e doenças do trabalho. A Canpat faz parte do movimento Abril Verde,\r\nconjunto de ações realizadas pela sociedade para dar visibilidade ao tema da\r\nsegurança e saúde no trabalho.

\r\n\r\n

Os temas da Canpat em 2018 são: Adoecimento Ocupacional e Quedas de\r\nTrabalho em Altura, que ainda vitimam muito trabalhadores, com enormes danos.\r\nAlém da perda de vidas, incapacitações e danos à integridade física dos\r\ntrabalhadores, muitas vezes irrecuperáveis, as perdas decorrentes de acidentes\r\ne doenças do trabalho são estimadas pela Organização Internacional do Trabalho\r\n(OIT) em 4% do PIB, o que ultrapassa o valor de R$ 200 bilhões por ano no país.

\r\n\r\n

Ocorrem no Brasil, em média, mais de 2.800 mortes de trabalhadores por\r\nano, oito por dia, uma a cada três horas. Cada acidente de trabalho que\r\nacontece é catastrófico em termos individuais, familiares e sociais, segundo o\r\nMTE. De acordo com a Canpat, o envolvimento e participação de cada cidadão\r\nbrasileiro é fundamental para se alcançar uma cultura de prevenção e tornar o\r\npaís cada vez mais justo, digno e competitivo. “Essa ação é uma forma de manter\r\nsempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do\r\ntrabalho, por parte de todos”, destacou o secretário da Secretaria de Inspeção\r\ndo Trabalho (SIT) do MTE, João Paulo Ferreira Machado.

\r\n\r\n

Estão previstas, para todo o país, ao longo de 2018, ações conduzidas\r\npelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST), que integra a\r\nSecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho, e pelas\r\nsuperintendências e gerências do Ministério.

\r\n\r\n

A força simbólica do 28 de abril

\r\n\r\n

A Organização Mundial do Trabalho (OIT) instituiu em 2003 a data de 28\r\nde abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em razão da\r\nexplosão de uma mina de carvão na cidade de Farmington, no estado da Virgínia,\r\nnos Estados Unidos, em 1969, que resultou na morte de 78 trabalhadores. A lei\r\nnº 11.121/2005 instituiu no Brasil o Dia Nacional em Memória das Vítimas de\r\nAcidentes de Trabalho, cuja data também 28 de abril.

\r\n\r\n

Fonte: site da CNTC

\r\n\r\n

 


Outras Notícias

Carta de Florianópolis é aprovada pelos participantes da 4° Plenária Nacional Comerciária da UGT

  Os dirigentes sindicais comerciários presentes à 4ª Plenária Nacional, realizada de 23 a 25 de novembro, em Florianópolis, Santa Catarina, após três dias de intensos debates apresentaram a carta que é fruto de todo o processo de discussão em torno dos problemas apontados durante as palestras e apresentações que foram ministradas.  Intitulada “Carta de Florianópolis” o documento aprovado diz:  Carta de Florianópolis  Os comerciários brasileiros, filiados à União Geral dos Trabalhadores (UGT) reunidos de 23 a 25 de novembro de 2016, em Florianópolis,...

Um terço dos desempregados sobrevive com bicos e trabalhos temporários

Um terço dos brasileiros desempregados atualmente sobrevive com bicos e trabalhos temporários, geralmente informais, mostra pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).  Para 29%, o sustento vem da ajuda financeira da família ou amigos e 7% recebem auxílio do programa Bolsa Família. Apenas 2% utilizam poupança ou investimentos.  O estudo, que entrevistou 600 pessoas nas 27 capitais, revela que a falta de trabalho provocou a queda no padrão de vida de seis em cada dez brasileiros.  Entre...

Justiça só pode interferir em acordo sindical se houver afronta à lei

O Poder Judiciário só pode intervir em acordos definidos em assembleia geral sindical se houver afronta à legislação vigente. O entendimento, unânime, é da 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao reformar decisão que condenava um sindicato a devolver descontos mensais de 7% do salário de um trabalhador avulso sindicalizado do Porto de Santos (SP). Em análise anterior, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) havia determinado o reembolso, por entender que o percentual estabelecido,...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: