Poupar dinheiro não é um hábito do consumidor\r\nbrasileiro, nem mesmo entre aqueles que têm renda maior. É o que diz o Indicador\r\nMensal de Reserva Financeira. Os dados mostram que, em cada 10 brasileiros com\r\nrenda superior a cinco salários mínimos (R$ 4.690), apenas três (30%)\r\nconseguiram encerrar o último mês de novembro com sobras de dinheiro.
No total, 66% das pessoas que fazem parte das\r\nclasses A e B não foram capazes de guardar nenhuma parte dos rendimentos e 4%\r\nnão sabem ou não responderam. Apurados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC\r\nBrasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os dados foram\r\ndivulgado no dia (19) em São Paulo.
\r\n\r\nConsiderando a população de todas as classes\r\nsociais, a proporção dos que conseguem guardar dinheiro é ainda menor. Somente\r\n20% conseguiram fechar novembro com sobras contra 70% de não poupadores. Entre\r\naqueles que conseguiram guardar dinheiro em novembro e que sabem o valor guardado, a média é de R$\r\n400,57.
\r\n\r\n“A conjuntura econômica é um fator que contribui\r\nfortemente para que as pessoas terminem o mês sem dinheiro para investir, mas a\r\nfalta de disciplina e de controle das finanças também é um grande entrave. O\r\nconsumidor deve ter em mente que um orçamento controlado pode fazer toda a\r\ndiferença no fim do mês. O ideal não é poupar somente o que sobra no fim do\r\nmês, mas sempre reservar uma quantia fixa”, afirma a economista-chefe do SPC\r\nBrasil, Marcela Kawauti.
Exemplo desse comportamento é que apenas 5% dos\r\npoupadores reconhecem guardar sempre a mesma quantia todos os meses. Um quarto\r\n(25%) guarda apenas o que sobra no orçamento quando termina de pagar todas as\r\ncontas. “Se o consumidor deixar para poupar o que sobra, é mais difícil ceder\r\naos apelos de consumo. O mais indicado é dividir o orçamento em gastos\r\nobrigatórios, gastos com lazer e com \r\ndaquilo de que se gosta e uma parte para investimentos, que precisa ser\r\nsagrada e ter objetivos distintos”, explica o educador financeiro do portal Meu\r\nBolso Feliz, José Vignoli.
\r\n\r\nFonte: Agência Brasil
\r\n\r\n\r\n\r\n
\r\n\r\n
Compensação de trabalho no feriado vira disputa na Justiça
A compensação para o trabalho em feriados virou motivo de disputa entre patrões e empregados nos últimos três meses. De acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), sindicatos foram à Justiça em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e em Divinópolis, no interior de Minas Gerais, denunciar que patrões deixaram de cumprir as regras para trabalhos nos feriados previstas em acordo coletivo, além da falta de pagamento de adicionais de horas extras. Em três ações, juízes decidiram em favor dos trabalhadores, com o argumento de que...
Perda de clientes não é justificativa para diminuir gratificação de trabalhador
Perda de contrato não é justificativa para rebaixar um trabalhador de posição e passar a lhe pagar menos. O entendimento é da 22ª Vara do Trabalho de Brasília, que não acolheu argumento da Infraero de que o descomissionamento se deu por justo motivo, porque a empresa perdeu a administração dos cinco aeroportos mais rentáveis, por decisão do governo federal. O valor a ser pago ao trabalhador será calculado utilizando a média do que o empregado recebia nos dez anos antes de ter sido rebaixado. A juíza Thais Bernardes Camilo Rocha lembrou que a destituição do cargo de confiança,...
Reunião do Conselho Nacional da Previdência expõe manobras do governo em ações escusas
O debate sobre o reflexo das ações do governo em relação à Previdência Social foram a tônica da 239ª reunião do Conselho Nacional da Previdência (CNP), realizada no dia 29 de junho, na sede do Ministério da Previdência. Na ordem do dia o INSS Digital, o Resultado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) do mês de maio e a análise da Proposta Expansão do Número de Contrato de Empréstimo Consignado. Integrante da bancada dos trabalhadores e representante da União Geral dos Trabalhadores (UGT) Miguel Salaberry Filho, secretário nacional de Relações Institucionais...