44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Projeto aprovado pelos vereadores limita abertura dos supermercados de Maringá a um domingo por mês

Data de publicação: 25/04/2018


\r\n\r\n

O\r\nprojeto de lei que regula o funcionamento dos supermercados de Maringá aos\r\ndomingos foi aprovado ontem à noite  em\r\nsegunda discussão, com algumas emendas que melhoraram bastante o texto\r\noriginal. Por mais que os defensores das grandes redes supermercadistas chamem\r\nisso de atraso, não resta dúvidas que a Câmara Municipal de Maringá lavrou um\r\ngrande tento a favor da população, sobretudo a favor dos comerciários e dos\r\npequenos e médios comerciantes de gêneros alimentícios, que estão sendo\r\nengolidos pelos gigantes do varejo. Muitos açougues, padarias e mercearias dos\r\nbairros estão  em dificuldades, boa parte\r\ndeles fechando suas portas.

\r\n\r\n


\r\nÉ bom que se diga que o projeto ainda passará por mais uma votação, mas a\r\nterceira é apenas para ajustar a redação final do texto que será encaminhado\r\npara o prefeito Ulisses Maia sancionar, ou vetar se for o caso. A posição da\r\nmaioria dos vereadores foi firme e clara: se ocorrer o veto o mesmos será\r\nderrubado.

\r\n\r\n

O\r\nprefeito não externou sua opinião sobre o tema, mas a vereadores da base ele\r\ntem dito que pretende sancionar e transformar a proposta original do petista\r\nCarlos Mariuci em lei municipal.

\r\n\r\n

O\r\nsindicato dos supermercados (de base estadual) certamente vai arguir\r\njuridicamente a inconstitucionalidade da lei. Mas os vereadores tiveram o\r\ncuidado de não colocar nada que se relacionasse à questão trabalhista no\r\nprojeto, uma vez que a questão trabalhista é assunto para a legislação federal.\r\nAgora, a regulamentação do funcionamento do comércio é prerrogativa do\r\nmunicípio.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Uma\r\nvez em vigor, a lei permitirá a abertura dos supermercados e hipermercados um\r\ndomingo por mês, como ocorria antes. Os estabelecimentos que comercializam\r\ngêneros alimentícios e opera com familiares não sofreram nenhuma restrição.\r\nAprovada e uma vez sancionada, a nova lei municipal deverá entrar em vigor\r\ndentro de 90 dias.  .

\r\n\r\n

Outros\r\nmunicípios da região, onde os pequenos e médios comerciantes também estão\r\npassando por maus bocados, deverão fazer o mesmo.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Redução da Cide não fará caminhoneiros suspenderem a greve geral

Em meio aos protestos de caminhoneiros que paralisaram estradas em todo o País, o governo anunciou nesta terça-feira, 22, um acordo com o Congresso para baixar o preço do óleo diesel. A solução apresentada foi zerar a cobrança da Cide (uma tarifa que incide sobre os combustíveis) para o óleo diesel, o que deve provocar uma perda de R$ 2,5 bilhões de receita para o governo. Em troca, os parlamentares aprovariam o projeto que acaba com a  desoneração da folha de pagamento para alguns setores, o que renderia R$ 3 bilhões para os cofres públicos. O problema é que, mesmo com...

Geração Y sabe de mudança na Previdência, mas não quer pensar nisso

Os jovens da geração Y serão diretamente afetados pelas prováveis mudanças na Previdência Social que estão em gestação no País. Embora tenham conhecimento disso, pesquisas mostram que eles falham no planejamento e veem a aposentadoria como algo muito distante e não sabem - ou não querem - lidar com isso.   A pedido do jornal O Estado de S. Paulo, a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) e o instituto de pesquisa Ipsos fizeram um recorte de um ampla pesquisa sobre o tema divulgada na semana passada. A conclusão é que 62% dos jovens entre 23...

A armadilha da demissão voluntária

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) traz hoje em seu site uma advertência muito preocupante: “Com menos de uma semana da aprovação da Reforma Trabalhista, milhares de brasileiros e brasileiras se encontram no fio da navalha com a onda de lançamento de planos de demissão voluntária em diversos ramos  de atividade no país. O que os empresários chamam de primeiras ações do pacote de reforma trabalhista contra a crise é uma releitura do que aconteceu em 1990, as tais “demissões voluntárias”.Funciona assim: o empregador chega para o empregado e...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: