O Walmart vai mudar as suas 120 lojas de\r\nsupermercados no Brasil nos próximos quatro anos, em um projeto batizado\r\ninternamente de “reinvention”. O plano envolve investimentos de R$500 milhões e\r\no fim das marcas Mercadorama, Nacional, e Bompreço. Para substituí-las uma nova\r\nmarca será trazida para o país, o Walmart Supermercados, que terá nas fachadas\r\na cor verde e amarela - baseada no modelo da rede de vizinhança “Walmart\r\nNeighborhood Market”, dos Estados Unidos.
É o segundo movimento anunciado pelo grupo em um ano\r\npara tentar colocar o negócio em outro patamar no país - o faturamento da\r\nsubsidiária está praticamente estagnado há três anos. Terceiro maior grupo de\r\nvarejo alimentar do Brasil, o Walmart anunciou em 2016 um projeto de\r\nreformulação de seus 130 hipermercados - na mesma linha do plano para\r\nsupermercados - com investimento de R$ 1 bilhão e duração de três anos.
Segundo Bernado Perloiro,vice-presidente de\r\noperações, comercial e marketing do Walmart no país, aquilo que a empresa\r\nentrega ao cliente, o que chama de “proposta de valor ” não estava “clara,\r\nuniforme e nem padronizada”. Além disso, há uma preocupação em melhorar a\r\neficiência e produtividade das lojas ( a venda por metro quadrado ficou estável\r\nem 2016), com reduções de custos.
Para finalizar as 250 reaberturas de hipermercados e\r\nsupermercados até 2021, serão cerca de 60 reformas ao ano, em média. para 2018,\r\no plano prevê 50 lojas renovadas, dos dois formatos.
No novo modelo, o consumidor entrará na loja pela área de frutas, legumes e\r\nverduras, que será expandida. Esse é o segmento que gera mais tráfego e o\r\nprincipal foco de competição entre supermercados. O espaço para padaria e\r\nrefeições rápidas também deve crescer, o que ajuda a ampliar a área de itens\r\ncom maior margem de lucro.
\r\n\r\nSobre a expectativa de que, concluída essa fase de\r\najustes, o grupo retome a capacidade de abertura - a rival Carrefour em 12\r\nmeses abriu cerca de 70 lojas - Perloiro prefere não falar de prazos para isso.\r\nE diz que, nos últimos anos, a empresa tem investido cerca de R$1 bilhão no\r\nBrasil( em tecnologia, manutenção, reformas). “Talvez em outro momento possamos\r\nfalar em abrir mais lojas.”
Fonte:\r\nValor econômico
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