44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Pessoas com deficiência têm vez; ainda há vagas

Data de publicação: 30/05/2011

A legislação brasileira prevê que as empresas com 100 ou mais funcionários devem disponibilizar de 2% a 5% de seus cargos para pessoas com deficiência. A fiscalização pelo cumprimento da lei, em Maringá, é de responsabilidade da gerência regional do Ministério do Trabalho e Emprego.

De janeiro de 2010 até abril deste ano, na cidade, pelo menos 314 vagas foram preenchidas e sobram oportunidades.

É para facilitar e orientar a colocação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho que a Agência do Trabalhador de Maringá possui o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência.

De acordo com a coordenadora da iniciativa, Ana Carmem Dias, para que o ingresso seja efetivado com sucesso é fundamental que as empresas estejam preparadas para receber estes profissionais, garantindo a eles plena acessibilidade.

Nesse sentido, além de oferecer todas as condições físicas para que o profissional com deficiência exerça sua função sem impedimentos – como por exemplo, a retirada de barreiras arquitetônicas e a instalação de programas com sintetizadores de voz para os trabalhadores com deficiência visual – é necessário, ainda, que essas pessoas sejam bem recebidas pelo quadro de funcionários, encontrando assim um ambiente favorável e agradável para executar a atividade.

 

João Paulo Santos
\"\"

Telefonista há três meses, Luiz Antônio Mendonça diz que, com qualificação, emprego é garantido

 

"Os demais empregados precisam ter a consciência de que uma pessoa com deficiência não é inferior, mas sim um colega de trabalho como qualquer outro e cujas diferenças devem ser respeitadas", explica. Os interessados em ocupar uma dessas vagas, em Maringá, devem se dirigir até a Agência do Trabalhador, munidos de Carteira de Trabalho, RG e CPF e preencher um cadastro. Em seguida, uma pré-seleção será realizada no intuito de encaminhar o candidato para uma função que esteja enquadrada segundo o seu perfil.

 

"Desse modo, o empregador pode ter certeza de que a produtividade de uma pessoa com deficiência será igual a de qualquer outro funcionário", garante Ana Carmem.

Empresários que quiserem informações, orientações e organizar palestras sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente profissional também devem procurar a Agência do Trabalhador. "Não basta que o empregador contrate. Ele precisa saber incluir", completa a coordenadora do programa.

 

Cargos por direito
Empresas que possuem de 100 a 200 funcionários devem ter, obrigatoriamente, pelo menos 2% de seus cargos preenchidos por pessoas com deficiência; de 201 a 500 funcionários, 3%; de 501 a 1.000 funcionários, 4%; de 1.001 funcionários em diante, 5%.

 

De olho nas vagas
A Agência do Trabalhador disponibiliza, em Maringá, 28 oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência. As vagas oferecidas são para o setor administrativo, almoxarifado, vendas, linha de produção e controle de qualidade. A Agência fica localizada na Avenida Joubert Carvalho, 675, Centro. O telefone para contato é o (44) 3269-6640.

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: