Prestes a entrar em vigor, a Lei 13.467,\r\nque trata da Reforma Trabalhista, ainda é uma incógnita para as organizações\r\nsindicais e os trabalhadores. Cheia de inconstitucionalidades e armadilhas, a\r\nchamada Reforma Trabalhista é um Novo Código do Trabalho, que substitui a CLT\r\n(Consolidação das Leis do Trabalho) para regulamentar restrições e\r\ndesregulamentar direitos outrora conquistados pelos trabalhadores.
\r\n\r\n
Com o objetivo de tornar a nova lei mais\r\nclara e acessível ao conjunto do movimento sindical, o DIAP lança cartilha com\r\nperguntas e respostas sobre os principais pontos da norma que vai entrar em\r\nvigor neste sábado (11).
Com fundamento na Lei 13.467, a\r\npublicação, que faz parte da série “Educação Política”, traz 50 perguntas e\r\nrespostas sobre o sugestivo título: “Reforma Trabalhista e seus reflexos sobre\r\nos trabalhadores e suas entidades representativas”.
Elaborada pelo diretor de Documentação do\r\nDIAP, Antônio Augusto de Queiroz, a cartilha pretende “denunciar as principais\r\nperversidades da “reforma” e ao mesmo tempo fornecer ao movimento sindical\r\nsugestões e dicas de lutas e ações para resistir ao desmonte dos direitos\r\ntrabalhistas e sindicais no Brasil”, diz o presidente da DIAP, professor Celso\r\nNapolitano.
A nova publicação do DIAP se junta,\r\ndentro da série “Estudos Técnicos”, ao livro que este Departamento publicou - “A face sindical da reforma trabalhista”, de\r\nautoria da advogada e membro do corpo técnico do órgão, Zilmara Alencar.
Fonte:\r\nsite UGT
\r\n\r\n
Eleitores Podem Solicitar Certidão De Quitação Eleitoral Pela Internet
Eleitores de todo o Brasil já podem emitir pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a certidão de quitação eleitoral. A certidão é um documento importante que comprova que o eleitor está em dia com a Justiça Eleitoral.A emissão da certidão eletrônica começou dia (16). O comprovante é exigido do eleitor para a emissão de passaporte ou para assumir cargos públicos. Também substitui o comprovante de votação, atestando que o eleitor não está em falta com a Justiça Eleitoral.A certidão também pode ser obtida pessoalmente em qualquer cartório eleitoral, para...
Novo ponto eletrônico não causará filas, diz Ministério do Trabalho
Diante de críticas e contestações por parte de entidades que representam empregadores e trabalhadores em relação à Portaria 1.510, que cria o novo relógio de ponto eletrônico, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou, nesta quinta-feira (29), esclarecimentos sobre o novo equipamento. Para o ministério, o ponto não provocará filas e nem tem alto custo, como reclamam as entidades.A portaria entra em vigor no próximo dia 26, data em que começa a fiscalização das mudanças,...
Comissões devem constar da base de cálculo de verbas rescisórias
As comissões pagas com regularidade para empregados deve entrar no cálculo das verbas rescisórias devidas pela empresa no encerramento do contrato. Este foi o entendimento da juíza Roberta de Melo Carvalho, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, ao aceitar reclamação de uma trabalhadora contra uma empresa de turismo. Segundo os autos, a funcionária informou que sempre recebeu as comissões, mas que a empresa não registrava os valores em seu contracheque. Por conta disso, a quantia não foi levada em consideração...